16/12/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Sulamita Nagem Dias Lima
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa | Leitura e escrita de texto |
• Identificar as partes que compõem um rótulo.
• Identificar a função do rótulo.
• Localizar informações em um rótulo.
• Escrever carta, utilizando sua estrutura textual.
• Gênero textual: forma composicional, estilo, função, contexto de circulação.
As estratégias a serem utilizadas são:
- aula interativa;
1º passo:
- O professor prepara a aula solicitando que os alunos tragam um rótulo de água sanitária.
2ª passo:
- O professor solicita que os alunos observem o rótulo e digam o que viram, o que chamou a atenção....
3º passo:
- O professor propõe a leitura do rótulo a partir das questões abaixo:
a) Para que serve esse texto?
b) Que tipo de consumidor compraria esse produto? Por que?
c) Onde encontramos esse texto?
d) Qual é o assunto desse texto?
e) No texto encontramos em destaque: ANTES DE USAR, LEIA COM ATENÇÃO AS INSTRUÇÕES DO RÓTULO.
Por que essa frase foi colocada em destaque?
f) Em que parte do texto está mostrando que o produto é muito bom para a higiene mas ao mesmo tempo muito perigoso?
g) Onde devo ler, no texto, para saber se posso lavar com esse produto uma blusa de lã?
h) No rótulo encontramos a seguinte orientação: NÃO REUTILIZE O VASILHAME PARA OUTROS FINS.
Por que essa orientação?
O que é sugerido fazer com o vasilhame vazio?
4º passo:
- O professor propõe a produção coletiva de uma carta ao fabricante, fazendo comentários sobre o produto pedindo que ele coloque um alerta sobre a necessidade de se ler o rótulo antes de usar o produto na higienização de alimentos.
- COSTA, Sérgio Roberto Dicionário de gêneros textuais. 2ª. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
- Revista Nova Escola. Editora Abril. Ano XXIV. Nº 224. Agosto de 2009. www.novaescola.org.br
A avaliação é processual e contínua, devendo ser realizada oral e coletivamente, enfocando a dinâmica do grupo, identificando avanços e dificuldades.
O desempenho dos alunos durante a aula, a realização das tarefas propostas, as observações e intervenções do professor, a auto - avaliação do professor e do aluno serão elementos essenciais para verificar se as competências previstas para a aula foram ou não desenvolvidas pelos alunos.
A socialização das questões propostas e a escrita da servirão de instrumento para a avaliação do professor.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
05/07/2010
Três estrelasAchei muito interessante esse trabalho,pois veio de encontro ao que venho fazendo com minha turma do EJA. Uma turma multisseriada e muito ativa e participativa. Trabalhar com rótulos nos dá um leque de possibilidades e ainda ficamos sintonizados no mundo de cada um.
25/03/2010
Cinco estrelasAdorei essa Atividade ....