30/10/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
• Aquisição de vocabulário.
• Estimular o desejo do aluno em conhecer palavras diferentes.
• Adquirir traquejo no uso do dicionário.
• Trabalhar com as múltiplas linguagens.
• O aluno deverá saber como pesquisar no dicionário.
• Ter como eixo temático Monteiro Lobato, ou Folclore Brasileiro
• Aula 1 – Trabalho com o livro O Saci, de Monteiro Lobato.
• Distribuição de dicionários.
• Caixa de papelão cola papel e lápis de cor.
• Os alunos pesquisam as novas palavras no dicionário descobrem seus significados e as colocam dentro da caixa.
Atividade 1
A professora distribui dicionários para que os grupos pesquisem as palavras. Outros alunos estarão confeccionando a caixa de palavras (o saci).
Atividade 2
Os alunos lêem o significado das novas palavras e as colocam dentro do “saci de novas palavras”.
OBS: “O saci e novas palavras” deverá ficar exposto na sala de aula, tanto para consulta das palavras existentes como uma atividade diária em que o aluno poderá trazer e ler, para toda turma, uma palavra diferente que aprendeu, achou interessante, curiosa e seu significado, depois a colocando na caixa.
A avaliação será durante o processo observando a dificuldade do aluno em usar o dicionário, de achar as palavras e selecionar no verbete os significados. Após a leitura fazer o registro de algumas palavras no caderno.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
24/03/2010
Cinco estrelasMaria Teresa que bacana poder encontrar uma professora que já trabalhou a mesma obra de Monteiro Lobato. Trabalho com Sala de Leitura e minhas turmas ficaram tão motivadas com "O Saci" que durante um mês, ouve muitos empréstimos das obras de Monteiro Lobato. Não parava um só livro dele na estante. Gostei de poder encontrar uma professora que compartilha com seus alunos a leitura de bons textos. Acho que o caminho é esse mesmo! Continue motivando seus alunos no prazer de ler. Parabéns!! Um abraço
24/03/2010
Cinco estrelasErrata: No comentário postado anteriormente, onde se lê"ouve muitos empréstimos ", o correto é "houve muitos empréstimos"