Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Composição de figuras geométricas com o quadrado de porcelana

 

26/01/2009

Autor e Coautor(es)
Enio Freire de Paula
imagem do usuário

PRESIDENTE PRUDENTE - SP PLACIDIO BRAGA NOGUEIRA PROF

Elvis Márcio Barbosa, Raquel Gomes de Oliveira, Andréia Teixeira Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Exploração de transformações geométricas por meio da decomposição e composição de figuras com as sete peças do Tangran. Identificação e comparação entre figuras geométricas planas, explorando os conceitos de área, perímetro e semelhança.
Duração das atividades
Duas aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Reconhecimento de figuras geométricas planas e seus elementos.
Estratégias e recursos da aula

Sala de aula:

Professor, visando o melhor aproveitamento das atividades pertinentes a esta proposta de aula, revise com os seus alunos os conceitos relativos ao reconhecimento de figuras geométricas planas e dos elementos que as compõem. Para isto, é possível propor um ambiente no qual haja uma discussão, que envolva as seguintes questões abaixo:
O que é um triângulo? Qualquer três segmentos de reta formam um triângulo? Por quê?
Quais são as características de um triângulo?
O que é um quadrilátero?
O paralelogramo pode ser considerado um quadrilátero? Por quê?
Cite quatro tipos diferentes de quadriláteros.
Logo após, proponha aos alunos uma atividade com o Tangran, a ser realizada na sala de informática. Antes é válido iniciar a atividade contando a história deste objeto. Como material de apoio, o professor pode acessar o endereço eletrônico abaixo:
http://www.planetaeducacao.com.br/novo/artigo.asp?artigo=1148
 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1036/imagens/planetaeduc.bmp

Imagem da tela inicial do endereço eletrônico: Planeta educação

Neste endereço o professor vai encontrar a lenda do Tangran atribuída a um monge chinês e seu discípulo. Ele recebe um quadrado de porcelana juntamente com uma missão. Após ficar emocionado com a tarefa, o aprendiz deixa o quadrado de porcelana cair ao chão formando, assim, as sete peças do Tangran, com suas características.
 

Laboratório de Informática:

Professor, peça aos alunos que acessem o recurso denominado por Tangran disponível no endereço eletrônico:


http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/8251  

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1036/imagens/tangran.bmp


Imagem da tela inicial da animação Tangran


Em um primeiro momento explique ao aluno como manusear as peças da animação. Clicando com o “mouse” do computador sobre a peça, surge um cursor de rotação. Escolha o sentido e volte a acionar o botão do “mouse” para rotacionar a peça escolhida. Para mover a peça de lugar, basta apertar o botão do “mouse” e arrastar soltando logo após posicionar a peça no local desejado. Após explicar o manuseio das peças, estimule os alunos a criarem figuras em uma forma livre inspirando-se nas seis sugestões que estão localizadas ao lado direito da animação. Esta atividade inicial tem como objetivo familiarizar o aluno com o manuseio das peças.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1036/imagens/usotangran.jpg

Alunos utilizando a animação Tangran


Num momento posterior questione os alunos da seguinte forma:
Quais são as figuras geométricas que é possível criar com o uso de uma única das sete peças?
E com duas peças?
O professor pode adotar a seguinte tabela:

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1036/imagens/tabtan.bmp

Tabela para preenchimento com figuras geometricas construídas com as peças do Tangran

 http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1036/imagens/Ativtangran.jpg

Alunos trabalhando com a atividade em forma de tabela

Nesta tabela o aluno poderá reproduzir a figura geométrica que ele construiu na animação. Com a disposição das figuras na tabela, é possível levar os alunos à construção de figuras geométricas a partir de outras. Além disso, o conceito de semelhança entre figuras geométricas, do mesmo modo que os conceitos de área e de perímetro de figuras semelhantes podem ser explorados. Fica a critério do professor solicitar que o aluno pinte as peças de acordo com a construção realizada na animação.

Validando o conceito:


Ao término do preenchimento da tabela o professor pode discutir com os alunos a composição e a decomposição geométrica das varias figuras ali presentes com a finalidade de verificar se os mesmos conseguem identificar as formas geométricas envolvidas e a exploração dos conceitos de área e de perímetro das mesmas.

Crie mais atividades!

Construa junto aos alunos Tangrans utilizando cartolina, tesoura e régua. Leve alguns objetos como, por exemplo, esquadros e cadernos e peça para que os alunos cubram a superfície destes objetos. O professor pode utilizar como material de apoio ou como um guia para a construção do Tangran o seguinte endereço eletrônico:
http://www.pititi.com/jogos/tangram/tangfazer.htm

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1036/imagens/pititi.bmp

Tela inicial do endereço eletrônico Pititi
 

Avaliação
Como forma de avaliar o desenvolvimento dos conceitos referentes à composição e decomposição de figuras planas, o professor poderá usar enquanto instrumento de avaliação, desde a participação dos alunos na aula, enquanto envolvimento, motivação, cooperação com os colegas e também as questões propostas para os alunos deste plano de aula ou outras que considerar pertinente .
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.