25/11/2009
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
• Promover o gosto pela leitura, em especial, de poesias;
• Possibilitar o contato com a beleza, a brincadeira com as palavras, seus sons, significados e formas;
• Incentivar a expressividade oral, a desenvoltura e a segurança;
• Despertar a criatividade para que o/a aluno/a possa “brincar” com a palavra e o formato do poema;
• Ampliar a capacidade de análise crítica diante de textos e assuntos que poderão advir deles;
• Provocar inferências das possíveis intenções do autor marcadas nos textos;
• Estimular a produção escrita, a fim de que o/a aluno/a perceba que seus textos são produções culturais importantes para a coletividade;
• Promover a diversidade de pontos de vista do/a aluno/a e as formas de enunciá-los;
• Utilizar com propriedade e desenvoltura os padrões da língua escrita e falada.
As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- Cartazes com os três poemas concretos ou impressos, individuais, para os alunos.
Pássaro em vertical
Lisbério Neves
Cantava o pássaro e voava
cantava para lá
voava para cá
voava o pássaro e cantava
de
repente
um
tiro
seco
penas fofas
leves plumas
mole espuma
e um risco
surdo
n
o
r
t
e
-
s
u
l.
http://www.diaadia.pr.gov.br/deb/arquivos/File/prova_brasil/portugues_finais.pdf
1º Passo:
Apresentar o cartaz para os alunos e perguntar :
- que texto é este?
- É uma poesia?
- Por que está apresentada desta forma?
- O que representa este desenho?
- Por que será o autor escreveu desta forma?
2º Passo:
Ler o poema Pássaro em vertical para os alunos (repetir se eles desejarem ou pedirem
O que aconteceu com o pássaro que voava para lá e para cá?
O que representa o desenho na poesia? Como a forma global do texto se relaciona com o título?
3º passo:
- Discutir com os alunos que significa Poesia concreta ( ver em recursos complementares)
4º Passo:
Apresentar outros poemas concretos e discutir com os alunos cada um deles
Canção para ninar gato com insônia
Sérgio Caparelli
http://cacaunevess.blogspot.com/2009/07/cancao-para-ninar-um-gatocom-insonia.html
Poeminhas Cinéticos
de Millôr Fernandes
http://amorecultura.vilabol.uol.com.br/cinetico.html
5º Passo:
- O professor propõe a criação coletiva ou individual de um poema concreto e para tal sugere alguns temas: árvore, criança, bola, cachoeira...
6º passo
- Após a produção do poema, o professor sugere a socialização dos mesmos e em seguida a afixação dos poemas no mural.
- O professor propõe a criação de um título para o mural.
As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
- Cartazes com os três poemas concretos ou impressos, individuais, para os alunos.
“É necessário contemplar, nas atividades de ensino, a diversidade de textos e gêneros, e não apenas em função de sua relevância social, mas também pelo fato de que textos pertencentes a diferentes gêneros são organizados de diferentes formas. A compreensão oral e escrita, bem como a produção oral e escrita de textos pertencentes a diversos gêneros, supõem o desenvolvimento de diversas capacidades que devem ser enfocadas nas situações de ensino”. (PCN, 1998, p.23-24 ).
O que é Poesia concreta?
Na história da Literatura brasileira, a Poesia Concreta foi criada por autores como Décio Pignatari, Haroldo de Campos e Augusto de Campos com o objetivo de mudança, visando um novo tipo de expressão, baseada em princípios experimentalistas.
Os jovens paulistas já não queriam mais o tipo de verbalismo e subjetivismo próprios da poesia anterior, bem como a incapacidade para refletir as realidades do novo tempo inaugurado pelas Revoluções, que alteraram o rumo da história humana.
A Poesia Concreta vê importância no espaço gráfico-visual e valoriza os elementos constitutivos da palavra. A função poética está centrada na mensagem. Caracteriza-se pela seleção vocabular na sua elaboração. O principal traço de função poética é o emprego das palavras em sentido conotativo.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Poesia_concreta
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
Três estrelas 4 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
14/10/2013
Cinco estrelaseu ache muito enteressante a forma de esplicar para os meus aluno o que isso significa
14/02/2012
Cinco estrelasMei muito seu site, excelente poste tb sobre HQ obrigada
27/05/2011
Uma estrelaeu quero mais poemas cineticos
24/03/2010
Três estrelasnao foi mmmmuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito booooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooommmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm nao porque nao foi divertido