Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


SISTEMA REPRODUTOR HUMANO

 

25/10/2009

Autor e Coautor(es)
Delma Faria Shimamoto
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Ciências Naturais Ser humano e saúde
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
 O aluno, por meio desta aula, identificará os órgãos que compõem o sistema reprodutor masculino e feminino e descreverá as suas respectivas funções.
Duração das atividades
02 h/a
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há necessidade de conhecimentos prévios para o desenvolvimento da aula.
Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADES PROPOSTAS PARA OS ALUNOS:


I. CONSTITUINTES DO SISTEMA REPRODUTOR HUMANO.

 Observe atentamente o sistema reprodutor masculino:

Sistema urogenital masculino

 

Identifique as seguintes estruturas: testículos, epidídimo, canais deferentes, uretra, pênis, próstata, vesícula seminal.

Utilizando setas construa o trajeto que permita descrever:
a. o caminho percorrido pelo espermatozóide desde a sua produção até a ejaculação.
b. o caminho percorrido pelo espermatozóide no interior do corpo feminino quando ocorre a fecundação.

Observe atentamente o sistema reprodutor feminino:

Sistema reprodutor feminino

Identifique as seguintes estruturas: vagina, útero, tubas uterinas, ovários.

Utilizando setas construa o trajeto que permita descrever:
a. o caminho percorrido pelo óvulo quando não ocorre fecundação.
b. o caminho percorrido pelo óvulo quando há fecundação.

II. FUNÇÕES DOS ÓRGÃOS DO SISTEMA REPRODUTOR HUMANO:
1. Ainda com base na observação do recurso responda:
a. Órgãos que produzem espermatozóides:
b. Órgãos que produzem óvulos:
c. Órgãos onde ocorre a fecundação:
d. Órgão onde o embrião se desenvolve:

2.Explique porque a vasectomia (corte dos canais deferentes) e a laqueadura (corte e amarração das tubas uterinas) são métodos contraceptivos.


III. TRABALHANDO OS CONCEITOS: O professor deverá solicitar aos alunos a pesquisa no livro didático para a realização da atividade.

Complete as frases:
________________é o encontro de gametas (óvulo e espermatozóide), na tuba uterina. Apenas um dos milhões de espermatozóides penetra no óvulo.
_________________é a liberação de um óvulo maduro feita por um dos ovários por volta do 14º dia do ciclo menstrual, contado a partir do primeiro dia de menstruação.
_________________é a liberação do sêmem, geralmente, através de um órgão copulador.
________________ocorre quando não há fecundação e o óvulo é eliminado pelo canal vaginal com o sangue e o material resultante da descamação da mucosa uterina.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Sistema reprodutor feminino Animação/simulação
Sistema urogenital masculino Animação/simulação
Avaliação

Instruções para o professor:
1. Apresente aos alunos as seguintes introduções:


n. 1: Tudo começou quando fui liberado dentro do canal vaginal. Olhei a minha volta e, iguais a mim, eram milhões...

n. 2: Quando dei por mim, estava na tuba uterina. Olhei a minha volta e estava completamente sozinho....


2. A proposta é que os alunos elaborem uma continuidade para a história iniciada, redigindo um texto, com no mínimo, 15 linhas.


3. Os alunos poderão optar pela introdução n. 1 ou n. 2.


4. Os textos serão lidos e apreciados pelo professor e pelos demais colegas.


5. Por meio da leitura, o professor poderá verificar a apropriação de conceitos e os possíveis equívocos serão retomados para esclarecimentos e correção.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 6 classificações

  • Cinco estrelas 4/6 - 66.67%
  • Quatro estrelas 0/6 - 0%
  • Três estrelas 1/6 - 16.67%
  • Duas estrelas 1/6 - 16.67%
  • Uma estrela 0/6 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • maria, Bangladesh - disse:
    maria.silva@hotmail.com

    21/04/2013

    Cinco estrelas

    Gostei bastante! Ajudará bastante no teste!


  • francielly, francielly , Minas Gerais - disse:
    franci.kethlen@gmail.com

    01/12/2011

    Cinco estrelas

    aula foi otima adoreeei as aulas acho q vou consiqui nota boa


  • zenilma, E.E maud sá , São Paulo - disse:
    zenilmap@yahoo.com

    08/06/2011

    Cinco estrelas

    Gostei bastante! Ajudará bastante no planejamento de aulas!


  • Renilda, ftc , Bahia - disse:
    rnrenilda105@gmail.com

    27/11/2010

    Três estrelas

    Gostei da aula, acredito que conseguiu obter bons resultados.


  • claudio, isecensa , Rio de Janeiro - disse:
    cfreitassurf@hotmail.com

    09/11/2010

    Cinco estrelas

    muito bom, me ajudou bastante na prova, é um ótimo material p/ estudo.


  • Redjane, EMEF LEAO NOVAES , São Paulo - disse:
    redjane.marco@hotmail.com

    15/07/2010

    Duas estrelas

    Acredito que só observar dá conta do aprendizado para alguns, outros alunos precisam manusear outros desenhar.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.