02/11/2009
Maria de Fátima Araújo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
- Acompanhar passo a passo a construção de um brinquedo;
- conhecer o nome desse brinquedo em diferentes regiões do país;
- conhecer as regras para brincar com o brinquedo constuído;
- elaborar registros em forma de desenho.
Para realização desta aula o grupo deverá definir anteriormente que brinquedo será construído. Isso orientará o convite ao pai (quem sabe fazer o brinquedo escolhido pelo grupo).
1º Momento:
Convidar um pai para vir a escola construir um dos brinquedos da sua época de infância, indicado na pesquisa realizada anteriormente e depois ensinar como se brinca. Antes da visita do pai à sala o grupo deve escolher dentre os brinquedos que constam da lista, qual será produzido. A professora deverá pesquisar o nome desse brinquedo em diferentes regiões do Brasil e socializar com a turma.
2º Momento:
Após a construção do brinquedo a professora deve encaminhar o pai e a turma para um ambiente na escola onde possa ser ensinado as crianças como se brinca com o brinquedo construído.
Em seguida as crianç as voltam para a sala e deverão fazer o registro em forma de desenho, da construção do brinquedo e de como se brinca, conforme ensinado pelo pai.
O Professor (a) poderá avaliar:
- O nível de envolvimento das crianças durante o processo de construção do brinquedo;
- a propriação pelas crianças do nome do brinquedo em diferentes regiões;
- se as crianças conseguem compreender e respeitar as regras estabelecidas antes de iniciar a brincadeira;
- o nível de desenvolvimento das crianças.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!