Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


FRAÇÃO? Difícil? Isso é coisa do passado – 1ª parte

 

10/11/2009

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Raquel Fernandes Gonçalves Machado

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Edilamar Ferreira

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

ANTOMAR ARAUJO FERREIRA

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Maísa Gonçalves da Silva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Marcia Aparecida Mendes

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Gislaine Saraiva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

* Associar um número fracionário ou fração a situações em que o inteiro foi dividido em partes iguais e foram tomadas algumas dessas partes.
* Construir o conceito e identificar os termos de uma fração.
* Reconhecer e ler frações com denominadores diferentes (2 até 9 – meios até nonos).
* Fazer a leitura correta de um número racional escrito na forma fracionária com denominadores até 9 (nonos).

Duração das atividades
4 horas/aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

* Domínio de conhecimento sobre operações com números naturais, em especial a divisão.
* Capacidade de analisar situações do cotidiano para introduzir a representação fracionária dos racionais.

Estratégias e recursos da aula

Material utilizado nesta aula:

* Papel sulfite
* Cartolina e/ou papel pardo
* Pincel atômico

Parte 1 – Sala de aula
Inicie a aula com questões problematizadoras envolvendo números fracionários presentes em situações do cotidiano.
Pergunte à turma se alguma criança já vivenciou algumas dessas situações:

1ª Situação

Aninha ganhou metade de uma barra de chocolate.

                                                                        undefined

2ª Situação

Comprei uma torta e tive que dividir em quatro pedaços para repartir entre eu e meus três amigos.

undefined

3ª Situação

Vou fazer um bolo de cenoura seguindo a receita da vovó.

                                  Bolo de Cenoura

• 1/2 xícara (chá) de óleo
• 3 cenouras médias raladas
• 4 ovos
• 2 xícaras (chá) de açúcar
• 2 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo
• 1 colher (sopa) de fermento em pó
• Cobertura
• 1 colher (sopa) de manteiga
• 3 colheres (sopa) de chocolate em pó ou Nescau
• 1 xícara (chá) de açúcar
• Se desejar uma cobertura molinha coloque 5 colheres de leite.
                                        undefined

Após a apresentação das situações e descoberta dos alunos que já vivenciaram situações semelhantes, faça perguntas como:


1ª situação

- Que parte do chocolate Aninha ganhou?
- Foi o chocolate inteiro?

2ª situação

- Em quantas partes foi dividida a torta?
- Será que os amigos de João aceitariam e ficariam satisfeitos em receber pedaços da torta de tamanhos diferentes?

3ª situação

- Para fazer o bolo de cenoura, precisei usar uma xícara cheia de óleo?
- Como você pode obter a medida a ser uilizada na receita?

- Usamos a Matemática para resolver estas situações?
- Não estamos trabalhando/lidando com quantidades inteiras como: um chocolate inteiro, ganhei uma torta inteira, usei uma xícara de óleo na receita do bolo.
Será que na Matemática estas quantidades/representações de quantidades têm nomes diferentes?

Com a última pergunta você estará sondando se os/as alunos/as já se apropriaram do assunto estudado - fração. Caso não conheçam ou não se lembraram do nome “fração”, apresente de maneira que você leu em um livro de Matemática ou que pesquisando na internet descobriu que estas quantidades são chamadas de FRAÇÃO.

Faça uma nova problematização.

* Qual o significado da palavra FRAÇÃO?

Descubra as hipóteses dos/as alunos/as, registre-as em uma cartolina e deixe exposto na sala de aula.
Solicite aos/as alunos/as quais as fontes de pesquisas para encontrar o significado da palavra estudada.

Sugestões:
- internet
- livros de Matemática
- dicionário
- perguntar a outros professores

Divida a turma em grupos para que busquem respostas para que possam construir/elaborar o conceito de fração. Neste momento você deverá acompanhar as discussões para que o conceito elaborado fique claro e de fácil compreensão para a faixa etária dos alunos/as.
Voltar ao cartaz de hipóteses e descartar ou aceitar as hipóteses baseado nas respostas obtidas na pesquisa e do conceito elaborado pela turma.

Parte 2 – Laboratório de informática

Nesta etapa questione sobre a origem da fração, a história da fração.
Instigue a curiosidade da turma e leve-os ao laboratório de informática para pesquisar sobre como e onde surgiu a ideia de fração.

Acesse o endereço abaixo ou deixe que pesquisem no Google:

http://historia_mat.blogspot.com/2006/09/descobrindo_frao.html

Uma atividade que poderá ser proposta é elaborar cartazes, folhetos sobre os conhecimentos adqui ridos durante a pesquisa, os quais poderão ser expostos em sala de aula.

Parte 3 - Sala de aula

Esta proposta de aula tem como objetivo mostrar/abordar uma maneira diferente de trabalhar com frações.

ATIVIDADE – Trabalhando com frações, levando-se em conta a família.

Material necessário
* Folha sulfite
* Lápis e borracha.

A) Distribuir uma folha para cada aluno/a.
B) Solicite que cada aluno/a divida a folha em quatro partes iguais.
C) Cada parte obtida deverá ser dobrada ao meio e a dobra da folha permanecer voltada para cima.
D) Peça a cada aluno/a que desenhe, na parte inferior da dobra,sua família (desenho esquemático) e registre em uma das extremidades da dobra (direito ou esquerda) o número de pessoas da família.
E) Em seguida, peça aos/as alunos/as para desdobrar a folha e desenhar na parte superior, as crianças que pertencem a sua família.
F) Oriente-os para registrar em cima do número de pessoas da família, o número de crianças e que façam um traço entre os números.
Veja como vai ficar:

undefined

G) Registrar na lousa as frações que aparecerem e explo re cada uma.

Ex. Um elemento da família de 3 pessoas é criança, então, 1 terço da família de João é criança.

undefined

H) Todas os/as alunos/as deverão registrar no caderno as anotações da lousa.

Desta forma os/as alunos/as trabalharam com frações unitárias, com numerador 2, 3, 4, 5...., com denominadores diferentes ( 2, 3, 4, 5....).

Avaliação

Professor/a, a avaliação faz parte de todo o processo aqui sugerido, pois envolverá sua observação e registros dos/as alunos/as. Sendo assim, ao longo de todo o trabalho proposto torna-se relevante você professor/a perceber as possíveis dificuldades e os aspectos que a turma conseguiu avançar tendo em vista o trabalho desenvolvido.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.