20/11/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
◦ A importância do relógio no mundo atual.
◦ Contagem do tempo: dia, hora, minuto e segundo.
1ª momento:
O professor, a partir da leitura do livro “O país-do-sem-tempo”, de Renato j. g. beranger, editora Editar, coleção Descobrir, propõe a seguinte hipótese fantástica:
“Imaginem se não existisse o relógio, como seria o mundo, como viveriam as pessoas?”
Todas as hipóteses levantadas pelos alunos serão registradas em folhas de blocão.
2ª Momento:
Depois de lerem, discutirem e refletirem sobre as hipóteses levantadas, a turma faz a divisão das idéias em três grupos:
O que o mundo O que o mundo Que fatos interessantes
ganharia com isso: perderia com isso: poderiam acontecer:
3ª Momento:
A turma, dividida em grupos de três, recebe a seguinte tarefa:
Escolher pontos positivos, negativos e interessantes e criar uma história de um lugar onde, de repente, todos os relógios tivessem desaparecido.
4ª Momento:
Leitura das histórias para a turma, montando um mural com todas elas.
Esta atividade proporcionará ao professor a possibilidade de avaliar se os alunos têm a noção da importância do relógio no dia de hoje.
O professor avaliará também, a lógica existente nas hipóteses levantadas.
Três estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
20/11/2011
Três estrelasmuito interessante