17/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Evolução da escrita alfabética |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Metodologia de resolução de problemas |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Concepção de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Papel da interação entre alunos |
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Aprimorar a noção de pesquisa;
Consolidar a escrita alfabética;
Discutir questões relacionadas ao meio ambiente.
1. Crianças que já estejam com a base alfabética consolidada, que tenham consciência de sílabas, rimas, inícios e terminações de palavras;
2. Que utilizem a escrita alfabética;
Professor(a), uma estratégia para começar esta atividade, é discutindo com as crianças a imagem abaixo:
Peça que oralmente, elas discutam e analisem a gravura.
Ajude na reflexão fazendo algumas perguntas como:
O que a “Turma da Mônica” está fazendo nesta imagem?
O que está acontecendo no fundo desta imagem?
O que os personagens tem na mão?
Para que serve um cartaz?
Qual a mensagem que esta imagem passa para vocês?
Você concorda com o que está escrito no cartaz deles?
Depois de feita esta discussão, converse com as crianças que o cartaz é um texto informativo, que traz uma mensagem e que além de palavras, podem ser acrescentadas imagens, reportagens, etc.
Peça então às crianças para fazer a seguinte atividade em casa:
PARA REALIZAR ESTA ATIVIDADE VOCÊ IRÁ PRECISAR ALÉM DA AJUDA DE UM ADULTO:
PRECISAMOS FAZER UM CARTAZ PARA AJUDAR A TODOS OS COLEGAS A PENSAREM UM POUQUINHO MAIS SOBRE MEIO AMBIENTE, PARA ISSO PRECISAMOS DE SUA AJUDA E DE SUA FAMÍLIA!
*Sugiro que as crianças tenham uma semana de prazo para entregar o cartaz;
Alguns temas que podem ser sorteados são:
Água, poluição, coleta seletiva, economia de energia e reutilização de materiais.
Quando todos trouxerem os cartazes, peça às crianças que uma a uma apresentem seu trabalho aos colegas da turma.
Depois todos juntos podem colar os cartazes , com o intuito de compartilhar as informações com os outros colegas da escola.
** Caso não queira realizar a atividade em casa, você pode também organizar grupos e realizar em sala de aula a pesquisa e confecção dos cartazes.
Cartolina, lápis de cor, canetinhas e revistas ou jornais velhos para recortar gravuras.
Professor, no momento da discussão oral sobre a imagem, observe como as crianças participam se demonstram interesse e observam aspectos relevantes da imagem sem muitas intervenções.
Durante a apresentação dos cartazes observe como as crianças interagem com as informações trazidas pelos colegas, elas ouvem com atenção? Argumentam com coerência e trazem informações complementares?
A criança que apresentou conseguiu fazê-lo de que forma? Teve dificuldades? Conseguiu fazer a leitura das informações que ela mesma escreveu?
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
10/05/2011
Cinco estrelasMuito legal! Criativa e também lúdica para as crianças. Parabéns!