08/12/2009
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Edilamar Ferreira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática | Medidas |
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
- Definir área de superfícies.
- Definir unidade de medida de superfícies.
- Identificar a unidade adequada para medir superfícies
Revisar medida de comprimento dialogando com os alunos sobre: o que é medir, o que é unidade de medida, qual é a unidade padrão de medida de comprimento, seu nome, sua definição, seus múltiplos e submúltiplos.
Este assunto é desenvolvido utilizando um estudo dirigido que deverá ser feito passo a passo pelo aluno.
Após a revisão sugerida nos "conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno", explorar com os alunos o que vem a ser uma superfície plana, o que se pode medir na mesmo (o contorno e a região interna, qual a forma de se medir estes elementos da superfície, aproveitando para diferenciar medida de comprimento (que é o contorno) da medida de superfície (que é a região interna).
Concluir esta erapa levantando questões tais como: Como seria uma unidade para medir superfícies? Poderia ser a mesma utilizada para medir comprimento? O que se deve considerar para escolher uma unidade de medida?
A seguir, entregar o estudo dirigido descrito abaixo juntamente com material adequado (o que pode ser folhas de papel sulfite brancas ou coloridas) para reproduzir as figuras contidas nele, de acordo com as instruções e também folhas de papel quadriculado. Combinar com a turma um tempo máximo para que eles possam fazer em dupla. Deixá-los trabalhar, observando o que eles estão fazendo, intervindo o mínimo possível para que eles interpretem sozinhos as instruçoes contidas no mesmo.
Vamos medir a superfície do retângulo a seguir:
Para isso:
1) Utilize o pentágono desenhado abaixo. Reproduza-o (desenhe e recorte de modo bem criterioso para obter todos do mesmo tamanho) numa quantidade suficiente para colocar sobre o retângulo até cobri-lo totalmente com os pentágonos.
Feito isto, responda:
a) Foi possível cobri-lo comp letamente? ____________________________
b) Se foi, quantos pentágonos você utilizou? __________________________
2) Faça como no item 1 com cada uma das figuras.
Responda às perguntas para cada uma delas completando a tabela:
Figuras |
É possível cobrir completamente? |
Quantos você utilizou para cobrir completamente? |
TRIÂNGULO |
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QUADRADO |
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HEXÁGONO |
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CÍRCULO |
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PENTÁGONO |
3) Ao cobrir a superfície do retângulo completamente utilizando o quadrado (por exemplo) você determinou o número de vezes que o quadrado coube dentro do retângulo assim, você determinou a ÁREA do retângulo, utilizando como UNIDADE o quadrado.
4) Complete:
ÁREA de uma superfície é o _________________ de unidades utilizadas para cobri-la completamente.
Logo, a ÁREA do retângulo da folha anexa é: ______ triângulos, ______ quadrados, ______ hexágonos.
Concluindo, a ÁREA uma mesma superfície varia, de acordo com a _______________.
A avaliação é feita no decorrer das atividades, observando o que os alunos fazem, e com questionamentos feitos durante a correção das atividades.
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