Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A geometria dos mosaicos: compondo figuras em malhas triangulares.

 

19/11/2009

Autor(es) e Coautor(es)
imagem do usuário

Raquel Fernandes Gonçalves Machado

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Edilamar Ferreira

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

ANTOMAR ARAUJO FERREIRA

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Maísa Gonçalves da Silva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Marcia Aparecida Mendes

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Gislaine Saraiva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Artes Arte Visual: Arte visual como produção cultural e histórica
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Matemática Grandezas e medidas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Geometria
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Compor formas diversas a partir de figuras geométricas conhecidas.
Trabalhar com a noção de espaço, compondo/encaixando uma mesma forma, cirando um "quebra-cabeças"
Estabelecer relação entre as dimensões de diferentes figuras geométricas.
Explorar a combinação de diferentes cores.
Explorar quadriláteros.
Estabelecer a noção de área de figuras planas, comparando e percebendo que quanto menor o padrão maior a quantidade necessária do mesmo para preencher um determinado espaço.

Duração das atividades
03 ou 04 aulas
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Compor e decompor figuras planas.
Estratégias e recursos da aula

Primeira aula

                    No laboratório de informática o professor apresenta na tela dos equipamentos representações diferentes de mosaicos questinando aos alunos o que identificam nas figuras (características) o que sabem sobre esta forma de representação, repetindo uma mesma "peça".
Após esta primeira exploração, se os alunos fizerem referência ao termo MOSAICO explorar (o que considerar possível) e solicitar ao grupo que acessando no google (ou outro site) façam uma busca inicial referente ao termo.
                    O professor pode orientar a busca dos alunos propondo itens que deverão ser respondidos (ou comprendidos por eles), por exemplo a definição, como surgiu, se ainda é usado (como, quem, com que propósito,...). Bem como deixar que os mesmos investiguem e após um tempo solicitar aos alunos informações sobre o que encontraram. Nesta modalidade o professor poderá perceber o que é considerado importante para os alunos ou qual o direcionamento das duplas para esclarecer sobre o termo ( a autonomia dos mesmos para realizarem uma pesquisa).
                    Após a socialização é importante o professor estabelecer com os alunos a definição de padrão, como formar um mosaico considerando a repetíção deste por toda uma extensão, formando um "desenho", uma paisagem.

                    Em seguida o professor poderá solicitar aos alunos que digitem o nome ESCHER, podendo realizar o mesmo procedimento para o termo MOSAICO.

Segunda aula

                    Será entregues uma folha com três ou quatro tiras de malha triangular.

                                                                


                    O professor solicita aos alunos que considerando o que foi apresentado no encontro anterior, explorando o espaço da primeira tira criem um motivo (padrão), neste momento continuamos a explorar informalmente o conceito de área, é um momento interessante, criando (preenchendo os espaços) o aluno consegue perceber esta noção.
                    Em seguida, os alunos são convidados a apresentar aos colegas suas produções para que os mesmo escolham alguns destes padrões. O padrão selecionado será representado na segunda tira, combinando até completar toda a tira.
                    O aluno estará atento aos espaços em branco que não deverão acontecer, como completar as partes em que não é possível desenhar todo o padrão. O professor poderá comentar com os aluno referindo-se à semelhança dos problemas enfrentados por profissionais que trabalham com revestimento de pisos ou paredes.
          &n bsp;       &n bsp;   Na terceira tira o aluno poderá repetir o padrão escolhido na anterior, entretanto as cores deverão ser outras. O objetivo desta atividade é trabalhar com os alunos os efeitos que as cores apresentam nas representações, muitas vezes dando-nos uma visão diferenciada da figura representada (pelos contrastes, efeitos de luz e sombra, etc.), ou trabalhar com um novo padrão.

                    Se o professor optar por entregar uma folha com quatro tiras poderá explorar nas duas últimas tiras padrões modificados. Na terceira tira o aluno cria modificações nos padrões e na quarta reprete o padrão modificado completando a tira toda.

Terceira aula

                   Os alunos receberão uma nova folha sultite com uma duas malha triangulares, a primeira deverá ser preenchida colorindo o mesmo padrão, repetindo as cores escolhidas (no mínimo duas) em toda sua extensão. Nesta atividade é possível trabalhar as noções de limite, organização, espacialidade, perceber como a criança lida com problemas, desafios (por exemplo não poder representar todo o padrão novamente, não tem espaço na malha).

                  Na segunda malha o aluno pderá optar por um novo padrão trabalhando com os padrões modificados ou não, conforme opção do mesmo (ou solicitação do professor).
                  Ao final o aluno escolhe um nome para sua produção.


                                                                                        

Recursos Complementares
Avaliação
Os alunos serão avaliados durante o processo e ao final dele com a apresentação do trabalho para compor uma exposição.
Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.