Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Rumos da poesia e da prosa modernas no Brasil (geração pós-1945)

 

12/01/2009

Autor e Coautor(es)
JORGE HENRIQUE VIEIRA SANTOS
imagem do usuário

NOSSA SENHORA DA GLORIA - SE COLEGIO ESTADUAL MANOEL MESSIAS FEITOSA

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Literatura Literatura brasileira, clássica e contemporânea: criações poéticas, dramáticas e ficcionais da cultura letrada
Ensino Médio Literatura Estudos literários: análise e reflexão
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Pretende-se ampliar as discussões a respeito das inovações artísticas propostas pelos modernistas e levar o aluno a compreender que contexto histórico propiciou o universalismo temático na prosa e o retorno ao rigor formal na poesia da época, reconhecer como esses aspectos se realizaram na Literatura e analisar quais foram os autores e as obras mais expressivas do período.
Duração das atividades
Para a consecução dos objetivos propostos deverão ser utilizadas seis aulas, considerando-se que são duas aulas semanais, serão necessárias três semanas. Duas aulas para ver e discutir os vídeos propostos. Quatro aulas para a pesquisa direcionada na web e para a realização das atividades propostas.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
1 - Noções básicas de editor de texto (word); 2 - Noções básicas de editor de slides (PowerPoint); 3 - Discussões prévias acerca das obras literárias da 1ª e da 2ª gerações moderistas;
Estratégias e recursos da aula

Para alcançar nosso intento, assistiremos, num primeiro momento, aos filmes:
 

1.Guimarães rosa: o mágico do reino das palavras (mestres da literatura), disponível em Domínio Público;
2.Quatro vezes quatro: João Cabral de Melo Neto (mestres da literatura), disponível em Domínio Público.
 

Esse intento insere-se na proposta formulada por MORAN de utilização do vídeo como elemento de sensibilização, a fim de despertar interesse do aluno para o estudo do tema em questão, uma vez que os filmes propostos evidenciam aspectos biográficos e de estilo desses autores, que se inserem na proposta modernista, objetivo de nosso estudo.


Num segundo momento, com vistas a integrar o uso das mídias disponíveis na escola numa prática pedagógica que possibilite a construção do conhecimento pelo aluno, pretendemos utilizar uma webquest longa, segundo definição de DODGE, desenvolvida para esta finalidade, que possa proporcionar ao aluno um processo de aprendizagem atraente, motivando-o a pesquisar, ler, interagir com seus colegas e criar um novo produto, a partir do material pesquisado e dos conhecimentos construídos.
 

O aluno visitará então a BLOGQUEST, a fim de realizar esta pesquisa direcionada online.

É nosso intuito que os produtos resultantes da atividade na web sejam publicados no próprio Blog, de forma que outros alunos de outras partes também tenham acesso ao que foi produzido. Pretende-se também que tais produtos demandem a utilização de editores de texto e software de construção de slides.

A assistência aos filmes, no primeiro momento, deverá motivar a realização de debates orientados, nos quais o aluno aprofundará os conceitos da proposta modernista, estudados por ocasião da 1ª e da 2ª Gerações. A discussão deverá conduzir a questionamentos quanto à temática da prosa da 3ª geração e quanto à forma da maior parte dos poemas de época, que recorrem ao rigor formal, recurso largamente combatido pelos primeiros modernos. A discussão será complementada pela leitura de textos de autores da 2ª e da 3ª geração, a fim de cotejá-los e perceber-lhes semelhanças e diferenças. Também serão abordados nos debates aspectos da prosa desencadeados pelos filmes assistidos.
 

Pela pesquisa realizada na webquest proposta, os alunos deverão entrar em contato com a biografia dos autores e suas obras, pesquisarão aspectos que os aproximam e deverão identificar outros que os possam distanciar. A pesquisa deverá estimular a criação de produtos, tais como, apresentações de slides e textos reflexivos de forma a evidenciar os aspectos da arte moderna.
 

