Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Qual é o nosso papel diante da conservação do Meio Ambiente?

 

13/11/2008

Autor e Coautor(es)
Lívia Raposo Bardy
imagem do usuário

SAO CARLOS - SP Universidade Federal de São Carlos

Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Pluralidade Cultural Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade
Ensino Fundamental Inicial Pluralidade Cultural Pluralidade e educação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Com esta aula os alunos poderão aprender a importância da utilização consciente da água e a importância da preservação das áreas verdes ainda existentes no mundo, e especificamente no Brasil. Espera-se que com esta aula os alunos tornem-se mais críticos em relação a fenômenos que muitos consideram normal, como o desmatamento, por exemplo, adotando uma postura de patrulheiros do nosso Planeta!
Duração das atividades
Aproximadamente 50 minutos; Uma (1) aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O professor deve explicar aos alunos o que são agrotóxicos, assoreamento e desmatamento.
Estratégias e recursos da aula

- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática ou Uso de Rádio. No caso da impossibilidade de utilização do Laboratório de Informática, o recurso (áudio) pode ser salvo em CD.

AULA 1

Atividade 1

Apresentação do Recurso aos alunos. Recomenda-se que ao apresentar o Recurso, o professor faça um recorte para que sejam apresentados aos alunos apenas as partes que abordam a temática da preservação de água – estas partes são: 0’23 até 2’08; 6’26 até 13’50 e 19’40 até 24’22. Portanto, se o professor puder apresentar o recurso em um computador, ficará mais fácil para selecionar tais partes!

Recurso:


 



 


link do recurso no Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/308/dominio-em-geo-0041.mp3

 

Atividade 2

Após a apresentação do recurso, o professor deve fazer questionamentos aos alunos para saber a opinião deles sobre a preservação da água.
O professor deve explicar melhor aos alunos o que são agrotóxicos, assoreamento e o que é o desmatamento. Além disso, deve discutir com eles o papel que o homem nestes processos.
Aqui estão algumas imagens que ilustram o que é cada um destes processos.

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1040/imagens/agrotoxicos.jpgFigura 1   http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1040/imagens/assoreamento.jpg.jpg Figura 2    http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/discovirtual/aulas/1040/imagens/desmatamento.jpg.jpg Figura 3

Referência das Imagens:

 

Disponível em: www.agrodefesa.go.gov.br . Acesso em  4. Nov. 2008 (Figura 1)
Disponível em: http://images.google.com.br/images?um=1&hl=pt-BR&q=assoreamento .Acesso em 4. Nov. 2008 ( Figura 2)
Disponível em: http://images.google.com.br/images?um=1&hl=pt-BR&q=desmatamento . Acesso em 4. Nov. 2008 (Figura 3)

Após a apresentação destas imagens o professor deve perguntar aos alunos se eles já viram paisagens com estas características.
É fundamental que o professor potencialize e reforce a consciência dos alunos sobre a importância desta preservação e, sobretudo que todas as pessoas são responsáveis por isso!
Existem na internet sites que têm como objetivo “patrulhar” as áreas verdes do Brasil e do mundo. Um destes exemplos é o Globo Amazônia.


Endereço: http://www.globoamazonia.com


Com estes exemplos, o professor pode mostrar aos alunos que todos nós temos responsabilidade para com a preservação das áreas verdes existentes e é também nossa função verificar como estas áreas estão sendo afetadas pelo homem, e com a utilização consciente da água.
Assim, o professor poderá conversar com os alunos sobre quais são as medidas para que a preservação do meio ambiente possa ocorrer, e poderão a partir do que eles já sabiam e agora a partir do que aprenderam nesta aula fazer cartazes, folhetos e até mesmo construir futuramente (em outra oportunidade) um blog na internet sobre este assunto, isto é, adotar medidas para que este assunto seja propagado na comunidade, na escola!

 

Atividade 3

Para finalizar a aula o professor propõe aos alunos que eles elaborem cartazes de conscientização sobre a conservação dos recursos naturais e que sejam colocados na escola, em estabelecimentos comerciais próximos as suas residências.

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Dia Mundial da Água Áudio
Avaliação
O professor poderá avaliar os alunos por meio das conversas no decorrer da aula e, sobretudo se o tema da preservação do meio ambiente e também da água foi aprendido pelos alunos, uma vez que esta é uma aula de conscientização sobre o papel do homem diante da conservação do meio ambiente. Inúmeras idéias e questionamentos poderão surgir dos alunos a partir dos assuntos abordados durante a aula, por isso é muito importante que o professor as valorize podendo surgir projetos, trabalhos a respeito desta temática, pois as crianças nesta idade são questionadoras e têm vontade de modificar o mundo! Sobretudo, é nesta faixa etária que hábitos importantes podem ser adotados e o de preservar o meio ambiente é um deles.
Opinião de quem acessou

Duas estrelas 8 classificações

  • Cinco estrelas 0/8 - 0%
  • Quatro estrelas 1/8 - 12.5%
  • Três estrelas 4/8 - 50%
  • Duas estrelas 3/8 - 37.5%
  • Uma estrela 0/8 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • rosilenemsilva, escola estadual barão do rio branco , Rio Grande do Norte - disse:
    rosiparelhas@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    muito importante quando se trabalhar com esse tema: meio ambiente é uma necessidade de todos nos aprofundar -se sobre as questoes ambientais e os diversas formas de preservação, è através das atitudes de cada um que podemos modificar o cenario de destruição da natureza, só por meios de aulas bem planejadas como tal e com a interação dos educandos que conseguimos salvar o planeta. sugere-se tambem visitas aos reservatorios que abastecem as cidades onde os mesmos residem e conhecer de perto.


