Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Leitura e análise de charges

 

21/11/2009

Autor e Coautor(es)
LAZUITA GORETTI DE OLIVEIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • ler e interpretar charges, atentando para a intencionalidade específica desse gênero: fazer crítica por meio do humor;
  • conhecer alguns mecanismos linguísticos e visuais presentes nas charges;
  • criar charges a fim de realizar uma crítica por meio do humor e da linguagem verbo-visual.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • conhecer o gênero charge: composição verbo-visual em que aparece um texto opinativo, normalmente uma crítica irônica;
  • demonstrar habilidades básicas de leitura: realizar inferências e estabelecer relação entre texto e contexto.
Estratégias e recursos da aula

  • uso de charges veiculadas na internet;
  • utilização do laboratório de informática.

Aula 1 (50 m)

Atividade
O gênero discursivo a ser trabalhado nessa aula trata-se da Charge.Para motivar os alunos para a leitura de charges, o professor deverá lhes perguntar se eles gostam de textos que criticam, de forma irônica e por meio do humor, os problemas sociais.

Os alunos devem ter conhecimento de a Charge é um gênero textual cuja intencionalidade principal é fazer uma crítica por meio do humor. As charges destacam-se pela criatividade e abordagem de temas da atualidade. Os personagens geralmente são desenhados seguindo o estilo de caricaturas. Geralmente, abordam diversos temas, tais como assuntos do cotidiano, política, futebol, economia, ciência, relacionamentos, artes, consumo, etc.

As charges costumam ser publicadas, geralmente, em jornais, revistas e livros. Com o desenvolvimento da Internet, apareceram vários sites especializados em apresentar charges animadas elaboradas em linguagem flash.

Para ampliar o conhecimento dos alunos sobre esse gênero, o professor deverá levar os alunos ao laboratório de informática para, em dupla, realizarem uma pesquisa sobre o assunto e terem acesso a charges animadas na internet.

Disponíveis nos sites:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Charge

http://charges.uol.com.br/

http://www.animatunes.com.br/animacoes/

Aula 2 (50m)
Atividade

Em sala de aula, o professor deverá entregar algumas cópias de charges aos alunos e fazer-lhes a seguinte observação: para que o leitor se divirta com a leitura de uma charge, é preciso que ele esteja a par da situação cultural – conhecimento prévio de mundo – que a charge expõe, bem como dos recursos lingüísticos nela presentes.

A seguir, o professor deverá solicitar aos alunos que façam a leitura das charges (1, 2, 3,4,5,6,7 e 8) a eles apresentadas, respondendo às questões propostas.

CHARGE 1

http://tirocerto.homestead.com/charges.html

CHARGE 2

Charge 3

Charge 4

Charge 5

http://chargesprotestantes.blogspot.com/2008/02/violncia-domstica.html

Charge 6

http://www.palavras.blog.br/2009/06/quem-e-o-sujeito-charge.html

Charge 7

 

http://www.futuroprofessor.com.br/wp-content/uploads/2009/03/ensino-publica-charge-de-amancio.jpg

Charge 8

http://4.bp.blogspot.com/_nlpp_8vZxes/SeOYefLlNLI/AAAAAAAADKw/XREpsQrsI80/s400/charge-greveprof.jpg

Questões sobre as charges:
1. O que é uma charge e qual a sua finalidade?
2. Qual é o conhecimento prévio de mundo necessário para que o leitor se divirta com:
a. charges 1, 2.
b. charges 3 e 4.
c. charge 5.
d. charge 6.
d. charges 7 e 8.
3. Observe todas as charges (1 a 8).
a. Explique cada uma delas. O que elas criticam?
4. O humor da charge é produzido pela associação de elementos lingüísticos e de elementos visuais.
Descreva cada uma das charges, de modo a indicar os aspectos visuais bem como o(s) elemento(s) lingüístico(s) que provocam humor em cada uma delas.

AULA 2

Produção de Texto

O professor deverá solicitar aos alunos que elaborem charges. Os temas sugeridos podem ser os mesmos abordados nas charges estudadas, quais sejam: ensino público, política, violência doméstica, desarmamento e violência urbana.

Importante: Professor, você deve lembrar ao aluno que, quando o cartunista desenha/ produz uma charge, ele expõe o seu ponto de vista sobre um determinado tema.

Avaliação

A avaliação dar-se-á de forma processual, isto é, em todos os momentos em que os alunos estiverem participando das discussões propostas e, individualmente, por meio da realização das atividades escritas. Em relação à produção de texto, os alunos serão avaliados, considerando o atendimento à proposta, qual seja: criar uma charge usando os recursos da linguagem verbo-visual para expor uma crítica pessoal sobre determinado tema, criticando-o por meio de humor.


Importante: os textos criados pelos alunos sob a orientação do professor serão expostos no mural da sala de aula ou em outro lugar apropriado.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 16 classificações

  • Cinco estrelas 15/16 - 93.75%
  • Quatro estrelas 0/16 - 0%
  • Três estrelas 1/16 - 6.25%
  • Duas estrelas 0/16 - 0%
  • Uma estrela 0/16 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Daniele da Silva Carra, U , Rio Grande do Sul - disse:
    dd.carra@bol.com.br

    11/04/2015

    Cinco estrelas

    Planejamento super adequado à realidade atual, significativo para os alunos.


