26/01/2009
Elvis Márcio Barbosa, Raquel Gomes de Oliveira, Andréia Teixeira Machado
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
Sala de aula:
Professor, visando o melhor aproveitamento das atividades pertinentes a esta proposta de aula, revise com os seus alunos os conceitos relativos ao reconhecimento de figuras geométricas planas e dos elementos que as compõem. Para isto, é possível propor um ambiente no qual haja uma discussão, que envolva as seguintes questões abaixo:
O que é um triângulo? Qualquer três segmentos de reta formam um triângulo? Por quê?
Quais são as características de um triângulo?
O que é um quadrilátero?
O paralelogramo pode ser considerado um quadrilátero? Por quê?
Cite quatro tipos diferentes de quadriláteros.
Logo após, proponha aos alunos uma atividade com o Tangran, a ser realizada na sala de informática. Antes é válido iniciar a atividade contando a história deste objeto. Como material de apoio, o professor pode acessar o endereço eletrônico abaixo:
http://www.planetaeducacao.com.br/novo/artigo.asp?artigo=1148
Imagem da tela inicial do endereço eletrônico: Planeta educação
Neste endereço o professor vai encontrar a lenda do Tangran atribuída a um monge chinês e seu discípulo. Ele recebe um quadrado de porcelana juntamente com uma missão. Após ficar emocionado com a tarefa, o aprendiz deixa o quadrado de porcelana cair ao chão formando, assim, as sete peças do Tangran, com suas características.
Laboratório de Informática:
Professor, peça aos alunos que acessem o recurso denominado por Tangran disponível no endereço eletrônico:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8251
Imagem da tela inicial da animação Tangran
Em um primeiro momento explique ao aluno como manusear as peças da animação. Clicando com o “mouse” do computador sobre a peça, surge um cursor de rotação. Escolha o sentido e volte a acionar o botão do “mouse” para rotacionar a peça escolhida. Para mover a peça de lugar, basta apertar o botão do “mouse” e arrastar soltando logo após posicionar a peça no local desejado. Após explicar o manuseio das peças, estimule os alunos a criarem figuras em uma forma livre inspirando-se nas seis sugestões que estão localizadas ao lado direito da animação. Esta atividade inicial tem como objetivo familiarizar o aluno com o manuseio das peças.
Alunos utilizando a animação Tangran
Num momento posterior questione os alunos da seguinte forma:
Quais são as figuras geométricas que é possível criar com o uso de uma única das sete peças?
E com duas peças?
O professor pode adotar a seguinte tabela:
Tabela para preenchimento com figuras geometricas construídas com as peças do Tangran
Alunos trabalhando com a atividade em forma de tabela
Nesta tabela o aluno poderá reproduzir a figura geométrica que ele construiu na animação. Com a disposição das figuras na tabela, é possível levar os alunos à construção de figuras geométricas a partir de outras. Além disso, o conceito de semelhança entre figuras geométricas, do mesmo modo que os conceitos de área e de perímetro de figuras semelhantes podem ser explorados. Fica a critério do professor solicitar que o aluno pinte as peças de acordo com a construção realizada na animação.
Validando o conceito:
Ao término do preenchimento da tabela o professor pode discutir com os alunos a composição e a decomposição geométrica das varias figuras ali presentes com a finalidade de verificar se os mesmos conseguem identificar as formas geométricas envolvidas e a exploração dos conceitos de área e de perímetro das mesmas.
Crie mais atividades!
Construa junto aos alunos Tangrans utilizando cartolina, tesoura e régua. Leve alguns objetos como, por exemplo, esquadros e cadernos e peça para que os alunos cubram a superfície destes objetos. O professor pode utilizar como material de apoio ou como um guia para a construção do Tangran o seguinte endereço eletrônico:
http://www.pititi.com/jogos/tangram/tangfazer.htm
Tela inicial do endereço eletrônico Pititi
Quatro estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Quatro estrelasachei muito interessante esta aula. como já tinha passado a introdução aos meus alunos ela veio como complemento e valorização do meu trabalho