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Compreendendo os mistérios da dança

 

25/11/2009

Autor e Coautor(es)
GREGORIO HERNANDEZ PIMENTA
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Soares Fonseca Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: atividades rítmicas e expressivas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá aprender com essa aula os recursos coreográficos Uníssono, Contraste Simultâneo, Antífona, Responsarial e Cânon utilizados nos mais variados tipos de dança. Poderá conhecer um dos fatores integrantes do espaço: os níveis espaciais de altura, que dizem respeito a possibilidades de posicionamento dos corpos( alto, médio e baixo) no espaço cênico. Além disso, poderá experimentar diferentes relações com o outro, com o espaço e com a música.

Duração das atividades
2 aulas de 50 min
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não são necessários
Estratégias e recursos da aula

Conhecer os recursos que coreográfos e bailarinos dispõe para criar uma dança, permite que o aluno analíse de forma crítica essa manifestação cultural tão rica e ao mesmo tempo tão pouco explorada nas escolas. Comprender alguns recursos coreográficos, vivencia-los, ou ainda as diversas possibilidades de exploração do espaço na dança, permitem que o estudante atinja um nivel mais profundo de compreensão de si mesmo e de sua cultura.

Para as atividades da aula, previamente o professor deverá fazer uma seleção de músicas bem variadas que surpreendam e instiguem os alunos. Essa variação pode passar por músicas clássicas instrumentais, músicas folclóricas, musicas eletrônicas, rápidas, lentas, enfim, o importante é a variação de formas e estilos, para que os alunos possam vivenciar com o corpo essa diferença e a influência dos estímulos em sua movimentação.

Atividade I
Duração: aproximadamente 20 min


Em uma sala ampla e com recurso de áudio, colocar o CD produzido para tocar de forma aleatória e pedir para que os alunos se desloquem pelo espaço procurando deixá-lo equilibrado, ou seja, sem que fique um lado com muitas pessoas e o outro com poucas. O professor então pedirá que os estudantes deixem que a música, o colega e o espaço influenciem na sua movimentação.
Em alguns momentos o professor pode pedir que os alunos parem e observem se o espaço naquele momento esta equilibrado. Uma boa metáfora é a imagem de uma plataforma boiando na água que irá virar caso fiquem mais pessoas de um lado do que do outro.
O professor poderá inserir agora na dinâmica os níveis de altura. Cada nível, diz respeito a uma forma de se dispor no espaço, ou seja, os diferentes níveis, são possibilidades de postura de um corpo que dança, com base na altura que ele ocupa no espaço por exemplo: o nível alto - posição em pé ou em saltos, médio com joelhos e/ou tronco flexionados e baixo - as mãos abaixo da pelve. Em um primeiro momento o professor deverá deixar que eles explorem livremente essas variações, mas ao final, indicar com palavras ou sinais qual o nível deve ser explorado naquele momento.

Atividade II
Duração: Aproximadamente: 20 min

Pedir que os alunos se dividissem em 4 grupos e para cada grupo, o professor deverá explicar um dos recursos coreográficos abaixo e pedir que eles montem uma seqüência coreográfica simples que demonstre para o restante da turma aquele recurso passando pelos três níveis de altura aprendidos na dinâmica anterior.

Recursos coreográficos:

Uníssono: todos os integrantes fazem o mesmo movimento, no mesmo tempo. Pode ser feito com os dançarinos(as) colocados em diferentes direções. É o recurso mais comum numa montagem coreográfica.

Contraste simultâneo: são movimentos ou seqüências de movimentos diferentes, realizados ao mesmo tempo ou um após ao outro. Por exemplo, os dançarinos(as) executam a elevação de um dos braços, sendo que um grupo eleva o braço esquerdo e o outro, o braço direito. Muitas vezes, nas danças gaúchas, enquanto os homens sapateiam, as mulheres fazem seus giros e valsados ao mesmo tempo. Outro
exemplo ocorre nas disputas de grupos de “street dance”, nas quais um grupo realiza uma seqüência de passos para confrontar, sendo sucedido pelo outro grupo logo em seguida por meio de outros passos.

Cânon: é seqüencial, tendo o efeito de onda. Imagine uma torcida num estádio lotado fazendo a “ola”, ou então um grupo de alunos(as) brincando de “telefone sem fio”. Esta é a idéia que nos leva a compreender melhor este recurso. Como exemplo, podemos imaginar um grupo de alunos(as) em roda ou fila, sendo que um deles(as) realiza uma movimento qualquer, seguido respectivamente pelo colega que está em uma de suas laterais e assim sucessivamente. É um recurso interessante para ser aplicado em entradas e saídas de dançarinos(as) na coreografia.

Antífona / Responsorial: traz a idéia de pergunta-resposta. A diferença é que na antífona um indivíduo realiza uma seqüência de movimentos, sendo respondido por um grupo de indivíduos com a mesma seqüência. No responsorial, seria um grupo sendo respondido por outro grupo. A resposta não é realizada simultaneamente, ou seja, somente quando os movimentos do indivíduo ou grupo cessam é que os indivíduos do outro grupo começaram a reproduzi-los.

Atividade III
Duração: aproximadamente – 30 min

Nessa atividade cada grupo irá apresentar para o restante da turma sua série coreográfica e o recurso utilizado em sua criação, primeiramente sem músic a, e logo em seguida com uma música aleatória colocada pelo professor. Cada grupo deverá não só apresentar sua seqüência, mas também ensiná-La para toda a sala.

Atividade IV
Duração: aproximadamente - 20 min

Nessa última atividade, toda a turma deverá executar a coreografia completa, composta pela soma das seqüências de cada grupo, aprendidas por todos na atividade anterior. Ao final dessa atividade, eles terão construído em conjunto, uma coreografia executada por todos da sala, que explora diferentes recursos coreográficos e níveis de altura.

Recursos Complementares

Grupos musicais com propostas diferentes e músicas agradáveis de trabalhar:

http://www.uakti.com.br
http://www.barbatuques.com.br

Avaliação

AVALIAÇÃO:
Duração: aproximadamente – 10 min

O professor deverá pedir que os alunos se sentem em circulo e que coloquem quais foram as dificuldades, facilidade. Quais as diferenças de quando se executava a coreografia sem música e depois com a música aleatória? Como foi a experiência de se criar uma coreografia em grupo? Eles sentiram vergonha em algum momento? Por quê? De que?

Opinião de quem acessou

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Opiniões

  • Débora, UNIFEMM - Centro Universitário de Sete Lagoas , Minas Gerais - disse:
    debora.pereira3m@gmail.com

    12/09/2013

    Cinco estrelas

    Achei excelente o conteúdo proposto e bastante executável. Inclusive utilizarei música de um dos grupos apresentados aqui como recursos complementares para construção de um trabalho de dança para o curso de graduação em Educação Física, na disciplina de Danças. Enfim, obrigada pelo compartilhamento das informações.


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