Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Descobrindo os modelos matemáticos para cálculo das áreas do losango e do trapézio.

 

16/12/2009

Autor e Coautor(es)
imagem do usuário

Raquel Fernandes Gonçalves Machado

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Edilamar Ferreira

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

ANTOMAR ARAUJO FERREIRA

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Maísa Gonçalves da Silva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Marcia Aparecida Mendes

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

imagem do usuário

Gislaine Saraiva

UBERLANDIA - MG

Universidade Federal de Uberlândia

Edilamar Ferreira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Matemática Geometria
Ensino Fundamental Final Matemática Grandezas e medidas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Obter os modelos matemáticos para calcular as áreas do losango e do trapézio e utilizá-los.

Duração das atividades
1 hora/aula de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Calcular área do retângulo e do paralelogramo.  

Características e elementos do losango e do trapézio .

Estratégias e recursos da aula

Este assunto é desenvolvido utilizando um estudo dirigido que deverá ser feito passo a passo pelo aluno.
Após a revisão sugerida no item anterior, entregar o estudo dirigido descrito abaixo juntamente com folhas de papel quadriculado. Combinar com a turma um tempo máximo para que eles possam fazer o estudo em dupla. Decorrido o tempo combinado, fazer a correção, comentando as respostas de cada grupo. Deixá-los trabalhar, observando o que eles estão fazendo, intervindo o mínimo possível para que eles interpretem sozinhos as instruções contidas no mesmo.

CALCULANDO ÁREA DE FIGURAS PLANAS


• ÁREA DO LOSANGO

1) Desenhe dois losangos idênticos na folha quadriculada.
2) Trace as diagonais nos dois com cores distintas.
3) Escolha um deles, colora-o de azul a seguir recorte-o e cole no espaço abaixo.

4) Pegue o outro losango e colora cada um dos triângulos que tem a diagonal maior como lado. Um de verde e o outro de vermelho. Ele vai ficar semelhante ao da figura seguinte:

undefined

5) Recorte o losango sobre a diagonal maior para separar os dois triângulos que você coloriu.
7) Agora monte um retângulo utilizando estes três triângulos. Cole-o no espaço acima, ao lado do 1º losango já colado.
8) Observe o retângulo que você montou, compare-o com o losango e responda: 


a) A base do retângulo é igual a que elemento (lado, diagonal menor, diagonal maior) do losango?____________________________ E a altura?_______________________________
b) Qual é a relação entre a área do losango e a do retângulo montado? ________________________________.


9) Agora complete:


Um losango pode ser transformado em um _______________ cuja base é a ___________________________ do losango e cuja altura é a metade da __________________________ do losango, portanto para calcular a área do losango, devemos _________________ a medida da _________________________ pela ___________ da medida da ______________________________.


10) Representando:

undefined

Aplique a fórmula obtida fazendo as atividades a seguir.
I) Calcular a área do losango abaixo:

II) Determine a área de um losango cuja diagonal maior mede 6,5 dm e diagonal menor 3,2 dm .
III) Calcule a medida de uma diagonais de um losango sabendo que a outra mede 6 cm e a área dele é igual a 12 cm2 .


• ÁREA DO TRAPÉZIO

1) Desenhe no caderno quadriculado, dois trapézios idênticos.
2) Recorte-os e colora cada um com cores distintas.
2) Utilizando estes dois trapézios, monte um paralelogramo e cole-o no espaço abaixo.


3) A base deste paralelogramos corresponde a que elemento (base maior, base menor, altura) do trapézio? _________________________________________
4) A altura deste paralelogramo corresponde a que elemento do trapézio?_____________________
5) Qual é a relação entre a área deste paralelogramo e a do trapézio? ______________________________________________________________________
6) Agora, organizando as idéias, complete:
Dois trapézios idênti cos formam um ________ ______________ que t em a base igual a __ ____________________ ___ do trapézio e a altura ___________ a do trapézio.
Então a área de um dos trapézios é a ___________________ da área do paralelogramo .
Portanto, para calcular a área do trapézio, devemos _________________ a soma das medidas das __________________ pela medida da altura e a seguir _________________ por 2.

7) Representando:

undefined

Aplique a fórmula obtida fazendo as atividades a seguir.
I) Calcular a área dos trapézios:

undefined
        

II) Determine a área de um terreno que tem forma de um trapézio cuja dimensões são: base maior 27,5 m, base menor 22,4 m e altura 15 m .
III) Calcule a medida da altura de um trapézio que tem: área 116 m2, base maior 5 m e base menor 3 m.

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação é feita no decorrer das atividades, observando o que os alunos fazem, e com questionamentos feitos durante a correção das atividades.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.