Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Amigos do lixo: fazendo coleta seletiva na escola

 

30/10/2009

Autor e Coautor(es)
Maria Margarida Naves
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Claudia Regina Montes Gumerato Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Manejo e conservação ambiental
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Com esta aula os alunos poderão compreender que fazem parte da escola e que são sujeitos importantes para a conservação da mesma em condições onde seja assegurada a qualidade do ambiente. Além disso, estaremos trabalhando para a formação de cidadãos conscientes de seus deveres e direitos com o ambiente.

Duração das atividades
4 (quatro) aulas de 50 (cinquenta) minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não são necessários conhecimentos prévios trabalhados pelo professor.

Estratégias e recursos da aula

·         Atividade 1

O professor poderá apresentar o filme “Simpsons: o filme”, depois da exibição poderá questionar com os alunos sobre o tema desenvolvido.

 undefined

O que é o lixo?

Quem são os produtores de lixo?

Quais são os destinos dados ao lixo?

 

·        Atividade 2

 

O professor poderá sondar com os alunos para saber o que conhecem sobre a situação do lixo. Além disso, poderá começar a mediar informações sobre o conceito de lixo, as classificações dadas aos diferentes tipos de lixo, os problemas que podem ser gerados pela produção exacerbada de lixo, o que nós cidadãos podemos fazer para diminuir a produção de lixo.

Para apontar as classificações dos diferentes tipos de lixo o professor poderá utilizar o link abaixo:

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Res%C3%ADduos_s%C3%B3lidos

 

Para essa atividade poderá sugerir que os alunos façam a classificação do lixo dando a eles uma lista com inúmeros tipos de lixo e pedindo para que eles separem e agrupem esses diferentes tipos de lixo.

 

Lata de refrigerante

Cascas de frutas

Pilhas

Garrafa PET

Caixas de sapatos

Resto do almoço

Jornal

Caixa de sapato

Panfletos

Embalagem de bala

Garrafa de vidro

Caderno velho

Sacola rasgada

Seringa

Restos de saladas

Restos de podas de jardim

Lata de extrato

Agulhas usadas

Chiclete

Embalagem de arroz

Embalagem de televisão

Algodão usado

Embalagens de esmaltes

Copos quebrados

Vidro de ervilha

Vasilhames plásticos quebrados

Luvas hospitalares usadas

Pedaços de antena de TV

Bateria de controle remoto

Baldes quebrados

 

·        Atividade 3

Para trabalhar a questão da conscientização dos cidadãos para a questão do lixo, o professor juntamente com toda a comunidade escolar poderá desenvolver um projeto para ser realizado no pátio da escola durante o intervalo do recreio.

Os alunos serão divididos em equipes que revezarão durante os dias da semana, os alunos devem ser identificados com crachás e/ou aventais e espalhados nos diferentes pontos do pátio da escola. Como sabemos é durante o recreio que a escola sofre mais com a questão do lixo porque os alunos estão lanchando e alguns jogam embalagens, latas de refrigerante, papéis no chão então aqui entrarão as equipes que ficaram atentas para fazer a abordagem desses alunos que estão sujando o chão e dando informações sob re o lixo. Ao final das informações os alunos pedirão que a pessoa pegue o que ela jogou no chão e procure o coletor de lixo mais próximo.

Dica:

Se a escola não possui coletores para ser realizada a coleta seletiva os alunos juntamente com os professores poderão criar, permitindo com isso que o aluno se intere mais sobre a coleta seletiva.

Para isso o aluno terá que ter em mãos as cores utilizadas para identificar os coletores e seus respectivos lixos, segue listagem das cores dos coletores:

undefined

·         Atividade 4

 

Após conhecer os diferentes tipos de lixo o professor poderá trabalhar com o destino dado ao lixo, para isso poderá montar uma aula em slides ilustrando: lixões, aterros sanitário, aterro controlado, áreas alagadas, incineradores, compostagem, etc.

Para planejar essa atividade o professor poderá contar com os seguintes sites:

 

http://www.uenf.br/uenf/centros/cct/qambiental/so_destinolixo.html

 

http://www.ufv.br/Pcd/Reciclar/lixo_brasil.htm

 

http://intra.vila.com.br/sites_2002a/urbana/susana/sitedestino.htm

 

Se o professor quiser enriquecer ainda mais a sua aula poderá agendar um visita ao aterro sanitário da sua cidade. Normalmente esses aterros disponibilizam monitores para acompanhar as visitas e ir explicando todas as etapas do processo.

