Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Acrobacias do circo

 

17/11/2009

Autor e Coautor(es)
Rodrigo Barros Rispoli
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Agostinho Beethoven Macedo Beghelli Filho

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Reconhecer as acrobacias como constituinte das atividades circenses e vivenciar a sua prática.

Duração das atividades
150 minutos / 3 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O universo do circo, seus principais movimentos e seu histórico.

Estratégias e recursos da aula

Espaço: Em qualquer espaço aberto
Material: Colchões

Atividade 1

Reunir a turma e perguntar o que as pessoas estão fazendo nas fotos apresentadas abaixo.

01

http://g1.globo.com/Noticias/Rio/foto/0,,15246160-EX,00.jpg

02
http://www.cirquedusoleil.com/NR/ContentConnector/CS2000/SiteInterface/quidam/images/acts/handbalancing.jpg

03

http://www.mayaragabriela.blogger.com.br/Cambalhota.jpg

04
http://contigo.abril.com.br/imagem/foto/bastidor/circo-faustao/ampliada/circo-faustao-1.jpg

05
http://www.infonet.com.br/sysinfonet/images/secretarias/Cultura/grande-circo-nacional-china-aracaju-1.jpg

06
http://pombasurbanas.org.br/semeando/wp-content/uploads/2009/05/circo.jpg

07
http://babado.ig.com.br/images/286/35/35/667117.babado_eliana_circo_3gente___nacional_375_250.jpg

Questioná-los sobre o que é preciso ter para se fazer as acrobacias. (chegar à conclusão que, somente as acrobacias realizadas no ar, são necessários materiais como trapézio e tecido e as demais acrobacias - coletivas e individuais - não são necessários materiais utilizando somente o próprio corpo). Em seguida, questioná-los: "Se é necessário somente o próprio corpo nas acrobacias individuais e coletivas, o que devemos atentar para que a acrobacia não saia errado ou cause algum acidente?" (concluir coletivamente que força, equilíbrio, atenção e confiança são características dos praticantes de acrobacias). Finalizar essa parte introdutória perguntando: "E as acrobacias áreas? O praticante também deve ter essas características?" e exibir os vídeos abaixo explicando os principais movimentos e característica de cada modalidade.

http://www.youtube.com/watch?v=tBqUTZuuUTg
http://www.youtube.com/watch?v=0Bh4K4JEeEA&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=HGkbrlxkmQI&feature=related
http://www.youtube.com/watch?v=aauvc4RrL8s

Ati vidade 2

Realizar a cambalhota utilizand o a sequência pedagógica abaix o:
1 - Fique agac hado, com os braços estendidos em frente do corpo. Evite manter o corpo relaxado e os braços flexionados;
2 - Inicie o movimento desequilibrando o corpo para frente. Apóie as mãos no colchão.  Eleve os quadris e, ao mesmo tempo, comece a empurrar o colchão, mas sem estender as pernas, que devem estar unidas;
3 - Dê um impulso com os pés, sem esticar as pernas, e empurre o corpo para frente. Encoste o queixo no peito para não deixar que a cabeça toque o colchão. Procure não separar as pernas, nem apoiar a cabeça no colchão;
4 - Para fazer com perfeição o movimento, mantenha o corpo como uma bola. As pernas devem estar unidas e flexionadas até o fim do movimento. Só as costas devem tocar o colchão. Não estique as pernas;
5 - Mantenha as pernas encolhidas e, após completar o giro, toque o solo com os calcanhares. Estenda os braços para frente a fim de auxiliar o movimento. Apóie-se na ponta dos pés e permaneça agachado. Procure não completar o movimento com as pernas abertas. Não use as mãos, nem cruze as pernas para se levantar.