Finalmente, os alunos serão convidados a enviar seus trabalhos para publicação na web. Será discutida a forma de publicação, definida pelos próprios alunos, bem como a forma de avaliação de seus trabalhos, de meneira que possam se tornar senhores absolutos de seu próprio processo de construção da aprendizagem.

Recursos Complementares
TV e Vídeo; Internet.
Avaliação
Os próprios alunos deverão definir a forma de avaliação à qual serão submetidos. De antemão, será sugerido pelo professor alguns critérios que eles deverão levar em conta, tais como a criatividade na elaboração dos slides e a coesão e coerência na elaboração dos textos propostos.
Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 21 classificações

  • Cinco estrelas 18/21 - 85.71%
  • Quatro estrelas 3/21 - 14.29%
  • Três estrelas 0/21 - 0%
  • Duas estrelas 0/21 - 0%
  • Uma estrela 0/21 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Edna Maria, Escola Joaquim de Lima Avelino , Rondônia - disse:
    ednamary.2009@gmail.com

    05/06/2010

    Quatro estrelas

    Executamos o projeto sugerido, foi enriquecedor para os alunos que se sentiram estimulados a buscar o proprio conhecimento.


  • Maria Cristina, COL. EST. PROF. PLICNIO CARNEIRO , Bahia - disse:
    cris.coroa@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    MARAVILHOSA


  • Cirlei dos Anjos Andrade, ESCOLA ESTADUAL DUNGA RODRIGUES , Mato Grosso - disse:
    cirleiandrade40@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito bom esse trabalho com a literatura. Proporciona a oportunidade aos alunos de construirem conhecimento fazendo uso das atuais tecnologias. Parabéns professor. O blog então é realmente um espaço enriquecedor. CIRLEI


  • Diana Pilatti Onofre, SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO , Mato Grosso do Sul - disse:
    dianapilatti@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Colega professor, gostei da sua sugestão de aula. O uso das tecnologias, sua preocupação com a avaliação e desenvolvimento crítico dos alunos. Parabéns!


  • Eliane Dias Cordeiro, CEM 12 de Ceilândia , Distrito Federal - disse:
    li_lis_123@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Minha contribuição de incentivo ao trabalho sugerido que nos dá referencias de novas formas de trabalho a despeito de velhos conteúdos. Parabéns ao professor, muito boas idéias!


  • Margarete Curto Schütz, NTE - CACHOEIRA DO SUL , Rio Grande do Sul - disse:
    margaschutz@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Sua aula está excelente.Parabéns.


  • Márcia Arzamendia do Nascimento, EE ADÊ MARQUES , Mato Grosso do Sul - disse:
    marza_mendia@hotmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    O plano de aula 'RUMOS DA POESIA E DA PROSA MODERNAS NO BRASIL" apresentou um ótimo trabalho para despertar nos alunos o interesse em aprender Literatura e adquirir o hábito da leitura imagética contextualizando a escrita com a imagem fílmica. Acredito que com esse método de trabalho os alunos estudaram a arte poética e a obra de forma aguçada em aprender.


  • Marinete Vieira Miranda, CE APARICIO BANDEIRA , Maranhão - disse:
    marinete-miranda@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Muito bom o trabalho. Mostra que o ensino de Literatura pode deixar de ser "abstrato" como sempre foi.


  • Maria Isabel Soares Oliveira, CE 29 DE OUTUBRO , Maranhão - disse:
    isa.oliver@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Profº Jorge Henrique achei sua sugestão de aula bem interessante!


  • dores emores martins gonzaga, EEPG MONTEIRO LOBATO , Mato Grosso - disse:
    doresemores@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns Pofessor, brilhante trabalho, gostaria que todos professores de língua portuguesa pegasse como referencia esta sua aula, e começar o seu planejamento só depois de varias análise.Língua Portuguese/literatura X tecnologia


  • Ramão Medina Vieira, EE CEL. JOSÉ ALVES RIBEIRO , Mato Grosso do Sul - disse:
    vieiramedina@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Olá colega! É tão difícil trabalhar Literatura com os jovens de hoje, acredito que dessa forma os alunos ficam mais interessados na disciplina.... Excelente trabalho.... Parabéns!!!


