Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Handebol das Antigas

 

12/11/2009

Autor e Coautor(es)
Túlio Campos
imagem do usuário

BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores históricos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conhecer jogos praticados na antiga Grécia e no início do século XX que se assemelham à prática do Handebol. Aprender jogadas básicas do handebol como, por exemplo, o passe. Compreender que o handebol é uma prática sócio-cultural, construída historicamente por diferentes sujeitos.

Duração das atividades
2 aulas de 50 minutos - Total 100 Minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não é necessário nenhum conhecimento prévio para que o aluno possa desenvolver a aula.

Estratégias e recursos da aula
       

Atividade 1: O Handebol das Antigas – Afinal, de onde surgiu o Handebol?
Recursos: Texto – A História do Handebol
Acesso ao texto pelo link:
http://www.fphand.com.br/fphand/texto.asp?id=1

Duração: Aproximadamente 30 minutos
Descrição: Em um espaço onde os(as) alunos(as) possam formar um roda, o(a) professor(a) irá propor a leitura do texto. A mesma será realizada pelos alunos e o(a) professor(a) destacará os principais pontos do texto. O texto apresenta dados históricos muitos importantes e são imprescindíveis suas evidências durante a leitura. Há na prática do handebol uma influência do futebol e esse fato enriquece a aula, considerando os aspectos sociais, históricos e culturais dos esportes, explore isso professor(a).

Atividade 2: O “Harpaston” – Grécia Antiga
Recursos: 1 Bola de Meia
Duração: Aproximadamente 30 minutos
Descrição: Na quadra ou em qualquer espaço aberto que permita a marcação do campo de jogo, o(a) professor(a) demarcará o espaço de um retângulo, o maior possível, com uma linha dividindo o meio. Logo depois, solicitará aos alunos(as) que formem duas equipes com o número igual de integrantes. O início da partida será realizado jogando-se a bola de meia para o alto no meio da quadra, local onde as equipes disputaram sua posse. Não é permitido jogar com os pés. O objetivo do jogo é que cada equipe troque passes com bola de meia até conseguir atravessar a linha de fundo da equipe adversária.

Possibilidades de Ampliação:
Quanto ao Espaço:
O jogo pode ser realizado em qualquer espaço. É interessante quando praticado em algum lugar muito espaçoso, como campo de futebol.

Quanto ao Corpo do Colega: Os jogadores montar duplas e de mãos dadas formam um “único jogador”.

Quanto ao Material: O(a) professor(a) poderá colocar variadas bolas, podendo as mesmas terem peso e tamanho diversificados.
Quanto às Regras: Para que um maior número de jogadores consiga pegar na bola é possível estabelecer a seguinte regra: a equipe que trocar o maior número de passes antes de ultrapassar a linha de fundo da equipe adversária acrescenta 1 ponto a mais na contagem. Isso incentivará um maior envolvimento de todos durante o jogo.

Atividade 3: O “Torball”
Recursos:
Uma bola de handebol e 4 cabos de vassoura.
Duração: Aproximadamente 30 minutos
Descrição: Em um campo gramado (campo de futebol, campo de areia, quadra mais espaçada) demarque com cabos de vassoura duas balizas (traves). Solicite aos alunos que formem equipes com 11 jogadores em cada organize o jogo de duas equipes 11 x 11. O início da partida será realizado jogando-se a bola para o alto no meio da quadra, local onde as equipes disputaram sua posse. Após o início da partida, cada equipe, com a posse da bola, terá que atravessar as balizas do campo adversário. É permitido quicar a bola no chão e dar quantos passos desejar com a bola em mãos. É permitido segurar com as duas mãos ao mesmo tempo.

Possibilidades de Ampliação:
Quanto ao Espaço:
Caso não seja possível realizar o jogo em um campo gramado, o mesmo pode ser praticado na quadra, utilizando cones ou o próprio gol como baliza.

Quanto ao Corpo do Colega: Acrescente jogadores e peça-os para ficarem de mãos dadas com outro jogador. Nesse caso, o(a) professor(a) poderá acrescentar 1 ponto a mais a equipe quando a dupla passar pela baliza.

Quanto ao Material: O professor poderá acrescentar mais bolas no jogo, ou colocar uma bola de tamanho diferente. As mesmas podem variar de peso e tamanho (bolas de outras modalidades esportivas).

Avaliação

Professor(a), no momento em que os alunos estiverem realizando as atividades propostas, faça as seguintes indagações: Os(As) alunos(as) estão envolvidos com o tema? O que acharam do texto? Como eles estão relacionando o texto com a nossa realidade, nossa época? Estão interessados, fazendo perguntas e colocando questões? Estão envolvidos com as propostas dos jogos? Conhecem a modalidade? Já vivenciaram em outros momentos? Relatam o que aprendem? Exploraram os espaços e os materiais? Sugerem novas regras? dentre outras.

Ao final de cada atividade converse com os(as) alunos(as) a respeito dos objetivos propostos e alcançados. Ao término de todas as atividades, faça uma roda e pergunte o que os alunos aprenderam; indagar qual foi a atividade mais interessante. O que foi mais fácil ou mais difícil. Peça sugestões para a aula posterior.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • bih, heehe , Rio Grande do Sul - disse:
    biancagund@hotmail.com

    21/06/2010

    Cinco estrelas

    muito legal


  • Gentil Bruno Ribeiro, MARIA C.ALCANTARA C E PROFA E FUND MEDIO , Paraná - disse:
    professorgentil@seed.pr.gov.br

    12/04/2010

    Quatro estrelas

    Muito interessante e, é possível identificar elementos da Cultura Corporal, proposto pelo Coletivos de Autores in: Metodologia da Educação Física.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.