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Descobrindo e criando mosaicos

 

06/12/2009

Autor e Coautor(es)
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Raquel Fernandes Gonçalves Machado

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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Edilamar Ferreira

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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ANTOMAR ARAUJO FERREIRA

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

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Maísa Gonçalves da Silva

UBERLANDIA - MG

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Marcia Aparecida Mendes

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Universidade Federal de Uberlândia

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Gislaine Saraiva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Final Matemática Cálculo
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Geometria
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Construir malhas triangulares
Compor figuras
Criar e compor padrões

Duração das atividades
03 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno


Habilidade com régua e compasso

Reconhecer quadriláteros, triangulos, polígonos regulares  

Estratégias e recursos da aula

Primeira aula O professor considero interessante solicitaa aos alunos que leiam previamante o paradidático Geometria dos Mosaicos (Coleção Vivendo a Matemática, Ed. Scipione), é um livro  interessante e sua leitura é simples, despertando nos alunos interesse pelo tema ao mesmo tempo que incentiva a leitura.

Sendo possívle aos alunos lerem o mesmo, a etapa seguinte seria conversar com eles sobre as considerações dos mesmos  referentesos ao texto lido.  Entretanto se não for possível realizar com os alunos a letiura do mesmo,  proposmos que                                                                                   

 
    Os alunos, no Laboratório de informática procurarão em sites de pesquisas (ex: www.google) identificar as diferentes configurações referentes ao termo MOSAICO: focando na arte, na configuração espacial abordada pelos geógrafos, matemáticos, dentre outros.
    Após a pesquisa o professor organiza com os alunos um fórum onde serão apresentadas e comentadas as possíveis relações estabelecidas pelos alunos entre a leitura do paradidático e a pesquisa realizada. Neste momento o professor solicita aos alunos, principalmente, a socialização das percepções e conclusões referentes à leitura do livro.
   Estabelecendo e clarificando as definições referentes aos mosaicos, os alunos são convidados a uma nova pesquisa, solicita aos alunos que digitem o nome ESCHER, a partir deste momento os alunos conhecem autor e percebem todo o trabalho desenvolvido, fundamentando a arte na matemática, tendo como referência padrões modificados.
   Identificar e apresentar para o próximo encontro, exemplos de mosaicos presentes no espaço urbano da vivência dos mesmos, registrando-os se possível com fotos.
   O professor pode disponibilizar aos alunos um e-mail para que os mesmos enviem os registros feitos nos dias que antecedem a segunda aula, e organizá-los para apesentar aos demais alunos.

Segunda aula

   Neste encotro serão apresentados os resultados das pesquisas desenvolvidas pelos alunos no espaço urbano; o professor poderá apresentar os registros que lhe foram enviados propondo ao grupo que nos dois momentos, identifiquem os espaços pesquisados, avaliando a referência ou não de mosaico conforme conceito estabelecido ou estudado no primeiro momento, em seguida organiza-se um mural com os registros que contemplam a referida definição.
   Este debate é interessante e importante, uma vez que reforça com o grupo o conceito de mosaico, desperta neles um olhar mais atento à classificação das fotos considerando a definição referendada pelo grupo, do tema em estudo. Selecionando os itens que melhor se adéquam à mesma (uma vez que alguns alunos apresentam imagens que não correspondem à definição).

   É entregue aos mesmos uma folha com a representação de três ou quatro tiras de malha triangular.
   Professor pode sugerir inicialmente, padrões para serem representados pelos alunos, que usando pelo menos duas cores deverão completar a primeira tira. Para a segunda e terceira tiras os padrões são propostos pelos próprios a lunos. Na última (quarta) tira, será preenchida pelos alunos, com padrões modificados.

                                                            ;   & nbsp;    ;           

Terceira aula

     Os alunos recebem uma folha sulfite em branco e são orientados pelo professor a inicialmente traçarem margem na folha (1cm ou 1,5cm) em seguida são apresentadas as instruções para a construção de duas malhas. Tendo uma forma retangular como base (exemplo de dimensões: 12cm por 10cm) e seguindo as orientações do professor, os alunos fazendo uso de régua e compasso dividirão a forma retangular em triangulos menores, formando a malha ( com espaçamento de 1cm, para a base dos triangulos)

     Neste momento os alunos são orientados para a distribuição das malhas no espaço da folha, a construção das margens para apresentação do trabalho, a organização , capricho necessários à utilização dos instrumentos próprios à construção geométrica apresentada.

    Concluída a construção da malha os alunos preencherão (colorindo) a primeira malha com um padrão comum (semelhante ou diferente (forma, cor) daqueles representados nas tiras ) e na segunda malha completá-la com padrões modificados.

Recursos Complementares
Avaliação
Os alunos serão avaliados durante todo o processo e na construção da malha com uso adequado de compasso e régua, os trabalhos serão expostos ao final da atividade.  
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