  • Eurides Costa Santos Domingos, Colégio Estadual "Leandro Maciel" , Sergipe - disse:
    euridescsd@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Olá Jorge Henrique, parabéns pela sua aula, muito bem detalhada e muito produtiva nessa nova era do aluno ser também responsável pela construção do saber. Estou aguardando mais sugestões suas!


  • walliton rodrigues contins, instituto ebenézer , Minas Gerais - disse:
    wallitonrodrigues@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    esta aula é excelente pois o modernismo é uma das melhores escolas literárias da literatura brasileira


  • Jorge Henrique Vieira Santos, COLEGIO ESTADUAL MANOEL MESSIAS FEITOSA , Sergipe - disse:
    poetajorge@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Olá, Eulina, a utilização de laboratório de informática da escola deverá acontecer dentro do tempo previsto para as atividades. Serão 4 aulas, ou seja, duas semanas (considerando-se que são duas aulas semanais) destinadas à pesquisa na webquest e à produção das atividades, Levando-se em conta que antes da atividade, deve-se assegurar que os alunos tenham noções básicas de editor de texto (word) e noções básicas de editor de slides (PowerPoint). Um abraço a todos.


  • Rosana de Souza Leite Ferreira, EE OCTACÍLIO FAUSTINO DA SILVA , Mato Grosso do Sul - disse:
    r-souza-leite@uol.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Parabéns pelo seu plano de aula, é fantástico conhecer sugestões diferenciadas que propiciam métodos diferenciados para incentivar nossos alunos a se interessarem e valorizarem cada vez mais o mundo fantástico da arte literária brasileira.


  • jose maria henrique dos santos, EE ABADIA FAUSTINO INÁCIO , Mato Grosso do Sul - disse:
    jmcerrado@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Ótima.


  • Eulina Márcia Miranda Bastos, E E E F M PROF SALOME CARVALHO , Pará - disse:
    mlina.bastos@gmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Acho que sua sugestão abrange as TIC's de maneira interessante para o aluno. No entanto, obviamente pressupõe a utilização de laboratório de informática da escola. Gostaria de saber se os momentos de visita àquele ambiente estão previstos no tempo estimado para a realização da atividade. E gostaria de parabenizá-lo por essa abordagem diferenciada no estudo da Literatura. Saudações cordiais, Márcia Bastos.


  • Ercio Callado Filho, EE Chiquinha Gonzaga , Rio de Janeiro - disse:
    oicrec@yahoo.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    A proposta do colega JORGE HENRIQUE viabiliza o estudo da fase pós 45 da literatura brasileira para os alunos que estão em fase de conclusão do curso no Ensino Médio e, sobretudo, municiando-os para a recepção da literatura da fase tropicalista com a qual poderão fazer estudos comparativos e compreenderem a Literatura como elemento de formação social do homem.


  • Célia Batista, Escola Rotary de Itabuna , Bahia - disse:
    cel_hi_nha@hotmail.com

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Esta é uma ótima proposta de aula de literatura.Os filmes despertam mais o interesse dos alunos. Na verdade, as mídias na escola dinamizam o ensino, aquecem para as reflexões e debates, construindo assim o conhecimento de forma prazerosa. Além disso, esta proposta insere os alunos no novo espaço tecnológico.


  • ana maria ribeiro fernandes, Sec Estadual de Educação Colégio Estadual Leopoldina da Silveira , Rio de Janeiro - disse:
    aribeiro52@gmail.com

    24/03/2010

    Quatro estrelas

    ótima


  • Eliana Tavares Queiroz, EEFM TOME GOMES DOS SANTOS , Ceará - disse:
    eliana.tqueiroz@oi.com.br

    24/03/2010

    Cinco estrelas

    Comentário:Essa aula será muito interessante quando tivermos trabalhado 1ª fase e 2ª fase do Modernismoe Pós-Modernismo, pois ela revisará todo o conteúdo já trabalhado e reforçará com mais discussões, sendo que levará o aluno a fazer suas considerações diante do que foi estudado. Mariana e Eliana ambas da mesma Escola


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.