Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Ritmo e Lateralidade

 

15/11/2009

Autor y Coautor(es)
Paula Velloso Pereira
imagem do usuário

JUIZ DE FORA - MG COL DE APLICACAO JOAO XXIII

Nelson Vieira da Fonseca Faria

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical
Ensino Fundamental Inicial Artes Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Desenvolver o equilíbrio, a lateralidade, a audição e o ritmo dos alunos.

Duração das atividades
01 aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Nenhum
Estratégias e recursos da aula

Esta aula é inspirada no livro "Explorando o Universo da Música" de Nicole Jeandot e deverá ter início com os alunos sentados no chão, em formato de roda.

A seguir o professor deverá fazer com os alunos exercícios de respiração para que fiquem mais calmos depois da excitação da mudança de posicionamento espacial.

Logo após, deverão ser distribuídas entre os alunos tampas de potes de sorvete, com os quais terá início uma brincadeira de escravos de Jó, porém cada aluno terá uma tampa, e as mesmas deverão circular por toda a roda. Haverá grande algazarra e muitos erros até uma circulação completa e satisfatória.

Depois dessa tentativa, o professor deverá começar a bater duas vezes com a tampa no chão, repetidamente: tap tap - tap tap

Quase que instintivamente, todos os alunos começarão a bater no mesmo ritmo.

O professor deverá complicar um pouco mais as batidas: tap tap - tap tap - taaap taaap

Agora deverão ser variadas as fórmulas e a intensidade das batidas. Até se alcançar no final uma grande batucada.

Esses movimento poderão ser realizados também com pauzinhos e latas pequenas vazias.

Com os pés e mãos:

Há várias maneiras de bater palmas que ocasionam diversas sonoridades:

  • Com as mãos paralelas, dedos estendidos com palmas uma de frente para a outra, provocam som claro, e o movimento pode ser rápido;
  • Quando as mãos batem em diagonal com as palmas levemente em forma de concha; o som parece mais grave e o movimento mais lento;
  • Se a mão direita vem bater na esquerda, que permanece imóvel, ou vice-versa. Os tempos são mais rápidos;
  • E ainda, dois dedos podem bater na palma da mão.

As batidas com os pés também podem ser divesificadas:

Com a ponta do pé, com o calcanhar, ou utilizando alternadamente a ponta e o calcanhar, com a planta do pé.

O professor deve pedir às crianças que batam alternadamente, variando o ritmo; depois, batam um pé e em seguida as mãos, novamente outro pé e em seguida as mãos.

Se a criança não conseguir realizar esse movimento, o professor deverá sugerir que ela balance lateralmente o corpo, o que irá ajudá-la.

Agora o professor poderá escolher uma música para tornar a brincadeira mais agradável e realizar os movimentos de bater mãos e pés no chão alternadamente. Por exemplo, "Marcha Soldado": pé no 1º tempo, palmas no 2º tempo, etc.

O professor deverá pedir às crianças que cantem a música que desejarem, realizando esses movimentos, que poderão ser complicados com  alternâncias e variações.

Avaliação
Deverão ser avaliados a participação, o comprometimento, o envolvimento e a evolução de cada aluno durante a aula.
Opinión de quien visitó

Cinco estrelas 1 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/1 - 100%
  • Quatro estrelas 0/1 - 0%
  • Três estrelas 0/1 - 0%
  • Duas estrelas 0/1 - 0%
  • Uma estrela 0/1 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.