Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


DESENHO GEOMÉTRICO - EQUIVALÊNCIA DE FIGURAS PLANAS

 

30/10/2009

Autor e Coautor(es)
PAULO MARCELO CRAVO GALVAO
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COLEGIO PEDRO II - UNID REALENGO

MARIA DE FÁTIMA DOS SANTOS GALVÃO

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

· Conceituar e reconhecer figuras equivalentes;
· Construir triângulos equivalentes.

Duração das atividades
2H/AULA
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

· Traçados de retas paralelas, com o par de esquadros;
· Traçado de altura de triângulo.
· Construção da mediatriz, com régua e compasso;
· Área de figuras planas.

Estratégias e recursos da aula
                                      

Professor, use o tangran para introduzir o conceito de que duas figuras planas são ditas equivalentes quando possuem áreas iguais. Para saber mais sobre o tangran visite a página:

http://rived.mec.gov.br/atividades/matematica/artedosmosaicos/atividade6/atividade6.htm

Você também pode usar o recurso adicional:

http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/handle/mec/10604?locale=es

Feita a introdução, desenhe no quadro um triângulo e relembre a fórmula da área de triângulos, pois como sabemos, ela é a base para a resolução gráfica de problemas de equivalência de figuras planas. Relacione altura do triângulo com distância entre reta e ponto (lado do triângulo com seu vértice oposto). Trace uma paralela à base do triângulo, pelo seu vértice oposto, e mostre que podemos obter infinitos triângulos equivalentes movimentando o vértice do triângulo pela paralela.

Utilize exercícios como os disponíveis na página: http://www.marciaanaf.pro.br/Equivalencia%20de%20figuras%20planas.pdf

ATIVIDADE PRÁTICA:
Peça aos alunos que pesquisem, ou entregue a eles, uma figura que represente a planta-baixa de uma residência em formato retangular. Eles devem desenhar outra planta, distribuindo os cômodos em um outro formato de construção, porém mantendo a mesma área construída.

Avaliação

Avalie a aprendizagem dos alunos pelas observações feitas durante a aula, e pela resolução dos exercícios propostos, levando em consideração os seguintes critérios:
· Se o aluno planeja a resolução de problemas considerando todas as respostas possíveis;
· Se aplica os lugares geométricos na resolução de problemas métricos.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 4 classificações

  • Cinco estrelas 2/4 - 50%
  • Quatro estrelas 2/4 - 50%
  • Três estrelas 0/4 - 0%
  • Duas estrelas 0/4 - 0%
  • Uma estrela 0/4 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.