Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Medindo superfícies – unidade padrão, múltiplos e submúltiplos

 

06/12/2009

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Raquel Fernandes Gonçalves Machado

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Edilamar Ferreira

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

ANTOMAR ARAUJO FERREIRA

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Maísa Gonçalves da Silva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Marcia Aparecida Mendes

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Gislaine Saraiva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Edilamar Ferreira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Geometria
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Matemática Medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identificar a unidade adequada para medir superfícies.

Identificar a unidade padrão de medida de superfícies, seus múltiplos e submúltiplos.

Efetuar transformações de unidades de medida de superfícies.

Duração das atividades
1 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Estratégias e recursos da aula

Este assunto é desenvolvido utilizando um estudo dirigido que deverá ser feito passo a passo pelo aluno.

Entregar o estudo dirigido descrito abaixo juntamente com folhas de papel quadriculado e papel adequado para construir o metro quadrado (se quiser pode utilizar jornal, neste caso será necessário cola para unir as folhas de jornal). Combinar com a turma um tempo máximo para que eles possam fazer em dupla. Deixá-los trabalhar, observando o que eles estão fazendo, intervindo o mínimo possível para que eles interpretem sozinhos as instruções contidas no mesmo.

                                                                MEDINDO SUPERFÍCIES – UNIDADES DE MEDIDA

Você viu que é necessária uma UNIDADE PADRÃO de medida de superfície, para facilitar a comunicação entre as pessoas. Assim, esta unidade padrão foi definida no Sistema Métrico Decimal  como sendo a superfície de um quadrado que tem um metro de lado e recebeu o nome de METRO QUADRADO cuja abreviatura é m2

1)  Para você perceber o tamanho de 1  metro quadrado, utilize o papel e construa um, ou seja recorte um quadrado que tem 1 metro de lado.

- Esta unidade é adequada para medir o piso de sua sala? ________

- E a superfície de uma folha de seu caderno? _________

- E a superfície do quarteirão de sua escola?__________

Você percebeu que para medir superfícies bem pequenas é necessário uma unidade menor que o metro quadrado. Assim,  para medir pequenas superfícies, foram criados os submúltiplos do m2, que são:

        - DECÍMETRO QUADRADO (dm2) = superfície do quadrado com 1 dm de lado.

        - CENTÍMETRO QUADRADO (cm2) = superfície do quadrado com 1 cm de lado.

        - MILÍMETRO QUADRADO (mm2) = superfície do quadrado com 1 mm de lado.

2) Para você perceber o tamanho destas unidades, construa cada submúltiplo, utilizando o papel quadriculado. Dê exemplos de superfícies que para medir são utilizadas estas unidades.

E para medir superfícies bem grandes, é necessária uma unidade maior que o metro quadrado.  Assim, para medir grandes superfícies, foram criados os múltiplos do m2, que são:

           - DECÂMETRO QUADRADO   (dam2) = superfície do quadrado com 1 dam de lado

           - HECTÔMETRO QUADRADO (ham2) = superfície do quadrado com 1 hm de lado

           - QUILÔMETRO QUADRADO (km2) = superfície do quadrado com 1 km de lado

Se for possível, para ter idéia do tamanho dos múltiplos do metro quadrado, bem como verificar a relação entre o metro quadrado e o decâmetro quadrado, vá para o pátio da escola com os alunos e delimite o quadrado que tem dez metros de lado com os alunos contornando-o de mãos dadas. Faça perguntas tais como: Quantos metros quadrados cabem neste quadrado de 1 decâmetro de lado? Um decâmetro quadrado corresponde a quantos metros quadrados? Um decâmetro quadrado corresponde a quantos decímetros quadrados? E a quantos centímetros quadrados? Um metro quadrado corresponde a quantos decâmetros quadrados?

Aproveitando o momento induza-os a imaginar o tamanho do hectômetro quadrado, e do quilômetro quadrado. Peça-os para avaliar se o pátio da escola é maior ou menor que um hectômetro quadrado.

Vamos descobrir a relação entre os múltiplos e submúltiplos do m2.

1) Utilizando a folha quadriculada, colora:

     a)  de azul a região correspondente a 1 cm2.

     b)  de vermelho a região correspondente a 1 dm2.

     c)  de preto a região correspondente a 1 mm2.

4) Observando as regiões coloridas,  responda:

     a) quantos cm2 cabem em 1 dm2 ?______  Então 1 dm2 = ______cm2

     c) quantos mm2 cabem em 1 cm2 ? ______Então 1 cm2 = ______mm2

5) Pegue o metro quadrado que você construiu  e verifique quantos quadradinhos de 1 dm2 são necessários para recobri-lo totalmente. Então 1 m2 = _______dm2.

6) Concluímos assim, que cada unidade de área é ______ vezes a unidade imediatamente inferior.

 Portanto, podemos afirmar que:   em 1 dam2 cabem ______ m2

                                                  em 1 hm2  cabem  _____ dam2

                                                  em 1 km2 cabem ______ hm2

7) Novamente observe as regiões coloridas e responda:

    a) Um dm2 corresponde a que fração do m2?________

   b) Um cm2 corresponde a que fra ção do dm 2?________

   c) Um m m2 corresponde a que fração do cm2?________

8) Agora responda (se precisar, utilize o caderno quadriculado para visualizar):

     a) 1 m2 tem quantos cm2?_____________         d) 1 cmtem quantos dm2

     b) 1 m2 tem quantos mm2? ____________         e) 3 m2 corresponde a quantos mm2?___________

     c) 1 km2 tem quantos m2? ___________             f) 2,5 m2 tem quantos mm2? ____________

Recursos Complementares

Avaliação

A avaliação é feita no decorrer das atividades, observando o que os alunos fazem, e com questionamentos feitos durante a correção das atividades.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 1 classificações

  • Cinco estrelas 0/1 - 0%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 1/1 - 100%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • SAMIRA , FDGFBHCH , Rio de Janeiro - disse:
    SAMIRA2009@HOTMAIL.COM

    27/07/2012

    Três estrelas

    EU ACHEI O CONTEÚDO MUITO BOM, PORÉM, TEM COISAS QUE ESTÃO BEM DIFÍSSEIS DE SE ENTENDER


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.