15/03/2010
Maria da Conceição de Oliveira Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Recursos tecnológicos |
- Conhecer alguns robôs da ficção científica.
O que é um robô e para que ele serve.
1º Momento
Apresente algumas imagens de robôs de filmes que as crianças costumam ver na televisão. Para isso, construa um cartaz ou alguns slides no Power Point. Elas terão apenas que reconhecer os robôs como personagens de filmes que já assistiram. Em seguida, questione: É possivel alguém ter um desses robôs na vida real? Como seria isso? Organize as respostas das crianças, na lousa ou em uma cartolina, e faça novas problematizações em cima das falas que surgirem.
Fonte: Relatório da Prática Pedagógica - Turma do 1º ano EF - Tarde - NEI/CAp - UFRN, 2009.
2º Momento
Leia a sinopse do documentário A Revolução dos Robôs - DISCOVERY CHANNEL (2005) ou de um similar, já que este não é de acesso livre, para situar o grupo acerca do filme que assistirão. Em seguida, assista com as crianças o documentário que foi contextualizado. É importante selecionar previamente algumas cenas, para discutir as informações que nelas constam, mostrando a evolução dos robôs.
Capa do DVD A revolução dos Robôs.
3º Momento
Proponha um registro plástico (desenho, pintura, etc.) ou escrito do que as crianças acharam mais importante no vídeo. Outra sugestão de atividade é solicitar que as crianças dissertem sobre a seguinte questão: SE EU TIVESSE UM ROBÔ, GOSTARIA QUE ELE...
4º Momento
Numa roda de conversa, apreciem e discutam os registros do 3º momento, valorizando e respeitando a produção individual. Analise a criatividade das crianças, observando de que forma relacionam os conhecimentos trabalhados sobre robôs do mundo da ficção com as necessidades da vida cotidiana.
Na lousa, numa folha de cartolina ou de papel madeira, faça com as crianças um quadro ou uma tabela diferenciando as características dos robôs do mundo real e do mundo ficcional.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
18/11/2010
Cinco estrelasmuito boa a aula.