18/11/2009
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Miriam Maria Roberto Marmol Tânia Aretuza Ambrizi Gebara
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Gêneros de texto |
- Identificar finalidade de textos de diferentes gêneros e suportes;
- Desenvolver a capacidade de localizar informações;
- Desenvolver a capacidade de reconhecimento de usos e funções sociais de um determinado gênero (no caso da presente aula, trabalharemos o gênero “manual de instrução”).
Você, professor(a), poderá conversar primeiramente com os alunos sobre o que eles sabem sobre o gênero “manual de instrução”, onde encontram, para que serve, qual a função social. Se possível, peça que eles tragam de casa algum manual de instrução para expor na sala.
- Textos (manuais de instrução) para circulação entre os alunos, para que tomem conhecimento do gênero que irá ser explorado.
- Xerox do manual de instrução de como fazer um palhacinho, para desenvolver na prática o gênero manual de instrução;
- Materiais recicláveis: um rolo de papel higiênico (sem papel); um copo de iogurte (vazio); retalhos de pano; um botão; tinta guache; pincel; uma toalha lisa; canetinhas; tesoura; cola quente e cola branca.
Para desenvolver esta proposta você, professor, poderá dividir as atividades em 2 aulas. São aulas de caráter coletivo, que proporcionam várias discussões com a turma.
Primeira aula:
- Converse com seus alunos a respeito do gênero “manual de instrução”. Procure levantar hipóteses sobre o assunto, verificar conhecimentos prévios dos alunos.
Dica: Apresente alguns exemplos, como manuais de brinquedos, por exemplo, pois estes podem ser mais próximos da realidade infantil.
Explore com os alunos bastante os termos que aparecem nos manuais, apresente para que servem os manuais e como lê-los. Solicite que, se possível, as crianças olhem em casa com os pais quais manuais de instrução eles têm para expor na aula seguinte.
Segunda aula:
- Após ter explorado o gênero manual de instrução com os alunos; num primeiro momento, você, professor(a), poderá averiguar quem trouxe o texto solicitado. Caso tenham trazido, expor em um mural na sala de aula e socializar para os alunos quais manuais estão no mural. Se os alunos já dominarem a leitura pedir que alguns leiam seus manuais e expliquem para a turma.
Num segundo momento, os alunos irão “colocar a mão na massa” e construir um palhaço a partir de um manual de instrução, mediado pelo professor.
Você professor (a), irá distribuir os materiais para cada aluno e pedir que leiam o manual de instrução e que realizem passo a passo cada ação indicada. Caso não saibam ler, você poderá explorar as ilustrações, perguntando como eles acham que faremos para construir o palhaço. Posteriormente faça a leitura e depois iniciem o trabalho de confecção.
Logo, abaixo segue uma sugestão de manual:
Fonte: http://www.artereciclada.com.br/cutenews/data/upimages/reciclagem_divertida
Esta atividade procura introduzir uma das capacidades de leitura/compreensão de textos, de um gênero de circulação social, neste caso, o gênero manual de instrução. Você professor(a) poderá avaliar o aluno durante as aulas, em seu desempenho no entendimento de tal texto, através das discussões e da atividade proposta de fazer um palhaço. Esta atividade além de ter seus objetivos traçados, o de fazer com que as crianças identifiquem diferentes gêneros e suas finalidades, possibilita ensinar através da arte, de forma lúdica.
Quatro estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
12/12/2013
Quatro estrelasMuito boa, vou aplicá-la.
24/03/2010
Cinco estrelasAmei as novidades inclusive vou fazer o Palhaço Rolinho com meus alunos. Beijos!