30/10/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
• Desenvolver o processo da construção da escrita.
• Contextualizar o trabalho com o livro Nós deixando que eles criem seus próprios textos a partir das palavras do livro escolhidas pela turma.
• Trabalhar a produção de texto observando o desenvolvimento do texto e a clareza de ideias.
• Os alunos devem ter escutado a história do livro Nós da autora Eva Furnari
• Distribuição das fichas de redação
• Palavras sobre o livro Nós que venham à cabeça.
• Completar o quadro com essas palavras.
Atividade 1
A professora pede para que um aluno inicie lendo a ficha da produção de texto. A seguir pede para turma lembrar palavras do livro. Os alunos copiam as palavras no espaço determinado.
Atividade 2
A professora lê com os alunos a proposta da produção de texto e os lembretes para se desenvolver uma boa redação.
Atividade 3
Os alunos escrevem o texto.
Obs: Quanto mais recursos forem usados para contextualizar as aulas mais os alunos vão se indentificar com o exercício tornando- o mais prazeroso.
Avaliação
Na avaliação deve ser levada em consideração a idade do aluno e o aspecto vivencial dele. Observar a clareza e desencadeamento das ideias, o vocabulário usado, se o aluno conseguiu trabalhar dentro da temática proposta.
É importante conversar sobre esses aspectos com cada um dos alunos. Apesar de ainda ser difícil para o aluno entender esses aspectos, com o tempo ele vai se familiarizando com a estrutura de um bom texto e melhorando sua produção.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!