Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


FRAÇÃO? Difícil? Isso é coisa do passado – 2ª parte

 

10/11/2009

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Raquel Fernandes Gonçalves Machado

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Edilamar Ferreira

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

ANTOMAR ARAUJO FERREIRA

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Maísa Gonçalves da Silva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Marcia Aparecida Mendes

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Gislaine Saraiva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

* Construir e apropriar-se dos significados de um número fracionário a partir de situações-problemas contextualizadas.
* Identificar os termos de uma fração.
* Reconhecer e denominar frações com denominadores até 9 e maiores que 9.
* Fazer a leitura correta de um número racional em sua representação fracionária com denominadores até 9 e maiores que 9.

Duração das atividades
4 horas/aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

* Domínio de conhecimento sobre operações com números naturais, em especial a divisão.
* Capacidade de analisar situações do cotidiano para introduzir a representação fracionária dos racionais.

Estratégias e recursos da aula

Material utilizado nesta aula:

* Papel sulfite
* Lápis e borracha
* Dicionário


É muito importante que se trabalhe exaustivamente o conceito de fração com os alunos, explorando a ideia de parte-todo de fração e fração de um conjunto de elementos. Baseado neste princípio, a proposta deste plano de aula é continuar trabalhando com frações de uma maneira diferenciada das propostas nos livros didáticos envolvendo denominadores maiores que 9 - nove.

Na 1ª parte desta aula, os alunos desenvolverão atividades com fração a partir do seu próprio nome e outras palavras utilizadas em seu cotidiano. Nesta proposta o trabalho envolverá a escrita de palavras.

Esta proposta poderá ser um trabalho interdisciplinar, onde o professor de Língua Portuguesa poderá auxiliá-lo durante o desenvolvimento da mesma.

TRABALHANDO COM FRAÇÕES A PARTIR DA ESCRITA DE PALAVRAS.

Parte 1 – Sala de aula

Antes de iniciar a aula, você professor/a deverá organizar uma lista de palavras para serem utilizadas durante o trabalho aqui proposto.

Nº de letras :  > que 9

Matemática /  10 letras

Computador / 10 letras

Fundamental / 11 letras

Equivalentes / 12 letras

Criatividade / 12 letras

Computadores / 12 letras

Denominadores /13 letras

Você poderá utilizar o alfabeto como denominador e as vogais ou consoantes com numerador – Fração com denominador maior que 20.

ATIVIDADE
A) Distribuir uma folha para cada aluno/a.
B) Solicite que cada aluno/a divida a folha em quatro partes iguais.
C) Cada parte obtida deverá ser dobrada ao meio e a dobra da folha permanecer voltada para cima.
D) Peça a cada aluno/a que escreva, com letras de forma, na parte inferior da dobra, seu nome e registre em uma das extremidades da dobra (direito ou esquerda) o número de letras que formam seu nome.
E) Em seguida, peça aos/as alunos/as para desdobrar a folha e escreva na parte superior, as vogais ou as consoantes que formam seu nome.
F) Oriente-os para registrar em cima do número de letras do nome, o número de vogais/ consoantes e que façam um traço entre os números.
Veja como vai ficar:

undefined

G) Registrar na lousa as frações que aparecerem e cada uma deverá ser analisada, explorada.

Ex. 3 letras do nome Francisco que tem 9 letras são vogais, então, 3 nonos do nome Francisco são vogais.

1/9 = três nonos   =>   Registrar na lousa.

H) Todas os/as alunos/as deverão registrar no caderno as anotações da lousa.


A atividade com palavras oportunizará o/a aluno/a a trabalhar com frações de denominadores iguais e/ou maiores que 10 (Dez). Desta maneira se apropriarão da leitura das frações trabalhadas nesta proposta de aula.


Denominador 10 - Leitura = décimos
Denominador 13 - Leitura = treze avos

Sugestão de atividade: TRABALHANDO EM DU PLAS

Solicite aos alunos que pesquisem no dicionário palavras com determinado número de letras e que criem um critério para representá-lo em número fracionário.
Ao término da atividade, cada dupla apresentará o seu trabalho para os colegas.

Parte 2 – Sala de aula/Laboratório de Informática.

Nesta etapa questione sobre o significado da palavra “avos”, usada na leitura e escrita de frações com denominadores maiores que 10 e que não sejam frações decimais.
Instigue a curiosidade da turma e leve-os ao Laboratório de Informática para pesquisar sobre o significado da palavra “AVOS”.


Parte 3– Sala de aula.

Nesta etapa, será utilizada a literatura que possui grande potencial didático e que poderá desenvolver um trabalho interdisciplinar. Portanto, leia o livro sugerido e faça um planejamento/seleção das atividades que atendam a sua turma.

undefined


Avaliação


Professor/a, a avaliação faz parte de todo o processo aqui sugerido, pois envolverá sua observação e registros dos/as alunos/as. Sendo assim, ao longo de todo o trabalho proposto torna-se relevante você professor/a perceber as possíveis dificuldades e os aspectos que a turma conseguiu avançar tendo em vista o trabalho desenvolvido.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.