30/10/2009
Claudia Regina Montes Gumerato Fernandes
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
Com esta aula os alunos poderão compreender que fazem parte da escola e que são sujeitos importantes para a conservação da mesma em condições onde seja assegurada a qualidade do ambiente. Além disso, estaremos trabalhando para a formação de cidadãos conscientes de seus deveres e direitos com o ambiente.
Não são necessários conhecimentos prévios trabalhados pelo professor.
· Atividade 1
O professor poderá apresentar o filme “Simpsons: o filme”, depois da exibição poderá questionar com os alunos sobre o tema desenvolvido.
O que é o lixo?
Quem são os produtores de lixo?
Quais são os destinos dados ao lixo?
· Atividade 2
O professor poderá sondar com os alunos para saber o que conhecem sobre a situação do lixo. Além disso, poderá começar a mediar informações sobre o conceito de lixo, as classificações dadas aos diferentes tipos de lixo, os problemas que podem ser gerados pela produção exacerbada de lixo, o que nós cidadãos podemos fazer para diminuir a produção de lixo.
Para apontar as classificações dos diferentes tipos de lixo o professor poderá utilizar o link abaixo:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Res%C3%ADduos_s%C3%B3lidos
Para essa atividade poderá sugerir que os alunos façam a classificação do lixo dando a eles uma lista com inúmeros tipos de lixo e pedindo para que eles separem e agrupem esses diferentes tipos de lixo.
Lata de refrigerante |
Cascas de frutas |
Pilhas |
Garrafa PET |
Caixas de sapatos |
Resto do almoço |
Jornal |
Caixa de sapato |
Panfletos |
Embalagem de bala |
Garrafa de vidro |
Caderno velho |
Sacola rasgada |
Seringa |
Restos de saladas |
Restos de podas de jardim |
Lata de extrato |
Agulhas usadas |
Chiclete |
Embalagem de arroz |
Embalagem de televisão |
Algodão usado |
Embalagens de esmaltes |
Copos quebrados |
Vidro de ervilha |
Vasilhames plásticos quebrados |
Luvas hospitalares usadas |
Pedaços de antena de TV |
Bateria de controle remoto |
Baldes quebrados |
· Atividade 3
Para trabalhar a questão da conscientização dos cidadãos para a questão do lixo, o professor juntamente com toda a comunidade escolar poderá desenvolver um projeto para ser realizado no pátio da escola durante o intervalo do recreio.
Os alunos serão divididos em equipes que revezarão durante os dias da semana, os alunos devem ser identificados com crachás e/ou aventais e espalhados nos diferentes pontos do pátio da escola. Como sabemos é durante o recreio que a escola sofre mais com a questão do lixo porque os alunos estão lanchando e alguns jogam embalagens, latas de refrigerante, papéis no chão então aqui entrarão as equipes que ficaram atentas para fazer a abordagem desses alunos que estão sujando o chão e dando informações sob re o lixo. Ao final das informações os alunos pedirão que a pessoa pegue o que ela jogou no chão e procure o coletor de lixo mais próximo.
Dica:
Se a escola não possui coletores para ser realizada a coleta seletiva os alunos juntamente com os professores poderão criar, permitindo com isso que o aluno se intere mais sobre a coleta seletiva.
Para isso o aluno terá que ter em mãos as cores utilizadas para identificar os coletores e seus respectivos lixos, segue listagem das cores dos coletores:· Atividade 4
Após conhecer os diferentes tipos de lixo o professor poderá trabalhar com o destino dado ao lixo, para isso poderá montar uma aula em slides ilustrando: lixões, aterros sanitário, aterro controlado, áreas alagadas, incineradores, compostagem, etc.
Para planejar essa atividade o professor poderá contar com os seguintes sites:
http://www.uenf.br/uenf/centros/cct/qambiental/so_destinolixo.html
http://www.ufv.br/Pcd/Reciclar/lixo_brasil.htm
http://intra.vila.com.br/sites_2002a/urbana/susana/sitedestino.htm
Se o professor quiser enriquecer ainda mais a sua aula poderá agendar um visita ao aterro sanitário da sua cidade. Normalmente esses aterros disponibilizam monitores para acompanhar as visitas e ir explicando todas as etapas do processo.
Além disso, o professor poderá sugerir que os alunos juntamente com seus pais façam o processo de compostagem em casa é bem simples e irá envolver a família do aluno no seu processo de construção do seu conhecimento.
Para montagem do processo de compostagem siga as dicas do site: http://www.planetaorganico.com.br/composto2.htm.
Sugestões para trabalhar a interdisciplinaridade:
Geografia: poderá trabalhar a questão do lixo no país e no mundo.
Matemática: poderá trabalhar com números sobre a quantidade de lixo, fazer gráficos comparando a quantidade de lixo produzido no decorrer dos anos.
Português: trabalhar com interpretação de texto.
Quatro estrelas 10 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
12/03/2012
Quatro estrelasPropostas de trabalho sobre a questão do lixo muito bem elaborada e dinâmica, parabéns.
22/07/2010
Cinco estrelasQue todos os educadores orientassem os educando sobre a conscientização dos cidadãos para a questão do lixo e que utilizasse diferentes estratégias pra estimular a coleta seletiva nas escolas
26/06/2010
Cinco estrelasEsse tipo de projeto é bastante relevante para trabalhar com nossas crianças. O projeto é fantástico!!
24/03/2010
Cinco estrelasProfessora você foi muito feliz no desenvolvimento de sua aula, pois, essa é uma das nossas maiores preocupações. Parabéns!!!
24/03/2010
Cinco estrelasUma proposta excelente
24/03/2010
Cinco estrelasexcelente proposta para se trabalhar
24/03/2010
Cinco estrelasEste tema é lindo.Nos faz sair dos paredões das salas de aulas e nos aproxima à realidade.Uniu-se teoria e prática. Corrigindo texto nº 1.
24/03/2010
Cinco estrelasProfª Maria Naves, gostei muita dessa iniciativa em unir a teoria e a pratica dentro dos muros da escola, pois é notório que no final das aulas, as salas ficam sujas, com materiais diversos jogados pelo chão, e ao estarmos levantando estes questionamentos de conscientização na escola, conserteza esse quadro vai melhorar, ficando o exemplo da atividade 3 essencial para ser trabalhado durante o ano todo. Obrigada pela sugestão.
24/03/2010
Cinco estrelaseste tema é excelente,pois tenho percebido que a cada dia nossos alunos necessitam dessa conscientização sobre o meio ambiente pois muito tem se falado e pouco praticado. E esta aula uniu-se teoria e prática. adorei prof maria
24/03/2010
Cinco estrelasOi Maria Margarida!Gostei muito da sua aula, pois contribui no processo de aprendizagem quanto a preservação do meio ambiente, seja, na escola ou fora do muro da instituição escolar. Também me chamou atenção a forma de avaliação que você utilizou com seu alunos, vejo que disperta o compromisso dos alunos a se envolverem totalmente com as atividades proposta. Parabéns!