Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A história de Peteleco: Interpretação de texto e quadrinhos

 

17/11/2009

Autor e Coautor(es)
Mariane Patrícia Madeira Lopes
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Tânia Aretuza Ambrizi Gebara

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Formas de organização dos conteúdos
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  •  Trabalhar o gênero história em quadrinhos;
  •  Interpretação de texto através da ilustração de uma história;
Duração das atividades
Duas horas/aula.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Crianças que já conheçam o alfabeto, e tenham noções de sílabas rimas e terminações de palavras.
Estratégias e recursos da aula

Professor, o objetivo é que seu aluno seja capaz de interpretar as cenas de uma história em quadrinhos, para tanto, toda a turma precisa conhecer este gênero e nesta aula específica proponho que para a construção das habilidades propostas, as crianças o façam a partir da ilustração de uma história.

Sugiro que, primeiro, você apresente algumas histórias para as crianças. Se a escola possuir revistinhas em quadrinhos, ou os alunos puderem trazer de casa, ótimo.
Do contrário, uma alternativa é visualizar historinhas na internet caso a escola possua laboratório de informática. Segue uma dica de site: http://www.monica.com.br/comics/tabloide/tab020.htm

Se for possível, reproduza algumas historinhas em papel tamanho A3, sugestões:

Converse com as crianças o que elas entenderam a partir dos quadrinhos, se relacionam o texto com as imagens.
Se cada aluno ou dupla observar uma revistinha diferente, você precisará acompanhar um pouco o processo de leitura e interpretação de texto de cada um. Se você fizer uma reprodução para toda a turma, podem conversar todos juntos sobre a história.

Ilustrando uma história:

O importante nesta atividade é observar como os alunos realizam a interpretação do texto. Em que momento as crianças descobrirão que o personagem da história é um pato? Elas começam a desenhar antes de saber? Você pode ajudá-las fazendo uma pergunta inicial: Quem bica a mola?
Você é quem decide se irá ou não ajudar as crianças a ler o texto de acordo com o perfil da turma, mas lembre-se que é sempre bom desafiá-los.

Caro professor, veja a seguir, exemplos desta atividade realizada com algumas crianças:

Recursos Complementares

Revistas em quadrinhos.

Caso a escola possua laboratório de informática com internet, você pode acessar quadrinhos no link abaixo escolhendo a sessão "Quadrinhos": http://www.monica.com.br/index.htm

Avaliação

Durante a leitura dos quadrinhos, disponibilizados inicialmente, observe como as crianças interpretam a história, se elas fazem a associação de imagem e escrita.
* É muito importante que esta atividade seja lúdica e prazerosa, pois as crianças precisam adquirir o gosto pela leitura!

No segundo momento, em que você solicitou que as crianças desenhassem a história, observe como elas respondem à atividade, se são coerentes na relação da ação escrita no quadrinho com o desenho. Pode ocorrer de você não compreender o desenho produzido. Sugiro que, neste caso, pergunte a criança se ela compreende e consegue relacionar o desenho com a escrita do quadrinho.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 3/4 - 75%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 1/4 - 25%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Maria Auxiliadora Arquete Faraco, Secretaria Municipal de Educação de MURIAE , Minas Gerais - disse:
    mfaraco3@gmail.com

    26/10/2010

    Três estrelas

    Olá Mariane! Essas histórias são interessantes e criativas, onde os alunos viajam dando asas ao pensamento. Parabens!


  • Roberta Marcassa Thomaz de Aquino, E.M. Prof. Dorival Teixeira , São Paulo - disse:
    robertamarcassa@hotmail.com

    16/10/2010

    Cinco estrelas

    Super criativa sua aula, possiblita que os alunos interpretem o texto de forma lúdica. Saindo um pouco das tradicionais perguntas e respostas e valorizando a criatividade do educando. Parabéns!


  • Adriana, escola em salvador , Bahia - disse:
    dricajborges@hotmail.com

    23/09/2010

    Cinco estrelas

    Olá meu nome é Adriana E eu estou com muita dificuldade com meu filho sobre interpretação de texto. No que vcs podem me indicar para ser feito , trabalhos para que venha ter um bom resultado nas avaliaçoes de português . Obrigada...


  • Patrícia Barboza Sampaio, E.M. CHAPERO , Rio de Janeiro - disse:
    pbarboza12@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    uma aula muito boa e estimulante para o aluno, por não ficar uma coisa massante dentro de sala. Professor você esta de parabéns.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.