19/11/2009
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática | Geometria |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Grandezas e medidas |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática | Medidas |
Ensino Fundamental Inicial | Matemática | Espaço e forma |
Compor formas diversas a partir de figuras geométricas conhecidas.
Trabalhar com a noção de espaço, compondo/encaixando uma mesma forma, cirando um "quebra-cabeças"
Estabelecer relação entre as dimensões de diferentes figuras geométricas.
Explorar a combinação de diferentes cores.
Explorar quadriláteros.
Estabelecer a noção de área de figuras planas, comparando e percebendo que quanto menor o padrão maior a quantidade necessária do mesmo para preencher um determinado espaço.
Noção de parte e todo.
No primeiro encontro no laboratório de informática o professor apresenta na tela dos equipamentos representações diferentes de mosaicos questinando aos alunos o que identificam nas figuras (características) o que sabem sobre esta forma de representação, repetindo uma mesma "peça".
Após esta primeira exploração, se os alunos fizerem referencia ao termo MOSAICO explorar (o que considerar possível) e solicitar ao grupo que acessando no google, façam uma busca inicial referente ao termo.
O professor pode orientar a busca dos alunos propondo que investiguem a definição, como surgiu, se ainda é usado (como, quem, com que propósito,...) ou deixar que os mesmos investiguem e após um temo solicitar aos alunos informações sobre o que encontraram. Nesta modalidade o professor poderá perceber o que é considerado importante para os alunos ou qual o direcionamento das duplas para esclarecer sobre o termo.
Após a socialização é importante que os alunos compreendam a definição de um padrão e que para formar um mosaico este se repetírá por toda uma extensão, formando um "desenho", uma paisagem.
No segundo encontro eles receberão uma folha com três ou quatro tiras de malha quadriculada.
O professor solicita aos alunos que considerando o que foi apresentado no encontro anterior, explorando o espaço da primeira tira criem um motivo (padrão), neste momento continuamos a explorar informalmente o conceito de área, é um momento interessante, criando (preenchendo os espaços) o aluno consegue perceber esta noção.
Em seguida, os alunos são convidados a apresentar aos colegas suas produções para que os mesmo escolham alguns destes padrões. O padrão selecionado será representado na segunda tira, combinando até completar toda a tira.
O aluno estará atento aos espaços em branco que não deverão acontecer, como completar as partes em que não é possível desenhar todo o padrão... O professor poderá comentar com os aluno referindo-se à semelhança dos problemas enfrentados por profissionais que trabalham com revestimento de pisos ou paredes.
Na terceira tira o aluno poderá repetir o padrão escolhido na anterior, entretanto as cores deverão ser outras. O objetivo desta atividade é trabalhar com os alunos os efeitos que as cores apresentam nas representações, muitas vezes dando-nos uma visão diferenciada da figura representada (pelos contrastes, efeitos de luz e sombra, etc.), ou trabalhar com um novo padrão.
O professor pode optar por entragar uma folha como o segundo modelo (com quatro tiras e quadrados menores) conforme a percepção com a turma.
Neste caso poderá explorar nas duas últim as tiras padrões modif icados. Na terceira ele explora algumas modificações nos padrões e na quarta tira representa-las completando a tira toda.
No terceiro encontro será entregue aos alunos uma nova folha sultite com uma única malha (9cm por 12cm) quadriculada (1cm), esta deverá ser preenchida colorindo o mesmo padrão, repetindo as cores escolhidas (no mínimo duas) em toda sua extensão. Nesta atividade é possível trabalhar as noções de limite, organização, espacialidade, perceber como a criança lida com problemas, desafios (por exemplo não poder representar todo o padrão novamente, não tem espaço na malha).
Ao final o aluno escolhe um nome para sua produção.
O professor desejando poderá pedir aos alunos que façam padrões comuns numa primeira folha e depois entregando outra aos alunos que desejar elaborar um trabalho com padrões modificados, uma vez que estes representaam um desafio maior (e é possível trabalhar a noção de compensação, a parte da figura que é retirada de um lado é compensada em outro lado da mesma)
Os alunos serão avaliados durane todo o processo em sua organização, participação, colaboração e conclusão da atividade.
Organizando uma exposição com os trabalhos produzidos por eles
Quatro estrelas 3 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
15/08/2010
Cinco estrelasExcelente a atividade , por dar oportunidade ao aluno de refletir. Estas folhas quadriculadas irá me ajudar trabalhando em artes , faixas decorativas e letras. Obrigada
09/05/2010
Quatro estrelasEXCELENTE AULA, GOSTEI MUITO.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente! e muito criativa, pois crianças gosta de coisas diferentes. Parabéns