20/12/2009
Soyamara Vieira Emilião, Glória Maria de Olíveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
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Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
Desenvolver interesse por textos de jornais.
Conhecer as características de uma manchete(brevidade, idéia principal, ênfase nos aspectos de impacto, etc.)
Ampliar os conhecimentos sobre a escrita.
Como se elabora uma manchete.
Não são necessários conhecimentos prévios.
Recursos da aula:
Textos completos de notícias, sem as manchetes.
ESTRATÉGIAS
O professor traz para a sala algumas notícias e lê com a turma, discutindo a manchete de cada uma, observando os aspectos característicos deste tipo de texto, mostrando que são breves e chamam atenção para o assunto que será desenvolvido na notícia.
Para a escolha das notícias o professor pode selecionar dos jornais, fatos ocorridos na cidade ou no bairro com textos relativamentes breves. Notícias sobre animais ou times de futebol também atendem a atividade, pois em geral despertam atenção das crianças. No Globinho encarte do jornal "O GLOBO" direcionado às crianças, também o professor poderá encontrar reportagens adequadas para a atividade.
É importante o professor ao ler as manchetes fazer perguntas para os alunos sobre quais outras manchetes fariam para a notícia lida, pois assim, despertará os alunos a percepção de como escrever uma manchete. Mostrar através dos exemplos lidos, que a manchete precisa tratar sobre o assunto, que ela pode dizer claramente o assunto da notícia, mas também pode deixar algumas pistas, despertando a curiosidade do leitor.
Quando já simulou com a turma a criação de várias manchetes oralmente o professor escolhe uma notícia, sem a manchete, e lê para os alunos, debate sobre a ideia principal que deve refletir-se na manchete e diz que a manchete desta reportagem será feita por cada aluno.
Entrega a folha com a notícia sem a manchete e pede aos alunos que a escreva.
Este trabalho pode ser feito também em duplas, onde os alunos podem discutir a respeito do que escrever e como escrever(discussão sobre ortografia).
Após todos terminarem cada aluno ou dupla lê a manchete que escreveu para a notícia.
Uma mesma notícia pode proporcionar manchetes muito diferentes, cuja diversidade convém mostrar aos alunos, relacionando-as com os efeitos que causa no leitor.
Ler as manchetes para a turma faz um fechamento para a atividade, pois é muito importante mostrar e respeitar a forma com que cada aluno escreve.
A avaliação ocorrerá durante a aula, quando o professor perceberá se os alunos compreenderam o objetivo de uma manchete bem como suas características específicas e, no momento em que o aluno (ou as duplas) escreverem as manchetes, o professor poderá avaliar se elas seguem a proposta deste tipo de texto e em que fase da escrita se encontram.
Cinco estrelas 2 calificaciones
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24/06/2010
Cinco estrelasAdorei a sugestão. Sou professora de inglês e irei aplica-la na minha aula de video. Os alunos assistirão ao DVD de Alvim e os Esquilos. E eles deverão confeccionar manchetes para anunciar ao show dos astros do rock. Obrigada por divulgar um excelente material na web.
24/03/2010
Cinco estrelasSIMONE, ADOREI A SUGESTÃO DA AULA E COM CERTEZA VOCÊ DEVE SER UMA ÓTIMA ALFABETIZADORA. UM ABRAÇO. GILMARA