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Troca-troca de bolas. (handebol).

 

30/10/2009

Autor e Coautor(es)
CRISTIANE OLIVEIRA PISANI MARTINI
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BELO HORIZONTE - MG Universidade Federal de Minas Gerais

Amanda Fonseca Soares Freitas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Fundamental Inicial Educação Física Esportes, jogos, lutas e ginásticas
Educação Infantil Movimento Coordenação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Nessa aula de handebol, temos como objetivos proporcionar momentos de atividades que permitam aos alunos: conhecer e experimentar esta modalidade esportiva; vivenciar situações de jogo livre; aprender a lançar e receber a bola com ambas as mãos; jogar desenhando diferentes trajetórias no ar, variando a força, a velocidade e a distância de lançamento e recebimento das bolas; experimentar brincadeiras que reúnam corridas, lançamentos e recepção das bolas; organizar diferentes parcerias e grupos entre os colegas para a realização das atividades.

Duração das atividades
2 aulas de 50 min. /total: 100min.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
Não há.
Estratégias e recursos da aula

Espaços: Espaço amplo: quadra ou pátio que possa ser marcado no chão (com giz, cordas, etc.)

Materiais: Bolas que quiquem no chão e bolas de handebol.

Algumas dicas: Os tempos das atividades são sugestões, que não devem ser seguidos rigorosamente pelos professores; tentem perceber o envolvimento e a motivação de cada turma e troquem, sempre que preciso, de atividades ou modifique-as quanto às formas, quanto ao tempo de duração, das maneiras que julgarem mais adequadas a cada grupo de alunos.

Atividade 1. Passes/lançamentos livres (10’).

De acordo com a quantidade de bolas disponíveis para as aulas, divida os alunos de maneira que fique o menor nº de alunos por bola. Nesse momento deixe que os alunos experimentem jogar as bolas uns para os outros livremente. Se houver vários modelos de bolas, instrua para que troquem entre eles experimentando pesos diferentes de bolas, texturas, tamanhos, etc. Depois, peça que brinquem variando as distâncias em relação aos colegas. Também é interessante fazer trocas entre os pares/trios/grupos de crianças para estimular a formação de novos grupos.

            

Atividade 2. Lançando e recebendo (30’).

Agora que as crianças já experimentaram a brincadeira livre, os professores devem direcionar os movimentos, formas de lançar e receber, etc. Algumas sugestões:
- Lançar e receber com as duas mãos.
- Lançar com uma das mãos, mas experimentando variar entre os lados.
- Lançar variando a direção: para os lados, para frente, em diagonal.
- Lançar variando a trajetória da bola: em linha reta, em parábola, etc.
- Lançar na altura da cabeça, do peito do colega percebendo se há diferença na forma de recepção.
- Receber sempre com as duas mãos, comunicando ao colega qual lançamento foi mais fácil de pegar, qual foi mais difícil, etc.

Atividade 3. Passa rápido. (20’)

Agora, o objetivo é acelerar a bola fazendo um passa rápido divertido, pedindo para que as crianças lancem sempre com uma das mãos e recebam com duas. Divida a turma em quartetos e disponibilize uma bola para cada grupo. Dê um número para cada aluno de 1 a 4, ou dê nomes de frutas, ou de animais – como a criatividade mandar – e peça para que as crianças se coloquem em quadrado.
Por exemplo, se o professor der os nomes de “macaco”, “cachorro”, “pato” e “peixe”, as crianças guardam esses nomes e, ao sinal do professor, elas devem trocar a bola enviando para o animal indicado. Cada vez mais rápidos os comandos devem ser, mas ninguém pode deixar cair a bola!

Atividade 4. Todos juntos! (30’)

O objetivo da atividade de agora é organizar duas equipes entre os alunos, combinar as regras jogo (que não precisam ser iguais às do esporte convencional), mas deixar que os alunos joguem livremente de acordo com as próprias regras, fazendo intervenções quando necessário. Estimule-os também a não ficar muito tempo com a posse de bola para que troquem o maior nº de vezes possível antes de chegar ao gol. Uma estratégia que pode ser utilizada é pedir para que fiquem apenas 3 seg. com a posse de bola ou que troquem entre os colegas, pelo menos, 4 vezes antes de chegar ao gol, entre outras.

Atividade 5. Avaliação (10’)

Algumas dicas: Os tempos das atividades são sugestões, que não devem ser seguidos rigorosamente pelos professores; t entem perceber o envolvimento e a motivação de cada turma e troquem, sempre que preciso, de atividades ou modifique-as quanto às formas, quanto ao tempo de duração, das maneiras que julgarem mais adequadas a cada grupo de alunos.

Avaliação

O professor deve avaliar a participação dos alunos nas atividades, o envolvimento e a interação com os colegas durante toda a aula. Conversas com os alunos são sempre importantes e mostram o interesse das crianças pelo tema escolhido, além de indicar novas possibilidades para aulas posteriores. O professor deve pensar em questões como: o que os alunos aprenderam nessa aula? Quais são as estratégias pedagógicas que necessitam de ajustes? Como foi a participação da turma em diferentes momentos da aula? Que dificuldades tiveram para interagir com a bola? A turma conseguiu entender o funcionamento do jogo? Tiveram facilidade para elaborar e combinar as próprias regras? Entre outras.

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