10/03/2010
Regina Loureiro
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática | Números e operações |
Ao final da atividade o aluno deverá saber identificar frações maiores que o inteiro e representá-las graficamente. Estando preparado, também, para distinguir uma fração própria de uma imprópria.
- frações menores que o inteiro
- representação gráfica e numérica das frações
A turma deverá ser dividida em 3 grandes grupos. Cada grupo irá confeccionar um bolo de cenoura, ( servir de lanche após a atividade) que será colocado em tabuleiros do mesmo tamanho. Quando o bolo estiver pronto, cada grupo deverá dividir o bolo em nove partes iguais. Os bolos deverão ser colocados em uma mesa grande, um ao lado do outro.
O professor coloca dentro de uma caixa algumas cartelas de frações próprias e impróprias com o denominador 9.
Após a organização dos bolos, um aluno de cada grupo sorteará (de dentro da caixa) uma fração que deverá ser retirada do bolo, como resposta ao trabalho.
Exemplo: O primeiro aluno retirou da caixa a cartela com a fração 11/9. Os grupos deverão poderão ser auxiliados no desenvolvimento do raciocínio para que percebam que será
necessário pegar um bolo inteiro e mais duas partes do outro bolo.
O segundo aluno sorteia a fração 5/9. A turma perceberá que só precisará utilizar um bolo para retirar a parte correspondente à fração.
Um outro aluno sorteia a fração 9/9 e identifica que é correspondente ao bolo inteiro.
Para que possam exercitar bastante esse conceito, outras frações deverão ser sorteadas pelos alunos. Assim estarão desenvolvendo o conceito de fração própria e imprópria. O professor poderá mostrar a escrita dos números mistos também.
A atividade lúdica é muito eficaz na compreensão e envolvimento da turma.
- O professor poderá levar os 3 bolos em cartolina, se houver dificuldade para realizar a atividade.
- A atividade também poderá ser feita com 3 barras de chocolate ou 3 pizzas.
A avaliação será feita a partir da participação dos alunos nao decorrer das atividades e com fichas de exercícios que contemplem a relação entre a representação gráfica e a fração referente ao gráfico, abrangendo os vários denominadores.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!