A grande maioria das atividades lúdicas aplicadas em sala de aula, são propostas as quais são levadas para sala de aula apenas para sua aplicação, não há oportunidade dos alunos estarem fabricando o jogo o qual irão utilizar em sala.
Para quebrar esse paradigma a proposta desse plano de aula é que os próprios alunos fabriquem o jogo retirado do livro Coleção Vitória Regia – volume III. Para isso serão necessários matérias como: cartolinas, tesouras e pinceis coloridos.
Todos esses materiais devem ser disponibilizados em quantidade suficiente para todos os grupos que terão quatro integrantes.
Organize a turma em grupos na própria sala, depois leve os alunos até o laboratório onde eles tenham a disposição mesas grandes. Caso a escola não possua esse tipo de mesa, organize as carteiras de modo similar ao de uma mesa grande.
Distribua o material a ser utilizado em cada grupo, escreva no quadro os seguintes números:
Peça para que os alunos confeccionem peças utilizando a cartolina e os matérias os quais possuem na mesa.
Atrás de cada peça escreva U para os números de 1 algarismo, DU para os números de 2 algarismos e CDU para os números de 3 algarismos.
Esse é um bom momento para observar a relação dos alunos ao trabalharem em grupo, como eles agem com as suas dificuldades e também com as dificuldades dos colegas. Observe os alunos que possuem dificuldade de coordenação motora, deixe-os trabalhar, só interfira caso seja necessário.
Escreva as regras no quadro e instrua os alunos que as transcreva para uma folha a qual fará parte do jogo.
Regras do Jogo
1 – O grupo determina quem será o primeiro, o segundo, o terceiro e o último a jogar.
2 – Depois de definida a seqüência dos jogadores, cada um retira, em cada jogada, uma peça e vai somando os números retirados.
3 – O vencedor é aquele que conseguir uma soma maior do que 500 e menor do que 600.
4 – O jogador que obtiver uma soma maior do que 600 cai fora do jogo.
Leia as regras com os alunos esclarecendo qualquer dúvida que possam vir a surgir.
Depois de pontas as peças e as regras, oriente os alunos a começarem o jogo embaralhando as cartas e espalhando-as sobre a carteira com os números voltados para baixo.
Após aplicar a atividade peça para os alunos que façam um pequeno texto comentando sobre a proposta de atividade, como:
* O que acharam de fabricar o jogo?
* Se teve alguma dificuldade ao jogar?
* Há alguma regra que deveria ser alterada, ou incluída?
O professor tem que estar atendo a todos os momentos desde a construção do jogo até a sua aplicação. Avaliando a participação, o comportamento, a interação em grupo e a compreensão do conteúdo matemático relacionado com a atividade.