15/11/2009
Nelson Vieira da Fonseca Faria
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Desenvolver o equilíbrio, a lateralidade, a audição e o ritmo dos alunos.
Esta aula é inspirada no livro "Explorando o Universo da Música" de Nicole Jeandot e deverá ter início com os alunos sentados no chão, em formato de roda.
A seguir o professor deverá fazer com os alunos exercícios de respiração para que fiquem mais calmos depois da excitação da mudança de posicionamento espacial.
Logo após, deverão ser distribuídas entre os alunos tampas de potes de sorvete, com os quais terá início uma brincadeira de escravos de Jó, porém cada aluno terá uma tampa, e as mesmas deverão circular por toda a roda. Haverá grande algazarra e muitos erros até uma circulação completa e satisfatória.
Depois dessa tentativa, o professor deverá começar a bater duas vezes com a tampa no chão, repetidamente: tap tap - tap tap
Quase que instintivamente, todos os alunos começarão a bater no mesmo ritmo.
O professor deverá complicar um pouco mais as batidas: tap tap - tap tap - taaap taaap
Agora deverão ser variadas as fórmulas e a intensidade das batidas. Até se alcançar no final uma grande batucada.
Esses movimento poderão ser realizados também com pauzinhos e latas pequenas vazias.
Com os pés e mãos:
Há várias maneiras de bater palmas que ocasionam diversas sonoridades:
As batidas com os pés também podem ser divesificadas:
Com a ponta do pé, com o calcanhar, ou utilizando alternadamente a ponta e o calcanhar, com a planta do pé.
O professor deve pedir às crianças que batam alternadamente, variando o ritmo; depois, batam um pé e em seguida as mãos, novamente outro pé e em seguida as mãos.
Se a criança não conseguir realizar esse movimento, o professor deverá sugerir que ela balance lateralmente o corpo, o que irá ajudá-la.
Agora o professor poderá escolher uma música para tornar a brincadeira mais agradável e realizar os movimentos de bater mãos e pés no chão alternadamente. Por exemplo, "Marcha Soldado": pé no 1º tempo, palmas no 2º tempo, etc.
O professor deverá pedir às crianças que cantem a música que desejarem, realizando esses movimentos, que poderão ser complicados com alternâncias e variações.
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
09/04/2010
Cinco estrelasEsta aula é transformadora, pois, propicia o desenvolvimento do aluno.