Atividade 3

Realizar a cambalhota para trás utilizando a sequência pedagógica abaixo:
1 - Fique agachado de costas para o colchão, apoiando-se na ponta dos pés, os braços dobrados e as mãos sobre os ombros. As palmas devem estar voltadas para cima. Evite apoiar-se sobre todo o pé;
2 - Desequilibre o corpo para trás, encostando os quadris no colchão. Mantenha a boca fechada e o queixo encostado ao peito. Encolha as pernas. Assim seu corpo ficará como uma bola. Não lance as costas sobre o colchão antes de lançar os quadris;
3 - Assim que suas costas tocarem o colchão, coloque também as palmas da mão sobre o colchão.
4 - Quando os quadris estiverem no alto, você deve usar os braços para auxiliar o movimento. Assim você evita que a cabeça toque o colchão. Mantenha o corpo como uma bola;
5 - Após completar o giro, apóie-se na ponta dos pés e volte à posição agachada com os braços estendidos para frente.

Atividade 4

Realizar a parada de 3 apoios (ou elefantinho) utilizando a sequência pedagógica abaixo:
1 - Fique agachado de frente para o colchão, apoiando-se na ponta dos pés e com o braço estendido para frente;
2 - Ajoelhe-se e apóie as mãos no colchão ao lado dos joelhos. Não coloque as mãos mais para frente;
3 - Mantenha a cabeça ereta e encoste a parte superior da testa no colchão. As mãos e a cabeça devem formar um triângulo. Não coloque a sua cabeça muito próxima às mãos, pois assim você não terá sustentação;
4 - Com as mãos e a cabeça apoiadas no colchão, eleve os quadris até atingir a posição vertical. As pernas devem estar encolhidas. Não lance os quadris mais para trás, pois assim você se desequilibrará;
5 - Assim que o tronco estiver na vertical, estique vagarosamente as pernas para cima. Mantenha as pernas unidas;
6 - Torne a encolher as pernas. As duas ao mesmo tempo. Encoste a ponta dos pés no colchão e volte à posição inicial.

Atividade 5

Realizar a estrela (ou roda) utilizando a sequência pedagógica abaixo:
1 - Fique de frente para o colchão, corra, estenda os braços para cima e, ao mesmo tempo, avance a perna esquerda. Não deixe de elevar os braços para cima;
2 - Apóie-se na perna esquerda, incline-se para frente e vire o corpo de lado. Levante a perna direita;
3 - Apóie a mão esquerda no colchão, lance a perna direita para cima e, em seguida, lance a esquerda. Imediatamente apóie a mão direita no colchão. Não flexione os braços;
4 - Continue o giro com as pernas separadas. Não deixe de elevar as pernas verticalmente;
5 - Seguindo o impulso, desequilibre o corpo para a direita. Não deixe que o corpo se deseq uilibre para frente ou para trás. Mantenha as pernas separadas;
6 - Toque o solo com a perna direita e, ao mesmo tempo, tire as mão esquerda do solo;
7 - Coloque-se em pé, aproveitando a velocidade do giro. Mantenha as pernas e os braços separados, formando a figura de um X;
8 -  Fique na posição fundamental.
Essa é a progressão para o aluno destro, lembre-se que para o aluno canhoto, o lado de referência é invertido.
 
Obs.: Os exercícios das atividades 2, 3, 4 e 5 deverão ser realizados pelos alunos somente na presença do professor. Todas as atividades a serem desenvolvidas requerem segurança para que não ocorram acidentes.

Avaliação

Organizar os alunos em grupos de no máximo cinco integrantes que vão procurar fazer algumas exibições acrobáticas para os demais.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 1/1 - 100%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Jair Ribeiro, quartum crescente , São Paulo - disse:
    jairrushparkour@gmail.com

    17/11/2010

    Quatro estrelas

    eu considero isso um bem algo tao belo, que mesmo a natureza se submete a contemplar. sou artista de maua sao paulo e nossas acrobacias sempre são mesmo algo que nos poe o direito de estar pronto e estou completamente satisfeito fantástica aula


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.