Além disso, o professor poderá sugerir que os alunos juntamente com seus pais façam o processo de compostagem em casa é bem simples e irá envolver a família do aluno no seu processo de construção do seu conhecimento.

Para montagem do processo de compostagem siga as dicas do site: http://www.planetaorganico.com.br/composto2.htm.

Recursos Complementares

Sugestões para trabalhar a interdisciplinaridade:

Geografia: poderá trabalhar a questão do lixo no país e no mundo.

Matemática: poderá trabalhar com números sobre a quantidade de lixo, fazer gráficos comparando a quantidade de lixo produzido no decorrer dos anos.

Português: trabalhar com interpretação de texto.

Avaliação
O processo de avaliação será contínuo. Sendo o professor será responsável por verificar se os alunos estão sendo sujeitos ativos nas aulas, além disso o poderá ser avaliado o envolvimento e compromisso dos alunos com as atividades propostas.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 10 classificações

  • Cinco estrelas 9/10 - 90%
  • Quatro estrelas 1/10 - 10%
  • Três estrelas 0/10 - 0%
  • Duas estrelas 0/10 - 0%
  • Uma estrela 0/10 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Daniele Giulianna, EMEF Sebastião Sobrinho , Espírito Santo - disse:
    danielebiologa@hotmail.com

    12/03/2012

    Quatro estrelas

    Propostas de trabalho sobre a questão do lixo muito bem elaborada e dinâmica, parabéns.


  • Lusia Arruda Silva Barbosa, E.M.E.F. Virginius da Gama e Melo , Paraíba - disse:
    lusiaarruda@gmail.com

    22/07/2010

    Cinco estrelas

    Que todos os educadores orientassem os educando sobre a conscientização dos cidadãos para a questão do lixo e que utilizasse diferentes estratégias pra estimular a coleta seletiva nas escolas


  • Helena Lúcia de Morais Lima Esteves, Núcleo de Tecnologia Educacional Iporá , Goiás - disse:
    hlucialima@gmail.com

    26/06/2010

    Cinco estrelas

    Esse tipo de projeto é bastante relevante para trabalhar com nossas crianças. O projeto é fantástico!!


  • Cristiana da Silva Nascimento, Escola Municipal Manoel Machado , Paraíba - disse:
    silvacristiana39@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Professora você foi muito feliz no desenvolvimento de sua aula, pois, essa é uma das nossas maiores preocupações. Parabéns!!!


  • Fatima Santana, EEEF P Dagmar Mendonça Limeira , Paraíba - disse:
    fatimamsantana@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Uma proposta excelente


  • georgina souza, escola municipal arx tourinho , Bahia - disse:
    jo_ftc@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    excelente proposta para se trabalhar


  • Maria Pereira de Brito, Escola Darcy Ribeiro , Pará - disse:
    mariabritopedagoga@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Este tema é lindo.Nos faz sair dos paredões das salas de aulas e nos aproxima à realidade.Uniu-se teoria e prática. Corrigindo texto nº 1.


  • Ana Cristina Sampaio, EMEIF RAPHAEL GOMES , Pará - disse:
    MARCYELLEN_CRIS@YAHOO.COM.BR

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Profª Maria Naves, gostei muita dessa iniciativa em unir a teoria e a pratica dentro dos muros da escola, pois é notório que no final das aulas, as salas ficam sujas, com materiais diversos jogados pelo chão, e ao estarmos levantando estes questionamentos de conscientização na escola, conserteza esse quadro vai melhorar, ficando o exemplo da atividade 3 essencial para ser trabalhado durante o ano todo. Obrigada pela sugestão.


  • maria pereira de brito, Darcy Ribeiro , Pará - disse:
    mariabritopedagoga@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    este tema é excelente,pois tenho percebido que a cada dia nossos alunos necessitam dessa conscientização sobre o meio ambiente pois muito tem se falado e pouco praticado. E esta aula uniu-se teoria e prática. adorei prof maria


  • Cândida Magave L.Pinto, Escola Estadual Pedro Maciel Filho , Amapá - disse:
    candidalobato@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Oi Maria Margarida!Gostei muito da sua aula, pois contribui no processo de aprendizagem quanto a preservação do meio ambiente, seja, na escola ou fora do muro da instituição escolar. Também me chamou atenção a forma de avaliação que você utilizou com seu alunos, vejo que disperta o compromisso dos alunos a se envolverem totalmente com as atividades proposta. Parabéns!


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.