17/12/2009
Regina Célia Martins Salomão Brodbeck
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Literatura | Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada |
Ler poemas
Observar o diálogo entre textos - intertextualidade
Comparar textos que abordam o mesmo tema, assumindo discursos diferentes.
Pensar sobre o movimento de ruptura promovido pelos modernistas de 22, a partir da leitura de paródias.
Recuperar conhecimentos sobre o Modernismo no Brasil: autores, importância do movimento para a construção da autonomia da arte e da literatura brasileira etc.
AULA 1
Atividade 1Verificar o que os alunos sabem sobre os autores Manuel Bandeira e Castro Alves.
Atividade 2Apresentar os poemas “O adeus de Tereza”, de Castro Alves, e “Teresa”, de Manuel Bandeira. Propor que os alunos façam uma leitura silenciosa dos dois textos e procurem pistas que sinalizem que os textos dialogam entre si.
O "adeus" de Teresa
Castro Alves
A vez primeira que eu fitei Teresa,
Como as plantas que arrasta a correnteza,
A valsa nos levou nos giros seus
E amamos juntos E depois na sala
"Adeus" eu disse-lhe a tremer co'a fala
E ela, corando, murmurou-me: "adeus."
Uma noite entreabriu-se um reposteiro. . .
E da alcova saía um cavaleiro
Inda beijando uma mulher sem véus
Era eu. Era a pálida Teresa!
"Adeus" lhe disse conservando-a presa
E ela entre beijos murmurou-me: "adeus!"
Passaram tempos sec'los de delírio
Prazeres divinais gozos do Empíreo
... Mas um dia volvi aos lares meus.
Partindo eu disse - "Voltarei! descansa!. . . "
Ela, chorando mais que uma criança,
Ela em soluços murmurou-me: "adeus!"
Quando voltei era o palácio em festa!
E a voz d'Ela e de um homem lá na orquestra
Preenchiam de amor o azul dos céus.
Entrei! Ela me olhou branca surpresa!
Foi a última vez que eu vi Teresa!
E ela arquejando murmurou-me: "adeus!"
http://www.revista.agulha.nom.br/calves05.html#teresa
Teresa
Manuel Bandeira
A primeira vez que vi Teresa
Achei que ela tinha pernas estúpidas
Achei também que a cara parecia uma perna
Quando vi Teresa de novo
Achei que os olhos eram muito mais velhos que o resto do corpo
(Os olhos nasceram e ficaram dez anos esperando que o resto do corpo nascesse)
Da terceira vez não vi mais nada
Os céus se misturaram com a terra
E o espírito de Deus voltou a se mover sobre a face das água
http://www.revista.agulha.nom.br/manuelbandeira01.html#teresa
Atividade 3Propor que os alunos releiam os textos em voz alta, individualmente ou como leitura em jogral. É importante motivar uma leitura melódica, sobretudo do primeiro texto, que se vale de inúmeros recursos dessa natureza. Essa é uma atividade importante para a experiência de fruição que caracteriza o contato com a poesia.
Atividade 4Releitura do texto de Castro Alves
O professor deve retomar o texto “O Adeus de Tereza”, solicitando aos alunos que exponham sua interpretação do texto. Nesse momento, o professor deve, se necessário, mediar a interação com a turma, ajudando os alunos a observarem que o poema tem uma estrutura narrativa e que o desfecho dessa narrativa permite explicar o título do poema “O adeus de Tereza”.
Atividade 5Releitura do texto de Manuel Bandeira
O professor pode proceder da mesma forma com o texto de Manuel Bandeira, possibilitando que os alunos apresentem suas diferentes leituras. Uma leitura atenta do texto de Bandeira implica perceber que o texto se faz como uma paródia do texto de Castro Alves: o poema tem a mesma estrutura narrativa, e é o mesmo o nome da mulher amada. No entanto, o texto de Bandeira subverte, questiona o modelo de amor romântico: o amor à primeira vista, despertado pela bela Tereza de Castro Alves, não acontece no caso do poema de Bandeira; mas o fato de a Tereza do segundo poema ter “pernas estúpidas”, “cara estúpida” e “olhos velhos” não impede que o amor aconteça, como sinaliza a última estrofe do poema.
AULA 2
Atividade 1Apresentar os textos de Joaquim Manuel de Macedo e Manuel Bandeira. Se necessário, oferecer informações aos alunos sobre o primeiro escritor, autor de romances como “A Morenhinha”.
Texto de J. M. de Macedo
“mulher, irmã, escuta-me: não am es.
Quando a te us pés um homem tern o e curvo
Jurar amor, chorar pranto de sangue,
Não creias não, mulher: ele te engana!
As lágrimas são galas da mentira.
E o juramento manto da perfídia.”
TRADUÇÃO
Manuel Bandeira
Teresa, se algum sujeito bancar o sentimental em cima de você
E te jurar uma paixão do tamanho de um bonde
Se ele chorar
Se ele se ajoelhar
Se ele se rasgar todo
Não acredita não Teresa
É lágrima de cinema
É tapeação
Mentira
CAI FORA.
Atividade 2Os alunos devem ler os textos desta aula fazendo o mesmo exercício comparativo da aula anterior. O título do texto de Manuel Bandeira é importante pista de leitura: ajuda a entender a crítica que o poeta faz ao purismo de linguagem que marca nossa tradição literária. Nesse sentido, Bandeira “traduz” o poema de Macedo, usando um registro informal de linguagem e substituindo o tratamento "tu", próprio do português de Portugal, pelo tratamento "você", valorizando, assim, a "língua brasileira".
Atividade 3Retomar as paródias de Manuel Bandeira e propor uma discussão a respeito da contribuição dos primeiros escritores modernistas na construção de uma literatura brasileira mais autônoma. As paródias de Bandeira representam bem o movimento de ruptura que caracterizou o Modernismo de 22. São textos que exibem vários elementos de contestação, como: a negação de um discurso romântico sobre o amor e a mulher, a contestação do purismo de linguagem que marca a tradição, a valorização do verso livre, do coloquial etc.
Atividade 4Vídeo sobre o Modernismo de 22 ou a Semana de Arte Moderna
A avaliação será feita considerando-se as leituras produzidas pelos alunos em sala de aula, oralmente ou por escrito. O professor pode ainda selecionar novas paródias modernistas, como aquelas feitas no diálogo com a “Canção do Exílio”, de Gonçalves Dias, procurando verificar como os alunos lêem poemas e reconhecem o diálogo entre textos de diferentes autores e diferentes épocas.
Quatro estrelas 4 classificações
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25/11/2013
Cinco estrelasExcelente aula! Gostei muito, pois fomenta a leitura dos poemas de maneira que os estudantes sintam o ritmo da produção poética.
20/10/2010
Quatro estrelasExplorar esses dois monstros da literatura parodiando, vai tornar nossas aulas mais gostosas. Parabéns pelas sugestões.
12/05/2010
Cinco estrelasNão é sempre que se tem a oportunidade de se deparar com tão substancial material de trabalho. O aluno que o tiver em mãos saberá medir com precisão a real importância do estudo comparativo do texto para a compreensão do mundo em que ele vive, conhecendo-o através da expressiva ficção da vida.
24/03/2010
Cinco estrelasE xcelente a proposta da aula sobre literatuta. É necessário sempre dialogar entre uma escola literária passada com a atual.