30/10/2009
Maria de Fátima Galvão
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Conceituar distância e eqüidistância, identificar medir e representar as distâncias.
Retas, semirretas, segmentos de reta, retas perpendiculares, retas paralelas, retas concorrentes.
Professor leve a turma para o pátio ou quadra da escola, pois a aula será ao ar livre. Organize as crianças e solicite a colaboração deles na atividade, pois serão avaliados pela participação.
Inicio das atividades – conceito de distância
- Organize a turma em roda, coloque no meio da roda duas latas de refrigerantes vazias (pode substituir por outros materiais), separadas e represente entre elas com um pedaço de giz, sendo primeira uma reta poligonal, a segunda uma reta curva e a terceira uma reta. Pergunte qual das retas pode melhor representar a menor distância entre elas? Deverão indicar a reta.
- Agora pergunte aos alunos como poderemos medir uma distância? Se a distância for entre dois pontos? Peça a um aluno que coloque as latas em distâncias variadas entre si, e trace um segmento de reta entre elas, assim terá a nova distância.
- A seguir troque os elementos e coloque três cabos de vassouras e três latas de refrigerantes a certa distância entre elas. Represente primeiro um segmento inclinado, o segundo um segmento com outra inclinação e trace um terceiro segmento perpendicular ao cabo de vassoura. O cabo de vassoura representa uma reta e a lata de refrigerante um ponto.
- Pergunte a turma qual a menor distância entre os elementos? Deverão indicar a reta
- Agora vamos colocar dois cabos de vassouras paralelos entre si. Trace um segmento de reta perpendicular por dois pontos. Pergunte aos alunos o que representa o segmento de reta entre os cabos de vassouras? Deverão responder a distância entre elas.
Término das atividades – conceito de eqüidistâncias
- Professor vai trabalhar agora com um novo conceito, eqüidistâncias e propomos continuar o uso dos cabos de vassouras, que representam retas.
- Coloque um cabo de vassoura no meio da roda e trace um ponto no meio do cabo. Peça que um aluno meça as distâncias entre o ponto e os extremos do cabo, deverão perceber que o ponto possui as mesmas distâncias.
- Agora coloque dois cabos de vassouras cruzados entre si e marque um ponto com as mesmas distâncias entre os lados dos cabos. Os cabos agora representam duas retas concorrentes. Os alunos deverão que esse ponto eqüidista dos lados.
-Para finalizar, coloque três cabos de vassouras, sendo que um cabo estará no meio da distância entre os outros dois. Os alunos deverão observar que este cabo é eqüidistante entre os outros dois.
Professor retorne para a sala de aula e proponha uma atividade, onde os alunos receberão folhas e farão um resumo dos conteúdos aplicados na aula externa em forma de livrinho de história.
Professor, para trabalharmos com as transformações isométricas, sugerimos os recursos do software gratuito Geogebra.
http://www.geogebra.org/cms/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=71&Itemid=55
Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:
• O aluno soube conceituar e diferenciar distância e eqüidistância?
• Soube identificar, medir e representar distância entre dois pontos, entre ponto e reta e entre duas retas paralelas?
Quatro estrelas 2 calificaciones
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24/03/2010
Quatro estrelasuma situaçao interessante e concreta tão necessaria na geometria. passagem para o geogebra mais abstrato e a construção da cartilha de geometria muito interessante. gostei.
24/03/2010
Cinco estrelasMuito obrigada Denis.