17/12/2009
Marcos Vinícios Pimentel de Andrade
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Educação Física | Esporte: Projetos de formação dos alunos |
Ensino Médio | Sociologia | Mudança e transformação social |
Compreender o conceito sobre “Saúde e Qualidade de Vida” e suas implicações no dia a dia do ser humano;
Entender o significado dos critérios utilizados para definir saúde;
Contribuir com a sua participação no debate sobre saúde através de idéias e conceitos;
Interagir com outras disciplinas para a compreensão do tema;
Realizar o trabalho de grupo contribuindo com os colegas na avaliação sobre saúde.
Conhecer, minimamente, conceitos como moradia, lazer, boa alimentação, renda familiar e saneamento básico. Lembrando que esses temas já devem ter sido apresentados, mesmo que de forma superficial, em aulas de história, geografia e ciências no ensino fundamental final ( 6º ao 9º anos). Esta aula está indicada para o Ensino Médio.
Caro Professor, esta aula deverá ser ministrada na sala de aula onde será possível fazer o levantamento de alguns temas relacionados à saúde e, discriminá-los no quadro ou lousa acerca do seguinte tema: SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA.
Sugiro também que o professor busque um diálogo junto aos colegas de sociologia, geografia e biologia, afim de, entrelaçar o tema da aula e, fazer com que os alunos realizem associações para a compreensão do debate.
Atividade I- Apresentação e debate
Iniciaremos esse debate perguntando aos alunos que elees construam uma definição sobre de SAÚDE. Pergunte aos alunos e vá anotando no quadro todas as definições propostas por eles. Certamente, muitas definições estarão relacionadas à: ausência de doenças; bem estar; boa alimentação, etc.
Sabemos que essas definições não estão erradas, mas vamos apresentar a definição de saúde adotada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1946:
“A Saúde era um estado de completo bem-estar físico, mental e
Social, e não, a ausência de doença ou enfermidade.”
Construindo o nosso debate estimule os seus alunos a ampliarem essa definição, a desenvolverem um pensamento em relação à saúde que abranja outras áreas da vida.
No caso apresentado acima, a respeito da definição de saúde pela OMS lembre-os que a definição data do ano de 1946, portanto, deveríamos ampliar o sentido dessa definição, por exemplo:
“Saúde se identifica com uma multiplicidade de aspectos do comportamento humano voltados para um estado de completo bem estar físico, mental e social” (Who, 1978).
Neste momento é importante exolorar junto aos alunos o siginficado desta "multiplicidade de aspectos do comportamento humano", que está relacionada com pólos positivos e negativos, que seriam:
Pólos positivos:Meio ambiente;
Sociais: saneamento básico, moradia, renda familiar, transporte;
Estilo de vida; alimentação, atividade física, estresse emocional, lazer, etc;
Fatores biológicos.
Pólo negativo:
Doenças: que são indicadores de eventuais desequilíbrios entre o homem, seu estilo de vida e meio ambiente.
Portanto, para se atingir o completo bem estar físico, mental e social, os indivíduos e grupos populacionais devem saber identificar aspirações, satisfazer necessidades e modificar favoravelmente o meio ambiente (Ministério da Saúde, 1996)
Professor, proponho que faça uma discussão sobre os critérios acima estabelecidos para definição de saúde e qualidade de vida, apresentando e definindo em conjunto com os alunos todos esse pólos.
Atividade II - APós essa 1ª parte estimule a turma a organizar uma definição sobre SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA com aquilo que foi debatido até o momento.
ATIVIDADE III - Apresente o quadro abaixo para a continuação do debate e, busque nos seus alunos os conhecimentos relacionados a outras disciplinas que se relacionam com o tema. Observe aos alunos que qualidade de vida não está relacionada apenas a ausência de doenças e a prática de alguma atividade física.
Fonte: http://www.scielo.br/img/revistas/rbme/v15n3/a02fig01.gif
Atividade IV - Construindo avaliações sobre saúde:
Após a apresentação teórica e debate o professor deverá propor uma tarefa para os alunos:
Divida a turma em 5/6 grupos e proponha que eles façam uma tabela identificando todos os critérios acima estabelecidos para definição de saúde e que estipulem pontuações;
Peça aos alunos que estabeleçam nos critérios que foram debatidos em relação à saúde, uma pontuação para que eles próprios avaliem a qualidade de saúde do grupo.Neste momento, cada aluno do grupo deverá projetar uma pontuação para avaliar a sua qualidade de vida e , discutir com os demais colegas as condições que estabelecem essa projeção.
Além de pontuar os critérios estimule-os a explicar o por quê daquela pontuação numa pequena argumentação ao lado.
Sugiro alguns critérios para avaliação:
Critérios para avaliar saúde
Critérios para avaliar saúde
Pontos
Critérios para avaliação de SAÚDE | Pontos | Argumentações Básicas |
Meio Ambiente | ||
Saneamento Básico | ||
Moradia | ||
Renda Familiar | ||
Transporte | ||
Educação | ||
Alimentação | ||
Atividade Física |
Dica : Caro Professor, nesta atividade , caso surjam outros elementos que os alunos queiram inserir na tabela para pontuação acrescente e coloque o ponto em discussão.
Fonte: http://www.proesq.institucional.ws/Portals/1/imagem%20pro%20saude.jpg
Finalize a aula perguntando aos alunos sobre dúvidas em relação ao tema e, propondo que eles façam alguns questionamentos aos professores de outras disciplinas sobre a questão de saúde e qualidade de vida.
Consulte o livro:
PITANGA; Francisco José Gondim. Epidemiologia da Atividade Física, Exercício e Saúde. São Paulo: Phorte Editora Ltda, 2ª edição, 2004.´
Visite o seguinte site:
http://www.efdeportes.com/efd52/saude.htm
http://www.scielosp.org/scielo.php?pid=S1413-81232000000100014&script=sci_arttext
O processo avaliativo desta aula será através da montagem da tabela com os critérios apresentados que definem saúde.
Peça aos alunos que entrevistem 5 pessoas da sua comunidade escolar e que façam essa avaliação.
Na próxima aula eles devem trazer essa investigação e debater sobre os resultados encontrados.
Ao final da aula cada aluno deverá apresentar por escrito o que entendeu por definição de saúde e qualidade de vida.
Quatro estrelas 3 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
27/07/2011
Quatro estrelasConsidero a explanação dessa aula como relevante para o ensino médio. acrescido de infomações que se adequem ao perfil de cada turma, torna-se acessível o seu entendimento, e mais do que isso, a nossa maior dificuldade não é fazê-los entender e sim adquirir hábitos contínuos e saudáveis de atividades físicas diárias. Parabenizo a Prof. Cristiane pela aula.
15/06/2011
Quatro estrelasCara professora Cristiane, gostei muito da sua aula sobre Saúde e Qualidade de Vida, principalmente pela interação e participação dos alunos de forma direta na aula, isso enriquece a aula e estimula o aprendizado do aluno, parabéns.
06/10/2010
Quatro estrelasOlá Professora Cristiane.. gostei de suas atividades propostas para aula. Estou trabalhando esse mesmo assunto nesta unidade e p/ mim foi bem valioso. Vamos trocar experiências!!! Ja tinha trabalhdo com mapas conceituais com as turmas em outros momentos e, estou aproveitando agora o tema saúde para que os alunos construam-os. Abraços e até mais.