12/01/2009
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | Literatura | Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada |
Ensino Médio | Literatura | Estudos literários: análise e reflexão |
Para alcançar nosso intento, assistiremos, num primeiro momento, aos filmes:
1.Guimarães rosa: o mágico do reino das palavras (mestres da literatura), disponível em Domínio Público;
2.Quatro vezes quatro: João Cabral de Melo Neto (mestres da literatura), disponível em Domínio Público.
Esse intento insere-se na proposta formulada por MORAN de utilização do vídeo como elemento de sensibilização, a fim de despertar interesse do aluno para o estudo do tema em questão, uma vez que os filmes propostos evidenciam aspectos biográficos e de estilo desses autores, que se inserem na proposta modernista, objetivo de nosso estudo.
Num segundo momento, com vistas a integrar o uso das mídias disponíveis na escola numa prática pedagógica que possibilite a construção do conhecimento pelo aluno, pretendemos utilizar uma webquest longa, segundo definição de DODGE, desenvolvida para esta finalidade, que possa proporcionar ao aluno um processo de aprendizagem atraente, motivando-o a pesquisar, ler, interagir com seus colegas e criar um novo produto, a partir do material pesquisado e dos conhecimentos construídos.
O aluno visitará então a BLOGQUEST, a fim de realizar esta pesquisa direcionada online.
É nosso intuito que os produtos resultantes da atividade na web sejam publicados no próprio Blog, de forma que outros alunos de outras partes também tenham acesso ao que foi produzido. Pretende-se também que tais produtos demandem a utilização de editores de texto e software de construção de slides.
A assistência aos filmes, no primeiro momento, deverá motivar a realização de debates orientados, nos quais o aluno aprofundará os conceitos da proposta modernista, estudados por ocasião da 1ª e da 2ª Gerações. A discussão deverá conduzir a questionamentos quanto à temática da prosa da 3ª geração e quanto à forma da maior parte dos poemas de época, que recorrem ao rigor formal, recurso largamente combatido pelos primeiros modernos. A discussão será complementada pela leitura de textos de autores da 2ª e da 3ª geração, a fim de cotejá-los e perceber-lhes semelhanças e diferenças. Também serão abordados nos debates aspectos da prosa desencadeados pelos filmes assistidos.
Pela pesquisa realizada na webquest proposta, os alunos deverão entrar em contato com a biografia dos autores e suas obras, pesquisarão aspectos que os aproximam e deverão identificar outros que os possam distanciar. A pesquisa deverá estimular a criação de produtos, tais como, apresentações de slides e textos reflexivos de forma a evidenciar os aspectos da arte moderna.
Finalmente, os alunos serão convidados a enviar seus trabalhos para publicação na web. Será discutida a forma de publicação, definida pelos próprios alunos, bem como a forma de avaliação de seus trabalhos, de meneira que possam se tornar senhores absolutos de seu próprio processo de construção da aprendizagem.
Quatro estrelas 21 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
05/06/2010
Quatro estrelasExecutamos o projeto sugerido, foi enriquecedor para os alunos que se sentiram estimulados a buscar o proprio conhecimento.
24/03/2010
Cinco estrelasMARAVILHOSA
24/03/2010
Cinco estrelasMuito bom esse trabalho com a literatura. Proporciona a oportunidade aos alunos de construirem conhecimento fazendo uso das atuais tecnologias. Parabéns professor. O blog então é realmente um espaço enriquecedor. CIRLEI
24/03/2010
Cinco estrelasColega professor, gostei da sua sugestão de aula. O uso das tecnologias, sua preocupação com a avaliação e desenvolvimento crítico dos alunos. Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasMinha contribuição de incentivo ao trabalho sugerido que nos dá referencias de novas formas de trabalho a despeito de velhos conteúdos. Parabéns ao professor, muito boas idéias!
24/03/2010
Cinco estrelasSua aula está excelente.Parabéns.
