30/10/2009
Maria de Fátima Galvão
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Matemática | Espaço e forma |
Identificar e representar as regiões do círculo.
Circunferências e seus elementos, posição relativa entre circunferências.
Professor sugere-se iniciar a aula com as imagens de uma circunferência e de um círculo. Pode-se questionar com os alunos, qual a diferença entre as duas imagens observadas? Com as respostas deles, dar-se a definição de circunferência, como uma forma que limita uma região do plano (seria o traçado), ao conjunto dos pontos da circunferência (traçado) e mais os pontos internos, constitui-se o círculo.
Professor prosseguindo, recorde os elementos da circunferência que são: o centro, o diâmetro, a corda e o arco e a semicircunferência FIG.2. Elementos da circunferência. Chame a atenção dos alunos para que os estes elementos circunferência, estarão determinando as regiões do círculo.
Professor na figura 3 está representado às regiões do círculo. Procure solicitar a participação dos alunos na identificação dos elementos da circunferência, que determinarão cada região do círculo. Começaremos com o Semicírculo. Os alunos deverão perceber que o diâmetro e uma semicircunferência, determinam esta região.
Procure trabalhar com os alunos, todas as outras regiões do círculo (Segmento circular, Faixa circular, Setor circular, Coroa circular e o Trapézio circular) da figura 3, da mesma forma, com a participação e identificação dos elementos da circunferência.
Atividade Prática
Na sala de aula, peça para os alunos juntarem algumas carteiras, para montarem uma área de trabalho maior. Será necessário, dividir a turma em grupos e distribuir papel em folhas grandes, tipo pardo, e orientar os alunos para a seguinte da tarefa:
• Será dado um croqui em papel formato A4 com alguns desenhos e será proposta a criação de uma pista de corrida.
• Na Fig.4 temos a representação de duas peças, que deverão ser identificadas. Poderá ser desenhada em tamanho real, usando as peças livremente, variar posição e medidas.
• Os melhores projetos serão avaliados pelos próprios alunos e será proposta uma exposição com a maquete do projeto vencedor.
Professor, para trabalharmos com as transformações isométricas, sugerimos os recursos do software gratuito Geogebra.
http://www.geogebra.org/cms/index.php?option=com_content&task=blogcategory&id=71&Itemid=55
Professor, mediante os procedimentos e participação dos alunos, nas atividades, os indicadores para a avaliação poderão ser:
• O aluno soube identificar circunferência e círculo?
• O aluno soube representar os elementos da circunferência e as regiões do círculo?
Cinco estrelas 1 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
13/03/2011
Cinco estrelasadorei a aula