30/10/2009
Maria de Fátima Galvão
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Transformações isométricas e representar formas simétricas com as transformações.
Figuras semelhantes, figuras homotéticas, transformações geométricas e ampliação e redução de figuras, eixo de simetria.
Professor, ao começar a abordagem sobre transformações Isométricas, sugere-se a utilização de um data show e um computador, pois será apresentada imagens de formas geométricas em diferentes posições com o uso do software Geogebra.Distribua folhas com perguntas sobre as figuras,como por exemplo:
1) Na imagem inicial 1, pergunte aos alunos, o que estão observando, na demonstração da seqüência das figuras? Pergunte sobre os vértices que aparecem das figuras novas, qual quantidade, qual direção e qual sentido?
Vídeo da Transformação Isométrica - Translação. Download
Observe professor, que a seqüência está lenta, para que os alunos observem com calma e possam responder e entender a transformação.
2) Na imagem inicial 2, peça aos alunos que escrevam sobre os vértices da figura,seus movimentos,sobre um ponto fixo.Que ângulo está representado?As diferenças observadas nesta transformação. Peça que anotem tudo.
Vídeo da Transformação Isométrica - Rotação. Download
3) Na imagem 3,pergunte professor aos alunos sobre a nova posição da figura,em relação as transformações anteriores. O que observaram em relação aos vértices? O que existe de novo, entre figuras?
Reforce sempre professor, a importância das observações e suas anotações.
Vídeo da Transformação Isométrica - Reflexão. Download
4) Na imagem 4,professor,relembre para os alunos, que esta transformação é semelhante a um caso de homotetia, e com uma razão negativa.Peça a eles que observem esta transformação e pergunte se já utilizamos anteriormente? E que características novas eles possam anotar das figuras obtidas, dos movimentos e elementos novos?
Vídeo da Transformação Isométrica - Simetria Axial. Download
Atividade prática
Professor recolha as folhas com as respostas dos alunos e divida a turma em 4 grupos. Cada grupo vai ficar com uma das transformações, sendo que não poderá divulgar aos outros qual transformação obtida.
Professor proponha aos alunos de cada grupo que realize movimentos corporais que possibilite exemplificar as simetrias centrais ou de rotação, axial ou de reflexão e a de translação (em que os alunos devem se movimentar para uma mesma direção).
Proponha a criação de um grande painel com figuras, confeccionado pelos alunos de cada grupo, das transformações isométricas, com as características observadas.
Professor, para trabalharmos com as transformações isométricas, sugerimos os recursos do software gratuito Geogebra.
http://www.geogebra.org/cms/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=71&Itemid=55
Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, os indicadores para a avaliação poderão ser:
• Os alunos reconheceram as transformações isométricas?
• São capazes de reconhecer formas simétricas por translação, rotação, reflexão e por simetria central?
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!