29/10/2009
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Educação Física | Atitudes, conceitos e procedimentos: conhecimentos sobre o corpo |
Situar geograficamente a Grécia no continente europeu;
Conhecer a evolução histórica dos Jogos Olímpicos da Grécia aos dias atuais;
Identificar as primeiras modalidades esportivas disputadas nas Olimpíadas Gregas
Refletir sobre a importância dos Jogos Olímpicos na Antiguidade, tendo em vista que até as guerras eram suspensas no período dos jogos;
Identificar palavras que estão na língua portuguesa, mas que encontram sua origem na Grécia Antiga;
Valorar a solidariedade como elemento fundamental no espírito olímpico.
Essa primeira aula sobre o tema será uma aula de nivelamento das informações que terão uma característica multidisciplinar, uma vez que envolve conteúdos de diversas áreas do conhecimento, tais como: - História, Geografia e Língua Portuguesa.
Prezado(a) professor(a) a presente aula está estruturada de forma teórica e será desenvolvida em sala de aula, dentro da programação pré estabelecida ou como uma opção para os dias chuvosos.
A aula está estruturada para ser aplicada a alunos do 6º ano.
Inicialmente o(a) professor(a) perguntará aos alunos sobre o local em que serão realizados os Jogos Olímpicos de 2016 a maioria da turma certamente dirá que essas Olimpíadas serão realizadas no Rio de Janeiro. O(A) Professor(a) perguntará então por que existem as Olimpíadas? Quando começaram? E estabelecerá um debate com a turma tendo como tema os Jogos Olímpicos indo das Olimpíadas na Grécia Antiga até os dias atuais.
Dica – Caso as respostas não estejam corretas o(a) professor(a) deverá contar aos alunos um pouco da história das Olimpíadas Antigas como sugestão de texto de apoio apresentamos no item recursos complementares alguns links.
O (A) professor (a) conversará com os alunos sobre os esportes que eram praticados nas olimpíadas antigas, a saber, corridas, saltos arremessos e até mesmo as corridas de carros puxados por cavalos, o professor deverá estabelecer uma comparação com as atividades atualmente praticadas, em particular o lançamento do disco. Para ilustrar essa parte da aula o professor deverá mostrar a imagem do discóbolo e comparando-a a foto de um atleta na atualidade.
Caça Palavras - Localize e envolva as palavras de origem grega relacionadas aos Jogos Olímpicos.: GINÁSIO, GINÁSTICA, GINASTA, ATLETA, ATLÉTICO, ESTÁDIO, ATLETISMO e OLIMPÍADAS
W S E R E S T Á D I O U R J E O D T E H
G H E G R A T L E T I S M O W V A Y J Ç
W S E I O N D R U A T L É T I C O T I M
T G I N Á S T I C A C O R R I D A H M Z
I Á S A T L E T A V I J Z U R J E O D T E H Y
F P T S V O L I M P Í A D A S I U M P C
P S E T R G I N Á S I O U R J E O D T E
E R R A N T E C A R T E I R A F T E T O
Consultar também:
www.hardmob.com.br/showthread.php?t=348021 – imagem do discóbolo
http://pan2007.globo.com/ESP/Home/foto/0,,11098174-EX,00.jpg – lançamento do disco pan 2007.
www.birafitness.com/histdasolimpiadas.htm/.
Mostre esses vídeos aos alunos que mostram as Olimpíadas na Grécia Antiga e como se organizava a civilização grega naquela época:
http://www.youtube.com/watch?v=i5AG61nVJeQ
http://www.youtube.com/watch?v=EJ2eaWbPo0Q
Mostre esse vídeo onde aparece um trabalho sobre as Olimpíadas de Pequin(2008):
O(A) professor(a) aplicará o Jogo de Caça a Palavra e pedirá aos alunos para trazer na aula seguinte uma redação comparando as olimpíadas que aconteciam na Grécia Antiga com os atuais Jogos Olímpicos.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!