Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A geometria dos mosaicos: compondo figuras em malhas quadriculadas.

 

19/11/2009

Autor(es) e Coautor(es)
imagem do usuário

Raquel Fernandes Gonçalves Machado

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Edilamar Ferreira

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

ANTOMAR ARAUJO FERREIRA

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Maísa Gonçalves da Silva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Marcia Aparecida Mendes

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Gislaine Saraiva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Geometria
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Medidas
Ensino Fundamental Inicial Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compor formas diversas a partir de figuras geométricas conhecidas.

Trabalhar com a noção de espaço, compondo/encaixando uma mesma forma, cirando um "quebra-cabeças"

Estabelecer relação entre as dimensões de diferentes figuras geométricas.

Explorar a combinação de diferentes cores.  

Explorar quadriláteros.

Estabelecer a noção de área de figuras planas, comparando e percebendo que quanto menor o padrão maior a quantidade necessária do mesmo para preencher um determinado espaço.

Duração das atividades
03 a 04 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noção de parte e todo.

Estratégias e recursos da aula


     No primeiro encontro no laboratório de informática o professor apresenta na tela dos equipamentos representações diferentes de mosaicos questinando aos alunos o que identificam nas figuras (características) o que sabem sobre esta forma de representação, repetindo uma mesma "peça".

     Após esta primeira exploração, se os alunos fizerem referencia ao termo MOSAICO  explorar (o que considerar possível) e solicitar ao grupo que acessando no google, façam uma busca inicial referente ao termo.

     O professor pode orientar a busca dos alunos propondo que investiguem a definição, como surgiu, se ainda é usado (como, quem, com que propósito,...) ou deixar que os mesmos investiguem e após um temo solicitar aos alunos informações sobre o que encontraram. Nesta modalidade o professor poderá perceber o que é considerado importante para os alunos ou qual o direcionamento das duplas para esclarecer sobre o termo.

     Após a socialização é importante que os alunos compreendam a definição de um padrão e que para formar um mosaico este se repetírá por toda uma extensão, formando um "desenho", uma paisagem.

     No segundo encontro eles receberão uma folha com três ou quatro tiras de malha quadriculada.
   O professor solicita aos alunos que considerando o que foi apresentado no encontro anterior, explorando o espaço da primeira tira criem um motivo (padrão), neste momento continuamos a explorar informalmente o conceito de área, é um momento interessante, criando (preenchendo os espaços) o aluno consegue perceber esta noção.

   Em seguida, os alunos são convidados a apresentar aos colegas suas produções para que os mesmo escolham alguns destes padrões. O padrão selecionado será representado na segunda tira, combinando até completar toda a tira.

   O aluno estará atento aos espaços em branco que não deverão acontecer, como completar as partes em que não é possível desenhar todo o padrão... O professor poderá comentar com os aluno referindo-se à semelhança dos problemas enfrentados por profissionais que trabalham com revestimento de pisos ou paredes.


   Na terceira tira o aluno poderá repetir o padrão escolhido na anterior, entretanto as cores deverão ser outras. O objetivo desta atividade é trabalhar com os alunos os efeitos que as cores apresentam nas representações, muitas vezes dando-nos uma visão diferenciada da figura representada (pelos contrastes, efeitos de luz e sombra, etc.), ou trabalhar com um novo padrão. 


                                                                                                                    

O professor pode optar por entragar uma folha como o segundo modelo (com quatro tiras e quadrados menores) conforme a percepção com a turma.

Neste caso poderá explorar nas duas últim as tiras padrões modif icados. Na terceira ele explora algumas modificações nos padrões e na quarta tira representa-las completando a tira toda.


No terceiro encontro será entregue aos alunos uma nova folha sultite com uma única malha (9cm por 12cm) quadriculada (1cm), esta deverá ser preenchida colorindo o mesmo padrão, repetindo as cores escolhidas (no mínimo duas) em toda sua extensão. Nesta atividade é possível trabalhar as noções de limite, organização, espacialidade, perceber como a criança lida com problemas, desafios (por exemplo não poder representar todo o padrão novamente, não tem espaço na malha).
Ao final o aluno escolhe um nome para sua produção.

                                                                                 

O professor desejando poderá pedir aos alunos que façam padrões comuns numa primeira folha e depois entregando outra aos alunos que desejar elaborar  um trabalho com padrões modificados, uma vez que estes representaam um desafio maior (e é possível trabalhar a noção de compensação, a parte da figura que é retirada de um lado é compensada em outro lado da mesma)

Recursos Complementares
Avaliação

Os alunos serão avaliados durane todo o processo em sua organização, participação, colaboração e conclusão da atividade.

Organizando uma exposição com os trabalhos produzidos por eles

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 2/3 - 66.67%
  • Quatro estrelas 1/3 - 33.33%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.