03/02/2010
Regina Loureiro
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Matemática | Números e operações |
O aluno deverá ser capaz de resolver problemas com frações, utilizando os conhecimentos já adquiridos e também será capaz de criar situações problema em que a resolução dependa de uma representação fracionária.
- Divisores de um número.
- Conceito de fração.
- Representação gráfica e numérica das frações.
- Noção de equivalência de frações.
Com a turma dividida em grupos, a professora distribuirá o material de fração (em madeira ou cartolina) e pedirá aos grupos que resolvam diversas situações, com apoio do material.
Cada grupo receberá uma folha com 5 perguntas:
1- Compare 1/3 e 1/5. Qual é a maior fração?
2 - Some 2/7 + 3/7. Qual é a fração encontrada?
3 - Quanto falta a 4/5 para chegar a 1 inteiro?
4 - Retire 1/9 de 1 inteiro. Qual é a fração que resta?
5 - Descubra as frações equivalentes a 1/2.
A correção poderá ser feita na forma de apresentação. Cada grupo apresenta uma questão e responde.
O professor observará os grupos resolvendo as questões, apresentando para a turma e depois poderá aplicar uma ficha de problemas com uso de variados conceitos fracionários para serem trabalhados com diferentes formas de numeração fracionária.
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