10/11/2009
Lucia Fernanda da Silva
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
- Ouvir a história sobre um dia “daqueles”.
- Relacionar as expressões dos animais nas fotos, às frases lidas a cada página.
Conversar com o grupo sobre o significado das expressões fisionômicas em diferentes momentos. As imagens usadas em desenhos para representar feições de alegria, tristeza, aborrecimento e surpresa, por exemplo.
O professor poderá trazer para sala fotos de pessoas e conversar com o grupo sobre que sentimentos são passados por cada uma.
- livro: Um dia “daqueles” para crianças - Greive, Bradley Trevor – Tradução: Jorgensen, Pedro. Sextante Infantil, 2008.
Ler o livro: Um dia “daqueles” para crianças, para a turma.
Sinopse:
O livro traz uma série de fotos de animais com frases, fazendo alusão à expressão: um dia “daqueles.”
O autor revela dificuldades que se pode ter que lidar, no dia a dia, por falta de sorte. Na metade do livro, de uma postura pessimista, ele dá a reviravolta por cima, passando a mostrar o lado bom da vida.
Comentar com a turma sobre o que perceberam durante a leitura, destacando as expressões fisionômicas e trejeitos dos animais, a cada momento fotografado pelo autor.
Identificar o entendimento do autor para a expressão um dia daqueles, como um dia difícil, complicado.
Conduzir a turma à conclusão da grande virada do livro, quando o autor propõe uma abordagem mais otimista de encarar a vida, transformando um dia “daqueles” em um dia incrível.
http://www.bestshoptv.com/um-dia-daqueles-para-crianças.html
O professor poderá enviar como tarefa de casa uma entrevista em que o aluno faça com alguém da família ou amigo, perguntando o que entendem sobre um dia daqueles e se já tiveram um momento como este na vida. O aluno deverá registrar as respostas do entrevistado e trazer, no dia seguinte, para turma.
Então, o professor poderia realizar uma roda para a apresentação das entrevistas realizadas pelos alunos.
O professor deverá acompanhar a escuta e a compreensão dos alunos sobre o assunto, via participação na conversa sobre a temática do livro.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!