  • Josilene Dos Santos Souza, UEG , Goiás - disse:
    josilenesouza001@hotmail.com

    30/03/2015

    Cinco estrelas

    Após observar a leitura e análise de charges pude compreender melhor esse gênero textual que é suma importância na formação de leitores críticos e também trabalhar com charges é uma forma de deixar o aluno a par situações sociais cotidianas e ao mesmo tempo fazendo isso de forma lúdica.


  • ana priiiiscila, george , Rio de Janeiro - disse:
    ana.priiscila@hotmail.com

    28/06/2013

    Cinco estrelas

    os charges e os deveres sao bem divertidos, eu mi amarro nisso!!!!!!!!


  • ana priscila, george , Rio de Janeiro - disse:
    ana.priiscila@hotmail.com

    28/06/2013

    Três estrelas

    muito divertido, adorei!!!!!!!!!!!


  • conceiçaõ, enseno fudamental , Bahia - disse:
    conceicao.parfo@yahoo.com.br

    18/02/2013

    Cinco estrelas

    gostei muito da sugestão da atividade vou aplicar ena turma do EJA


  • fernanda, E.E.E.F.M.mariano firme de souza , Espírito Santo - disse:
    fernanda.emanuelly@hotmail.com

    27/11/2012

    Cinco estrelas

    beim legal noa 10:}


  • ADriana, Faculdade Flamingo , São Paulo - disse:
    adrianamenezes@felisbino.com.br

    01/09/2012

    Cinco estrelas

    A atividade merece merito pois não são todas as pessoas que conseguem trabalhar com questões abertas, em que não há receita pronta. Parabéns pelo estudo.


  • Rosimere Barcelos Bastos, LHC/CEJOPA , Rio de Janeiro - disse:
    rosimere.bbb@ig.com.br

    19/06/2012

    Cinco estrelas

    Adorei todo o conteúdo.Me acrescentou muito no meu material selecionado para minhas aulas nas minhas turmas.


  • Jadelyn West, Estados Unidos - disse:
    Jadelyn_West@hotmail.com

    28/03/2012

    Cinco estrelas

    Very good! :)


  • simone cacau, E E F Monsenhor Tabosa , Ceará - disse:
    simonecacau1608@gmail.com

    04/06/2011

    Cinco estrelas

    Excelente aula...vou aplicar com certeza...


  • Isabele Pereira , Unifra , Rio Grande do Sul - disse:
    isabele_zizi@hotmail.com

    28/04/2011

    Cinco estrelas

    Excelente a aula sobre charge! Eu juntamente com o meu grupo do programa Pibid adaptamos e aplicamos as atividades sobre charge com alunos de 8ª série, 1º e 2º anos de ensino médio da Escola Estadual de Ensino Básico Irmão José Otão. Além deles compreenderem a proposta desse gênero textual, se divertiram com as charges porpostas pela atividade.


  • Silvana de Queiroz, EE. Jorge Julian , São Paulo - disse:
    profssil@ig.com.br

    11/03/2011

    Cinco estrelas

    Adorei!!!!! Estou trabalhando o tema charge com alunos da EJA e não tinha muita experiencia em como ministrar essa aula. agora me sinto mais segura.


  • MARCIA MARIA RAZERA DE ANDRADE, IVO ZANLORENZI E E MONSENHOR E FUND , Paraná - disse:
    marciarazera@seed.pr.gov.br

    18/10/2010

    Cinco estrelas

    Excelente aula! Nesta aula o professor poderá explorar além do gênero discursivo a intencionalidade contida nas charges. As atividades foram elaboradas de maneira organizada e criativa dispertando o interesse do aluno em realizá-las. Considero muito interessante a sugestão de pesquisa realizada pelos alunos no laboratório de informática. Parabéns!


  • Lenita J. de Araujo, Escola Municipal Paulo Freire , Mato Grosso - disse:
    lenita_professora@hotmail.com

    02/10/2010

    Cinco estrelas

    Gostei muito da sugestão de aula. Fiquei feliz por voces compartilharem. Estou justamente trabalhando charge com aluno da 1ª fase do 3º ciclo ( 6ª série) refernte ao meio ambiente.


  • Jaqueline Gomes, ANTONIO AUGUSTO VASCONCELOS , Rondônia - disse:
    jackunir@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Adorei, gosto de trabalhar com charges, porque é uma maneira de trabalhar um gênero textual que está presente na realidade do aluno e que explora a interpretação, conhecimento de mundo do aluno e ainda seu senso crítico...recomendo!


  • Aniedja França de Lima, EEEFM MARCIA GUEDES ALCOFORADO DE CARVALHO , Paraíba - disse:
    aniedjaflima@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Excelente forma de diversificar as aulas e motivar os alunos.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.