19/05/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Recursos tecnológicos |
Não são exigidos conhecimentos prévios.
Antes da visita
Uma das formas de iniciar ou de finalizar um estudo sobre robôs é a realização de uma visita a um laboratório de robótica. Geralmente podemos encontrar um nas instituições de nosso país que oferecem cursos relacionados à informática, como as universidades, faculdades ou escolas técnicas. Através dessa aula de campo, pode-se trabalhar os conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais. Serão trabalhos os conceitos de robô, máquina, inteligência artificial. Além disso, os alunos irão ampliar conhecimentos referentes aos tipos, características e funções dos robôs, tirarão suas dúvidas sobre a fabricação e o funcionamento destes, bem como ainda sobre a sua utilidade na vida dos humanos.
Antes da visita o professor deverá organizar um roteiro com as crianças sobre algumas dúvidas e curiosidades do tema em estudo. Esse roteiro servirá como um guia de orientação para uma conversa/entrevista com os profissionais que trabalham no laboratório. Como o exemplo, a seguir:
Fonte: Relatório da Prática Pedagógica - Turma do 1º Ano EF- Tarde. NEI- CAp/UFRN. 2009.
Os conteúdos atitudinais serão trabalhados em todo o processo. É preciso fazer os combinados com as crianças para a aula, orientá-las a ouvirem atentamente as explicações dos anfitriões e a evitarem mexer nos materiais do laboratório, sem a devida permissão.
Durante a visita
Durante a atividade, registrar o processo de conhecimento dos alunos através de fotos ou filmagem. As crianças também poderão levar pranchetas, nas quais desenharão e escreverão as novas aprendizagens.
Após a visita
No retorno à escola, as crianças poderão:
- escrever um texto ilustrado (coletivo e/ou individual), no qual registrarão a visita e as aprendizagens decorrentes dela;
- ver as fotos e assistir à gravação em vídeo da visita, caso tenham se utilizado desses recursos, analisando as aprendizagens e a postura individual e coletiva, durante a visita;
- organizar, em grupo, as informações registradas durante a visita, produzindo um texto coletivo ou preenchendo um quadro previamente elaborado pelo professor;
- produzir um cartaz síntese ou um slide no Power Point.
Em seguida, apresentar para a própria classe e/ou para a escola toda, em forma de seminário, os resultados da visita.
Para ampliar conhecimentos acerca de laboratórios de robótica sugerimos que o professor faça uma pesquisa on line, nos endereços abaixo:
Por meio da apresentação dos trabalhos pós-visita, analisar se as crianças:
- Relatam/relacionam os conhecimentos adquiridos.
- Analisam as fotos e o vídeo produzidos, com senso estético, ético e crítico.
- Sintetizam e reorganizam as informações coletadas em campo.
Quatro estrelas 2 classificações
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20/08/2014
Cinco estrelascomo um robô funciona por dendro ,como ele pensa fala,e ele é especificamente faz só umas coisinhas ou ele faz tudo
16/09/2010
Quatro estrelasGostei do roteiro para as perguntas. Mas considero interessante permitir perguntas expontâneas dos alunos.