Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


RECURSOS TECNOLÓGICOS E CORPO HUMANO

 

25/10/2009

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

O aluno poderá descrever a importância do emprego dos recursos tecnológicos na exploração do corpo humano.

Duração das atividades
03 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções básicas de anatomia e fisiologia do corpo humano.

Estratégias e recursos da aula

A aula será desenvolvida por meio de apresentação de um vídeo: VIAGEM INSÓLITA. No entanto, antes de iniciá-la, o professor deverá fazer uma breve exposição oral sobre o emprego da tecnologia na exploração do corpo humano.

Viagem insólita:
• Ano de lançamento ( EUA ): 1987
• Direção: Joe Dante
• Gênero: Ficção científica
• Elenco: Dennis Quaid , Martin Short , Meg Ryan , Kevin McCarthy , Fiona Lewis
• Duração: 120min

Sinopse:
Após participar de um projeto secreto um piloto da Marinha Tuck Pendleton (Dennis Quaid) e a sua nave são miniaturizados para serem injetados dentro do corpo de um coelho. Porém, no dia do experimento, traficantes de tecnologia causam um tumulto que acaba por fazê-lo ser acidentalmente injetado no corpo do hipocondríaco Jack (Martin Short). Juntos, os dois farão de tudo para perseguir os vilões, recuperar o chip de aumento e garantir que Tuck volte ao seu tamanho normal antes que seu oxigênio acabe.

Sugestão para o professor: Viagem fantástica é outro filme que pode também ser trabalhado porque apresenta temática muito semelhante.

Sinopse: Esta ficção científica sobre o "espaço interior", uma das mais interessantes já concebidas, acompanha uma equipe de cientistas (Stephen Boyd, Raquel Welch, Edmond O'Brien, Donald Pleasance, Arthur O'Connell, William Redfield, Arthur Kennedy) em uma viagem submarina através do corpo humano em direção ao cérebro para a realização de uma delicada operação. Para combater os organismos sabotadores, a equipe é miniaturizada antes de iniciar esta aventura fantástica.

I. DISCUTINDO O FILME:
Temáticas sugeridas para fundamentar discussões que poderão ser promovidas ao final de cada aula ou ao final do filme (na terceira aula):


1. Avanço tecnológico (processo de miniaturização, inserção de chips no corpo humano).
2. A exploração anatômica realizada no interior do corpo humano.
3. A fisiologia dos órgãos visitados pela nave do piloto.
4. O trabalho dos cientistas (ética, sigilo, patentes).

II. AMPLIANDO DISCUSSÕES:

Faça a leitura do texto abaixo:


Imagine um exército de robôs microscópicos entrando em seu corpo para atacar células cancerígenas, destruir bactérias e vírus, inserir medicamentos em células específicas, desobstruir artérias e realizar cirurgias. Ficção científica??? Que nada!!!! Em um futuro bem próximo, isto será possível!!!!


As possibilidades de aplicação da nanotecnologia na medicina são imensas. Em teoria, os nanorobôs poderiam ser introduzidos no corpo, seja por via oral ou intra-venosa, e então identificariam e destruiriam células cancerosas ou infectadas por vírus, poderiam regenerar tecidos destruídos e fazer rapidamente uma infinidade de coisas que os medicamentos convencionais (baseados unicamente em química) não conseguem ou demoram para conseguir.
A previsão dos especialistas é de que a nanotecnologia provocará uma revolução em todas as áreas médicas. Robert A. Freitas Jr. (físico norte-americano e um dos maiores especialistas no assunto) afirma que os nanorobôs, poderão substituir as terapias tradicionais usadas hoje em dia por outras que permitirão entrar nas células e repará-las individualmente. Mas isso ainda levará um tempo para acontecer plenamente porque a nanomedicina, em sua forma mais madura, deverá estar disponível dentro de 20 a 50 anos.


(Extraído e adaptado do site: www.omnieducacional.com.br/nanotecnologia/medicina.html)

Atividades propostas aos alunos:
1.Imagine você fazendo uma viagem no interior do seu corpo. Que parte ou partes do seu corpo você gostaria de visitar? Justifique.
2.Pesquise o significado das palavras destacadas. (o professor poderá disponibilizar dicionários, livros ou internet como fonte de pesquisa)
3.Estabeleça uma relação entre o filme Viagem Insólita e o texto sobre Nanotecnologia.
4. Os avanços tecnológicos muito têm contribuído para um melhor conhecimento do corpo humano e para a saúde do homem. Em sua opinião, quais podem ser os aspectos negativos destes avanços tecnológicos.

Avaliação

O professor poderá avaliar, por meio das discussões e envolvimento dos alunos, a apropriação de conceitos, essencial para a construção de postura crítica frente ao emprego da tecnologia na saúde humana.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 4/4 - 100%
  • Quatro estrelas 0/4 - 0%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Lilian Carla de Oliveira, E. M. Professora Leonilda Montandon , Minas Gerais - disse:
    lylykabiologa@hotmail.com

    06/06/2011

    Cinco estrelas

    Meus parabéns! A aula é ótima! Sempre gostei de aprender por filmes e documentários, afinal as imagens são armazenadas muito mais facilmente! Quando ainda era aluna de ensino médio, pesquisando sobre profissões a se pensar para o vestibular, vi esse filme sugerido no guia do estudante pré-vestibular para a profissão de biólogo. Vou assistir o filme com meus alunos! Obrigada!


  • ANA BENEDITA LEPORONI, E E PEDRO GALHARDO GARCIA , Mato Grosso - disse:
    leporoni1@hotmail.com

    09/07/2010

    Cinco estrelas

    Achei o assunto interessante, e peço licença porque vou trabalhar cm meus alunos 8ºano do ensino fundamental, sou professora de ciencias e biologia.e essa aula vai me ajudar na minha pratica pedagógica. obrigada por dispor no portal um assunto tão importante.


  • Fabiana Felicio Costa, Emef Jose de Souza Cabral , São Paulo - disse:
    fabyfelicio@gmail.com

    27/04/2010

    Cinco estrelas

    Adorei a aula, pois os alunos vão se envolver, e tudo isso é o futuro.


  • maria alnecy, escola municipal flor do piquia , Rondônia - disse:
    alnecy@hotmail.com

    10/04/2010

    Cinco estrelas

    não sou professora de ciências , sou formada em história porém me encanto a cada vez que vejo uma aula de ciências tão interessante como essa. adorei a idéia dessa aula até eu gostaria de ser aluna da turma que vai ser alvo desta aula maravilhosa.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.