Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR CLASE
 


Distâncias

 

30/10/2009

Autor y Coautor(es)
Vania Maria Rocha Gomes
imagem do usuário

RIO DE JANEIRO - RJ COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

Maria de Fátima Galvão

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Fundamental Final Matemática Espaço e forma
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Conceituar distância e eqüidistância, identificar medir e representar as distâncias.

Duração das atividades
2 tempos de 50 minutos cada
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Retas, semirretas, segmentos de reta, retas perpendiculares, retas paralelas, retas concorrentes.

Estratégias e recursos da aula

Professor leve a turma para o pátio ou quadra da escola, pois a aula será ao ar livre. Organize as crianças e solicite a colaboração deles na atividade, pois serão avaliados pela participação.


Inicio das atividades – conceito de distância
- Organize a turma em roda, coloque no meio da roda duas latas de refrigerantes vazias (pode substituir por outros materiais), separadas e represente entre elas com um pedaço de giz, sendo primeira uma reta poligonal, a segunda uma reta curva e a terceira uma reta. Pergunte qual das retas pode melhor representar a menor distância entre elas? Deverão indicar a reta.



- Agora pergunte aos alunos como poderemos medir uma distância? Se a distância for entre dois pontos? Peça a um aluno que coloque as latas em distâncias variadas entre si, e trace um segmento de reta entre elas, assim terá a nova distância.



- A seguir troque os elementos e coloque três cabos de vassouras e três latas de refrigerantes a certa distância entre elas. Represente primeiro um segmento inclinado, o segundo um segmento com outra inclinação e trace um terceiro segmento perpendicular ao cabo de vassoura. O cabo de vassoura representa uma reta e a lata de refrigerante um ponto.



- Pergunte a turma qual a menor distância entre os elementos? Deverão indicar a reta
- Agora vamos colocar dois cabos de vassouras paralelos entre si. Trace um segmento de reta perpendicular por dois pontos. Pergunte aos alunos o que representa o segmento de reta entre os cabos de vassouras? Deverão responder a distância entre elas.


Término das atividades – conceito de eqüidistâncias
- Professor vai trabalhar agora com um novo conceito, eqüidistâncias e propomos continuar o uso dos cabos de vassouras, que representam retas.
- Coloque um cabo de vassoura no meio da roda e trace um ponto no meio do cabo. Peça que um aluno meça as distâncias entre o ponto e os extremos do cabo, deverão perceber que o ponto possui as mesmas distâncias.


- Agora coloque dois cabos de vassouras cruzados entre si e marque um ponto com as mesmas distâncias entre os lados dos cabos. Os cabos agora representam duas retas concorrentes. Os alunos deverão que esse ponto eqüidista dos lados.



-Para finalizar, coloque três cabos de vassouras, sendo que um cabo estará no meio da distância entre os outros dois. Os alunos deverão observar que este cabo é eqüidistante entre os outros dois.



Professor retorne para a sala de aula e proponha uma atividade, onde os alunos receberão folhas e farão um resumo dos conteúdos aplicados na aula externa em forma de livrinho de história.

Recursos Complementares

Professor, para trabalharmos com as transformações isométricas, sugerimos os recursos do software gratuito Geogebra.
http://www.geogebra.org/cms/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=71&Itemid=55

Avaliação

Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:


• O aluno soube conceituar e diferenciar distância e eqüidistância?
• Soube identificar, medir e representar distância entre dois pontos, entre ponto e reta e entre duas retas paralelas?

Opinión de quien visitó

Quatro estrelas 2 calificaciones

  • Cinco estrelas 1/2 - 50%
  • Quatro estrelas 1/2 - 50%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Opiniones

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.