Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O que é Educação Especial?

 

13/11/2008

Autor e Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Os alunos poderão aprender com estas aulas o que é a Educação Especial, já que este é um assunto que está em voga e é de extrema importância que todos acesso a este conhecimento e a discussões sobre o assunto. Espera-se que os alunos sejam instigados a refletir sobre o assunto e sobre a importância da Inclusão Escolar de Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais e, então, se conscientizar sobre a importância da construção de uma sociedade inclusiva, bem como questionar sobre qual é o seu papel diante desta construção.
Duração das atividades
Aproximadamente 100 minutos; Duas (02) aulas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O que são Necessidades Educacionais Especiais? Necessidades Educacionais Especiais é o termo pelo qual os estudiosos sobre a temática da Educação Especial e atualmente, a comunidade utiliza para se referir às pessoas que possuem alguma deficiência como, por exemplo: Deficiência Física, Visual, Auditiva e Mental e ainda àquelas pessoas que possuem Dislexia, Hiperatividade entre outros transtornos e síndromes genéticas.
Estratégias e recursos da aula

As estratégias a serem utilizadas serão:
- aula interativa;
- uso do Laboratório de Informática.

AULA 1

Primeiramente, o professor deve fazer uma revisão do que são Necessidades Educacionais Especiais.

Atividade 1

Antes de apresentar o áudio que explica o que é Educação Especial, o professor pode perguntar aos alunos o que eles entendem por Educação Especial para que os conhecimentos prévios dos alunos sejam conhecidos e valorizados. Depois que os alunos tiverem a oportunidade de expressar o que entendem por Educação Especial, apresentar o recurso.

Recurso:

 



 

Link do recurso no Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/9934/educacao_especial_parte_1.mp3  

 

Atividade 2

Após a apresentação do vídeo o professor pode contrapor as respostas que os alunos apresentaram antes da escuta do vídeo que traz o que, de fato, é a Educação Especial.
O professor pode ainda conversar com os alunos sobre o que é uma Sociedade inclusiva; explicar que uma sociedade inclusiva é aquela que acolhe, entende, valoriza e garante os direitos das Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais como por exemplo, o direito de estudar em uma escola com pessoas que não possuem estas necessidades. Estas pessoas que possuem alguma Necessidade Educacional Especial têm também o direito de trabalhar, de cursar uma faculdade e também têm os mesmos deveres que as outras sem necessidades, como o de votar, de pagar impostos e etc.


AULA 2

Atividade 1

Pedir que os alunos façam pesquisas na Internet sobre Educação Especial, sobre pessoas que têm algum tipo de deficiência e que tiveram este direito assegurado e que atualmente trabalham, fizeram ou fazem um curso Superior, que vivem com autonomia e independência.

Atividade 2

Pedir que os alunos apresentem os resultados de suas pesquisas na Internet.

Sugestão de alguns sites para a pesquisa dos alunos:

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Educação especial: parte 1 [Categorias Literárias] Áudio
Recursos Complementares
- Computador e Internet. Existem livros de literatura infantil que bordam este tema, por isso seria interessante se o professor os levasse à sala de aula, para que os alunos pudessem conhecê-los. Dicas de livros: Coleção Meu Amigo Down (9ª ed/1994) - As histórias Meu amigo Down, em casa; Meu amigo Down, na rua; Meu amigo Down, na escola são narradas por um personagem que não entende por que seu amigo com síndrome de Down enfrenta situações delicadas. Ilustrações de Ana Paula. Um amigo diferente? (9ª ed/1996) - Conta a história de uma criança que diz ser diferente. O texto leva à reflexão sobre as diferenças individuais discorrendo sobre hemofilia, paralisia cerebral, ostomia, doença renal etc. Ilustração de Ana Paula. Textos retirados do site: Disponível em: http://www.wvaeditora.com.br/autores/aut_claudiawerneck.html Acesso em 20. Out. 2008.
Avaliação
Como o objetivo destas aulas são propiciar a reflexão sobre a importância da Educação Especial, é fundamental que o professor perceba se houve uma mudança de pensamento sobre o que é a Educação Especial e, sobretudo se houve conscientização sobre a relevância da construção de uma sociedade inclusiva, que garanta os direitos legais sobre a Educação Especial. O resultado das buscas na internet poderá ser valorizado pelo professor.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 0/3 - 0%
  • Quatro estrelas 3/3 - 100%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Patricia Karla Bezerra Ramos, E.E.E.F.Felinto Elisio , Paraíba - disse:
    bpatriciakarla@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    A aula é de suma importancia, pois trabalha com um conteúdo bastante atualizado e comentado hoje nas escolas.


  • RENATA ANDREA FERNANDES FANTACINI, GILBERTO DALLA VECCHIA PROF EMEIEF DO CAIC , São Paulo - disse:
    refantacini@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    MEU COMENTÁRIO: Achei ótima a sua aula... Observo que utilizamos recursos bem parecidos, só que eu trabalho em cursos de formação de professor. Acredito que seria muito importante desde cedo apresentar para os nossos alunos a história das pessoas especiais (de uma maneira simples, mas verdadeira), acredito que causaria uma maior sensibilização da sociedade, principalmente utilizando recursos tecnológicos como os vídeos de boa qualidade disponíveis no YOUTUBE o que você acha?


  • katia toledo neris dos santos, AIRTON DE MEDEIROS EMEI , São Paulo - disse:
    katiatoledo123@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    gostei muito desse trabalho, é com trabalhos assim que nós educadores conseguiremos acabar com o preconceito


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.