  • João Neto Sousa Rodrigues, E E E M SAO JOSE , Pará - disse:
    jnsrche@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Em primeiro lugar tentei fazer o registro da instituição que trabalho e não consegui. Trabalho na 7ª Unidade Regional de Ensino órgão vinculado a Secretaria Estadual de Educação do Pará. Quanto a aula acredito ser de fundamental importancia debater com nossos alunos a questão da água e nós especialmente que vivemos na Amazônia tivemos um grande susto quando houve a grande seca recentemente impondo a cada morador desta amazônia uma reflexão que tudo que vemos nos nossos rios um dia acaba.


  • susana birck detanico, E.E.E.Médio Lajeado Grande , Rio Grande do Sul - disse:
    susanadetanico@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Muito interesante sua aula. Nós como educadores e sabedores da grande importância da conservação de nosso planeta, nos torna um grande mensageiro diante de nossos educandos a respeito da vida que nele há. Por isso temos o dever de alertar e principalmente conscientizá-los de que a destruição nos levará a pagarmos com a nossa própria vida. Se amamos o que é nosso, nos sentiremos com o dever de nos mobilizar a favor desta grande luta, e unidos sairemos vendcedores desta batalha.


  • Cássia Regina, CE PAULO FREIRE SEDE , Maranhão - disse:
    professora.cassia@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Gostei muito do tema e da forma como foi elaborado. O uso da rádio não deixa de ser um resgate a este tipo de mídia de uma forma inclusiva no âmbito escolar. Acho apenas que o uso do laboratório como foi comentado como recurso não foi explicitamente trabalhado, contudo acredito que pela demanda do assunto e pela forma como sugere-se ser explorado isto possa ocorrer, até mesmo fazendo com que os alunos pesquisem na internet sobre o tema. Valeu! Parabéns!


  • cleide de oliveira romanini, EE Ana Maria de Souza , Mato Grosso do Sul - disse:
    colivc@ibest.com.br

    24/03/2010

    Duas estrelas

    Bom, o título da aula: Qual é o nosso papel diante da conservação do Meio Ambiente?, chama muito a atenção, porém a forma como a autora e co-autores sugerem trabalhá-lo parece mais estar relacionado com o componente curricular Geografia, que com pluralidade cultural e apresenta pouca relação com os temas Pluralidade e educação; Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade; não consegui perceber o gancho. Outro ponto, é que está previsto no início 1 aula de 50 min, mas é impossível


  • cleide de oliveira romanini, EE Ana Maria de Souza , Mato Grosso do Sul - disse:
    colivc@ibest.com.br

    24/03/2010

    Duas estrelas

    continuando:o que vc tem feito p melhorar o meio em que vive? Depois, pode-se aprofundar ampliando o meio ambiente a ser analisado, o meio cidade onde se mora, o meio casa de cada um, o meio rios da região, o meio bioma regional, enfim, o mundo todo. Dessa forma, o aluno certamente perceberá que suas atitudes farão diferença na preservação do Meio Ambiente do Planeta todo. Mas, valeu é importante expormos nossas idéias e tentarmos sempre aprimorar nossos conhecimentos. Abraço.


  • susana birck detanico, E.E.E.Médio Lajeado Grande , Rio Grande do Sul - disse:
    susanadetanico@hotmail.com

    24/03/2010

    Três estrelas

    Muito interesante sua aula. Nós como educadores e sabedores da grande importância da conservação de nosso planeta, nos torna um grande mensageiro diante de nossos educandos a respeito da vida que nele há. Por isso temos o dever de alertar e principalmente conscientizá-los de que a destruição nos levará a pagarmos com a nossa própria vida. Se amamos o que é nosso, nos sentiremos com o dever de nos mobilizar a favor desta grande luta, e unidos sairemos vendcedores desta batalha.


  • cleide de oliveira romanini, EE Ana Maria de Souza , Mato Grosso do Sul - disse:
    colivc@ibest.com.br

    24/03/2010

    Duas estrelas

    Continuando: 1 aula de 50 min é muito pouco. Além disso, os conceitos como assoreamento, agrotóxicos devem ser trabalhados com muito cuidado nas séries iníciais do EF, e mais aprofundados no 9ºano, série na qual essa aula seria mais bem aproveitada. Bem, mas quem crítica tem que ter uma sugestão, não é mesmo? Eu sugiro que se comece a trabalhar o Meio Ambiente, pelo próprio meio onde a criança está inserida, principalmente como está a escola? como estão as salas da escola? O que cada um faz para


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.