06/12/2009
Edilamar Ferreira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Matemática | Geometria |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Grandezas e medidas |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática | Medidas |
Identificar a unidade adequada para medir superfícies.
Identificar a unidade padrão de medida de superfícies, seus múltiplos e submúltiplos.
Efetuar transformações de unidades de medida de superfícies.
Este assunto é desenvolvido utilizando um estudo dirigido que deverá ser feito passo a passo pelo aluno.
Entregar o estudo dirigido descrito abaixo juntamente com folhas de papel quadriculado e papel adequado para construir o metro quadrado (se quiser pode utilizar jornal, neste caso será necessário cola para unir as folhas de jornal). Combinar com a turma um tempo máximo para que eles possam fazer em dupla. Deixá-los trabalhar, observando o que eles estão fazendo, intervindo o mínimo possível para que eles interpretem sozinhos as instruções contidas no mesmo.
MEDINDO SUPERFÍCIES – UNIDADES DE MEDIDA
Você viu que é necessária uma UNIDADE PADRÃO de medida de superfície, para facilitar a comunicação entre as pessoas. Assim, esta unidade padrão foi definida no Sistema Métrico Decimal como sendo a superfície de um quadrado que tem um metro de lado e recebeu o nome de METRO QUADRADO cuja abreviatura é m2
1) Para você perceber o tamanho de 1 metro quadrado, utilize o papel e construa um, ou seja recorte um quadrado que tem 1 metro de lado.
- Esta unidade é adequada para medir o piso de sua sala? ________
- E a superfície de uma folha de seu caderno? _________
- E a superfície do quarteirão de sua escola?__________
Você percebeu que para medir superfícies bem pequenas é necessário uma unidade menor que o metro quadrado. Assim, para medir pequenas superfícies, foram criados os submúltiplos do m2, que são:
- DECÍMETRO QUADRADO (dm2) = superfície do quadrado com 1 dm de lado.
- CENTÍMETRO QUADRADO (cm2) = superfície do quadrado com 1 cm de lado.
- MILÍMETRO QUADRADO (mm2) = superfície do quadrado com 1 mm de lado.
2) Para você perceber o tamanho destas unidades, construa cada submúltiplo, utilizando o papel quadriculado. Dê exemplos de superfícies que para medir são utilizadas estas unidades.
E para medir superfícies bem grandes, é necessária uma unidade maior que o metro quadrado. Assim, para medir grandes superfícies, foram criados os múltiplos do m2, que são:
- DECÂMETRO QUADRADO (dam2) = superfície do quadrado com 1 dam de lado
- HECTÔMETRO QUADRADO (ham2) = superfície do quadrado com 1 hm de lado
- QUILÔMETRO QUADRADO (km2) = superfície do quadrado com 1 km de lado
Se for possível, para ter idéia do tamanho dos múltiplos do metro quadrado, bem como verificar a relação entre o metro quadrado e o decâmetro quadrado, vá para o pátio da escola com os alunos e delimite o quadrado que tem dez metros de lado com os alunos contornando-o de mãos dadas. Faça perguntas tais como: Quantos metros quadrados cabem neste quadrado de 1 decâmetro de lado? Um decâmetro quadrado corresponde a quantos metros quadrados? Um decâmetro quadrado corresponde a quantos decímetros quadrados? E a quantos centímetros quadrados? Um metro quadrado corresponde a quantos decâmetros quadrados?
Aproveitando o momento induza-os a imaginar o tamanho do hectômetro quadrado, e do quilômetro quadrado. Peça-os para avaliar se o pátio da escola é maior ou menor que um hectômetro quadrado.
Vamos descobrir a relação entre os múltiplos e submúltiplos do m2.
1) Utilizando a folha quadriculada, colora:
a) de azul a região correspondente a 1 cm2.
b) de vermelho a região correspondente a 1 dm2.
c) de preto a região correspondente a 1 mm2.
4) Observando as regiões coloridas, responda:
a) quantos cm2 cabem em 1 dm2 ?______ Então 1 dm2 = ______cm2
c) quantos mm2 cabem em 1 cm2 ? ______Então 1 cm2 = ______mm2
5) Pegue o metro quadrado que você construiu e verifique quantos quadradinhos de 1 dm2 são necessários para recobri-lo totalmente. Então 1 m2 = _______dm2.
6) Concluímos assim, que cada unidade de área é ______ vezes a unidade imediatamente inferior.
Portanto, podemos afirmar que: em 1 dam2 cabem ______ m2
em 1 hm2 cabem _____ dam2
em 1 km2 cabem ______ hm2
7) Novamente observe as regiões coloridas e responda:
a) Um dm2 corresponde a que fração do m2?________
b) Um cm2 corresponde a que fra ção do dm 2?________
c) Um m m2 corresponde a que fração do cm2?________
8) Agora responda (se precisar, utilize o caderno quadriculado para visualizar):
a) 1 m2 tem quantos cm2?_____________ d) 1 cm2 tem quantos dm2
b) 1 m2 tem quantos mm2? ____________ e) 3 m2 corresponde a quantos mm2?___________
c) 1 km2 tem quantos m2? ___________ f) 2,5 m2 tem quantos mm2? ____________
A avaliação é feita no decorrer das atividades, observando o que os alunos fazem, e com questionamentos feitos durante a correção das atividades.
Três estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
27/07/2012
Três estrelasEU ACHEI O CONTEÚDO MUITO BOM, PORÉM, TEM COISAS QUE ESTÃO BEM DIFÍSSEIS DE SE ENTENDER