Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Medindo superfícies - introdução

 

08/12/2009

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Raquel Fernandes Gonçalves Machado

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Edilamar Ferreira

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

ANTOMAR ARAUJO FERREIRA

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Maísa Gonçalves da Silva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Marcia Aparecida Mendes

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Gislaine Saraiva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Edilamar Ferreira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Medidas
Ensino Médio Matemática Geometria
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Definir área de superfícies.

- Definir unidade de medida de superfícies.

- Identificar a unidade adequada para medir superfícies

Duração das atividades
1 hora/aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Revisar medida de comprimento dialogando com os alunos sobre: o que é medir, o que é unidade de medida, qual é a unidade padrão de medida de comprimento, seu nome, sua definição, seus múltiplos e submúltiplos.

Estratégias e recursos da aula

             Este assunto é desenvolvido utilizando um estudo dirigido que deverá ser feito passo a passo pelo aluno.

             Após a revisão sugerida nos "conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno", explorar com os alunos o que vem a ser uma superfície plana, o que se pode medir na mesmo (o contorno e a região interna, qual a forma de se medir estes elementos da superfície, aproveitando para diferenciar medida de comprimento (que é o contorno) da medida de superfície (que é a região interna).

             Concluir esta erapa levantando questões tais como: Como seria uma unidade para medir superfícies? Poderia ser a mesma utilizada para medir comprimento? O que se deve considerar para escolher uma unidade de medida?

             A seguir, entregar o estudo dirigido descrito abaixo juntamente com material adequado (o que pode ser folhas de papel sulfite brancas ou coloridas) para reproduzir as figuras contidas nele, de acordo com as instruções e também folhas de papel quadriculado. Combinar com a turma um tempo máximo para que eles possam fazer em dupla. Deixá-los trabalhar, observando o que eles estão fazendo, intervindo o mínimo possível para que eles interpretem sozinhos as instruçoes contidas no mesmo.

                                             MEDINDO SUPERFÍCIES - INTRODUÇÃO

Vamos medir a superfície do retângulo a seguir:

Para isso:

1)  Utilize o pentágono desenhado abaixo. Reproduza-o (desenhe e recorte de modo bem criterioso para obter todos do mesmo tamanho) numa quantidade suficiente para colocar sobre o retângulo até cobri-lo totalmente com os pentágonos.

Feito isto, responda:

a) Foi possível cobri-lo comp letamente?  ____________________________

b) Se foi, quantos pentágonos você utilizou? __________________________

2) Faça como no item 1 com cada uma das  figuras.

undefinedundefinedundefinedundefined

 Responda às perguntas  para cada uma delas completando a tabela:

Figuras

 É possível cobrir completamente?

 Quantos você utilizou para cobrir completamente?

TRIÂNGULO

QUADRADO

HEXÁGONO

CÍRCULO

PENTÁGONO

3) Ao cobrir a superfície do retângulo completamente utilizando o quadrado (por exemplo) você  determinou  o número de vezes que o quadrado coube dentro do retângulo assim, você determinou a ÁREA do retângulo, utilizando como UNIDADE o quadrado.

4) Complete:

ÁREA de uma superfície é o  _________________ de unidades utilizadas para cobri-la completamente.

Logo, a ÁREA do retângulo da folha anexa é:    ______ triângulos, ______ quadrados, ______ hexágonos.

Concluindo, a ÁREA uma mesma superfície varia, de acordo com a _______________.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação é feita no decorrer das atividades, observando o que os alunos fazem, e com questionamentos feitos durante a correção das atividades.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.