24/03/2010
Quatro estrelasO plano de aula 'RUMOS DA POESIA E DA PROSA MODERNAS NO BRASIL" apresentou um ótimo trabalho para despertar nos alunos o interesse em aprender Literatura e adquirir o hábito da leitura imagética contextualizando a escrita com a imagem fílmica. Acredito que com esse método de trabalho os alunos estudaram a arte poética e a obra de forma aguçada em aprender.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito bom o trabalho. Mostra que o ensino de Literatura pode deixar de ser "abstrato" como sempre foi.
24/03/2010
Cinco estrelasProfº Jorge Henrique achei sua sugestão de aula bem interessante!
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns Pofessor, brilhante trabalho, gostaria que todos professores de língua portuguesa pegasse como referencia esta sua aula, e começar o seu planejamento só depois de varias análise.Língua Portuguese/literatura X tecnologia
24/03/2010
Cinco estrelasOlá colega! É tão difícil trabalhar Literatura com os jovens de hoje, acredito que dessa forma os alunos ficam mais interessados na disciplina.... Excelente trabalho.... Parabéns!!!
24/03/2010
Cinco estrelasOlá Jorge Henrique, parabéns pela sua aula, muito bem detalhada e muito produtiva nessa nova era do aluno ser também responsável pela construção do saber. Estou aguardando mais sugestões suas!
24/03/2010
Cinco estrelasesta aula é excelente pois o modernismo é uma das melhores escolas literárias da literatura brasileira
24/03/2010
Cinco estrelasOlá, Eulina, a utilização de laboratório de informática da escola deverá acontecer dentro do tempo previsto para as atividades. Serão 4 aulas, ou seja, duas semanas (considerando-se que são duas aulas semanais) destinadas à pesquisa na webquest e à produção das atividades, Levando-se em conta que antes da atividade, deve-se assegurar que os alunos tenham noções básicas de editor de texto (word) e noções básicas de editor de slides (PowerPoint). Um abraço a todos.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns pelo seu plano de aula, é fantástico conhecer sugestões diferenciadas que propiciam métodos diferenciados para incentivar nossos alunos a se interessarem e valorizarem cada vez mais o mundo fantástico da arte literária brasileira.
24/03/2010
Cinco estrelasÓtima.
24/03/2010
Cinco estrelasAcho que sua sugestão abrange as TIC's de maneira interessante para o aluno. No entanto, obviamente pressupõe a utilização de laboratório de informática da escola. Gostaria de saber se os momentos de visita àquele ambiente estão previstos no tempo estimado para a realização da atividade. E gostaria de parabenizá-lo por essa abordagem diferenciada no estudo da Literatura. Saudações cordiais, Márcia Bastos.
24/03/2010
Cinco estrelasA proposta do colega JORGE HENRIQUE viabiliza o estudo da fase pós 45 da literatura brasileira para os alunos que estão em fase de conclusão do curso no Ensino Médio e, sobretudo, municiando-os para a recepção da literatura da fase tropicalista com a qual poderão fazer estudos comparativos e compreenderem a Literatura como elemento de formação social do homem.
24/03/2010
Cinco estrelasEsta é uma ótima proposta de aula de literatura.Os filmes despertam mais o interesse dos alunos. Na verdade, as mídias na escola dinamizam o ensino, aquecem para as reflexões e debates, construindo assim o conhecimento de forma prazerosa. Além disso, esta proposta insere os alunos no novo espaço tecnológico.
24/03/2010
Quatro estrelasótima
24/03/2010
Cinco estrelasComentário:Essa aula será muito interessante quando tivermos trabalhado 1ª fase e 2ª fase do Modernismoe Pós-Modernismo, pois ela revisará todo o conteúdo já trabalhado e reforçará com mais discussões, sendo que levará o aluno a fazer suas considerações diante do que foi estudado. Mariana e Eliana ambas da mesma Escola