20/01/2010
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Números e operações |
◦O aluno aprenderá o procedimento de divisão por estimativa baseado em tentativas de multiplicação aproximadas.
◦O processo de divisão por estimativa requer o domínio das tabuadas.
1ª momento:
Lançamento de uma situação-problema:
"A Editora Estrelinha enviou de brinde, para nossa turma, 1520 marcadores de livro. Quantos brindes receberá cada aluno?"
Após a leitura do problema, o professor destacará com a turma os dados fornecidos:
◦ total de marcadores: 1520
◦ número de alunos: (dependerá da quantidade de alunos da turma) Exemplo: 35 alunos.
O que o problema quer saber:
◦ total de marcadores que receberá cada aluno.
Solicitar das crianças o que deverá ser feito para achar a resposta.
Após a percepção da necessidade de dividir, o professor pergunta: Como podemos realizar essa divisão?
Naturalmente, as crianças indicarão a divisão conhecida por elas: a realizada pelo método usual, por subtração sucessiva.
O professor realiza , num canto do quadro , a divisão indicada e deixa nele o seu registro.
2ª momento:
Apresenta, então, uma outra maneira.
Processo por estimativa:
◦"Quantas vezes será que o 35 cabe em 1520?"
◦Os alunos dizem , por exemplo, 10.
◦O professor registra no quociente o 10 e calcula com os alunos que 10x35=350.
◦“Utilizamos, então, 350 e quanto vai nos restar?”
◦A turma conclui que é preciso subtrair 350 de 1520.
“O que fazemos com o que restou?”
◦As crianças concluem que é preciso estimar novamente o número de vezes que 35 cabe, agora, no 1170.
◦A turma diz que pode ser 20.
◦O professor registra o novo quociente e calcula com os alunos 20x35=700.
◦A turma sente a necessidade de subtrair mais uma vez e calcula 1170-700.
◦“O que fazemos, então, com o resto?”
◦A turma indica que é preciso “estimar” de novo.
◦A turma acha que pode haver três grupos: 3x35=105
◦Realiza a nova subtração: 120-105=15
◦“Será que cabe mais algum grupo de 35?”
◦As crianças constatam que não.
◦“Quantas vezes será que 35 cabe, ao todo, em 1520?”
◦A turma conclui que é preciso realizar a adição dos quocientes.
1520÷35=43 e o resto é 15.
◦O professor deverá realizar a mesma divisão respeitando as diferentes estimativas, pois neste momento os alunos refletirão sobre as diversas possibilidades que vão surgindo.
◦Durante a atividade, o professor deve registrar as observações dos alunos.
◦Algumas observações como estas poderão surgir:
◦“Fazer estimativa é chutar com lógica.”
◦“A conta parece enorme, mas vai ficando cada vez mais fácil.”
◦“Ela respeita mais os nossos cálculos.”
◦“É fácil, é lógico!”
Propor divisões para duplas de crianças resolverem e explicar as suas estimativas para o restante da turma.
O professor pedirá a opinião da turma sobre o processo preferido e o porquê da escolha.
Quatro estrelas 11 classificações
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23/03/2015
Cinco estrelasMuito boa explicação , vai me ajudar bastante a passar a divisão para os meus aluninhos !
02/09/2014
Três estrelasExcelente ..não lembrava como fazer divisão com estimativa............e queria ensinar ao meu filho..........pois na escola dele o assunto era divisão usual e divisão estimativa..........o usual ele entendeu mais não sabia entender a estimativa............e sua explicação me ajudou muito para ensinar a ele.Obrigado.ótima explicação
07/07/2013
Cinco estrelasMuito bom, bem explicado, faltou só alguns exercicios para reforçar o aprendizado.
18/12/2012
Cinco estrelasótima explicação. me ajudou muito.
23/04/2012
Cinco estrelasAmei tudo muito bem esplicado,detalhado e auxilia bastante na aula na hora de estudar e fazer á tarefa!!!
16/09/2011
Cinco estrelasAmei...Vai facilitar meu trabalho com meus alunos que estão com dificuldades.
23/08/2011
Cinco estrelasParabéns sua aula é ótima, eu estava procurando algo assim para ensinar para minha filha de nove anos, continue sempre assim.
18/08/2011
Cinco estrelasAchei ótima ajudará em minha aula com minha filha
08/10/2010
Cinco estrelasNa escola do meu filho, a divisão é por estimativa. Nem sabia como fazer. esse site me ajudou muito. Aprendi e ensinei pro meu filho. Jaqueline
09/07/2010
Cinco estrelasotima
29/04/2010
Cinco estrelasa aula me ajudou a estudar vpara a prova . OBRIGADA!!!!!