06/12/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática | Grandezas e medidas |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Cálculo |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática | Geometria |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Construir malhas triangulares
Compor figuras
Criar e compor padrões
Habilidade com régua e compasso
Reconhecer quadriláteros, triangulos, polígonos regulares
Primeira aula O professor considero interessante solicitaa aos alunos que leiam previamante o paradidático Geometria dos Mosaicos (Coleção Vivendo a Matemática, Ed. Scipione), é um livro interessante e sua leitura é simples, despertando nos alunos interesse pelo tema ao mesmo tempo que incentiva a leitura.
Sendo possívle aos alunos lerem o mesmo, a etapa seguinte seria conversar com eles sobre as considerações dos mesmos referentesos ao texto lido. Entretanto se não for possível realizar com os alunos a letiura do mesmo, proposmos que
Os alunos, no Laboratório de informática procurarão em sites de pesquisas (ex: www.google) identificar as diferentes configurações referentes ao termo MOSAICO: focando na arte, na configuração espacial abordada pelos geógrafos, matemáticos, dentre outros.
Após a pesquisa o professor organiza com os alunos um fórum onde serão apresentadas e comentadas as possíveis relações estabelecidas pelos alunos entre a leitura do paradidático e a pesquisa realizada. Neste momento o professor solicita aos alunos, principalmente, a socialização das percepções e conclusões referentes à leitura do livro.
Estabelecendo e clarificando as definições referentes aos mosaicos, os alunos são convidados a uma nova pesquisa, solicita aos alunos que digitem o nome ESCHER, a partir deste momento os alunos conhecem autor e percebem todo o trabalho desenvolvido, fundamentando a arte na matemática, tendo como referência padrões modificados.
Identificar e apresentar para o próximo encontro, exemplos de mosaicos presentes no espaço urbano da vivência dos mesmos, registrando-os se possível com fotos.
O professor pode disponibilizar aos alunos um e-mail para que os mesmos enviem os registros feitos nos dias que antecedem a segunda aula, e organizá-los para apesentar aos demais alunos.
Segunda aula
Neste encotro serão apresentados os resultados das pesquisas desenvolvidas pelos alunos no espaço urbano; o professor poderá apresentar os registros que lhe foram enviados propondo ao grupo que nos dois momentos, identifiquem os espaços pesquisados, avaliando a referência ou não de mosaico conforme conceito estabelecido ou estudado no primeiro momento, em seguida organiza-se um mural com os registros que contemplam a referida definição.
Este debate é interessante e importante, uma vez que reforça com o grupo o conceito de mosaico, desperta neles um olhar mais atento à classificação das fotos considerando a definição referendada pelo grupo, do tema em estudo. Selecionando os itens que melhor se adéquam à mesma (uma vez que alguns alunos apresentam imagens que não correspondem à definição).
É entregue aos mesmos uma folha com a representação de três ou quatro tiras de malha triangular.
Professor pode sugerir inicialmente, padrões para serem representados pelos alunos, que usando pelo menos duas cores deverão completar a primeira tira. Para a segunda e terceira tiras os padrões são propostos pelos próprios a lunos. Na última (quarta) tira, será preenchida pelos alunos, com padrões modificados.
; & nbsp; ;
Terceira aula
Os alunos recebem uma folha sulfite em branco e são orientados pelo professor a inicialmente traçarem margem na folha (1cm ou 1,5cm) em seguida são apresentadas as instruções para a construção de duas malhas. Tendo uma forma retangular como base (exemplo de dimensões: 12cm por 10cm) e seguindo as orientações do professor, os alunos fazendo uso de régua e compasso dividirão a forma retangular em triangulos menores, formando a malha ( com espaçamento de 1cm, para a base dos triangulos)
Neste momento os alunos são orientados para a distribuição das malhas no espaço da folha, a construção das margens para apresentação do trabalho, a organização , capricho necessários à utilização dos instrumentos próprios à construção geométrica apresentada.
Concluída a construção da malha os alunos preencherão (colorindo) a primeira malha com um padrão comum (semelhante ou diferente (forma, cor) daqueles representados nas tiras ) e na segunda malha completá-la com padrões modificados.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!